Guarda Municipal renovou a frota com 12 veículos, bombeiros com 5 e Defesa Civil com mais 4
Entrega das viaturas dos Bombeiros, Guarda Municipal e Defesa Civil ocorreu na Prefeitura de Campinas (Edu Fortes/AAN)
A Guarda Municipal (GM), o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil foram equipados com 21 novas viaturas. O maior número de veículos foi para a GM, que recebeu 12 viaturas para ampliar a área de atuação na segurança pública em Campinas.
Uma das novidades é a base comunitária móvel dotada de um sistema de monitoramento integrado à Central de Monitoramento de Campinas (Cimcamp). O veículo terá uma câmera de longo alcance que irá captar imagens em tempo real.
“A câmera pode vigiar grandes eventos. Posso colocar um telão do lado de fora da base e mostrar quem está sendo filmado, mas uma das grandes utilidades será em shows e eventos com grande concentração de pessoas, além de operações em bairros onde não há postos fixos da GM”, explicou o secretário de Segurança Luiz Augusto Baggio.
A van vem equipada com sala de operações e faz a transmissão de imagens para o Cimcamp por meio da tecnologia 3G ou wi-fi. Baggio contou que a base móvel também será usada para dar suporte aos servidores da Saúde e Assistência Social que abordam moradores de rua e usuários de crack.
A GM ganhou ainda uma picape cabine dupla com tração nas quatro rodas e guincho para atuar em áreas de difícil acesso, como os distritos de Sousas, Joaquim Egídio e Barão Geraldo.
“A maioria da frota é locada e a grande vantagem é que ela estará sempre nova e não é preciso contratar manutenção. Está embutido no custo do contrato de locação”, explicou o secretário. O valor mensal do aluguel é de R$ 146 mil.
Bombeiros
O governo do Estado entregou nesta sexta-feira (3), na mesma cerimônia, cinco novas viaturas para o 7 Grupamento dos Bombeiros. “São viaturas compradas pelo governo estadual, mas o contrato de manutenção e combustível é do Município”, disse Baggio.
A corporação passou a contar com dois novos autotanques (utilizados para o transporte de grandes estoques de água), uma unidade de suporte avançado para o resgate e atendimento médico de urgência; uma unidade de autocomando, utilizada em situações críticas como o resgate de uma vítima de acidente presa às ferragens, e uma unidade de resgate de ocorrências médicas.
Defesa Civil
A Prefeitura entregou ainda quatro novas viaturas à Defesa Civil. Uma delas é uma base de treinamento e atendimento à comunidade. “Ela é igual à usada pela GM, só que sem a câmera de vídeo”, explicou Baggio.
As outras três viaturas são usadas para o atendimento às emergências e vistorias preventivas a áreas de risco e preservação ambiental. “Fizemos a entrega de todas as viaturas em conjunto para mostrar a integração dos órgãos. Isso demonstra que existe uma interação do trabalho”, afirmou o secretário de Segurança.