CRIMINALIDADE

Segurança: gabinete inicia os trabalho na região

Dois meses após seu anúncio, grupo que irá traçar plano antiviolência promete definir ações

Érica Araium
13/05/2013 às 06:30.
Atualizado em 25/04/2022 às 16:24

Representantes do Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública da Região Metropolitana de Campinas (Gamesp), coordenado pelo secretário adjunto de Segurança Pública do Estado, Antonio Carlos da Ponte, voltarão a se reunir nesta segunda-feira (13), às 9h, na Prefeitura de Campinas, a portas fechadas, para discutir o combate à criminalidade na região.

De acordo com o secretário de Segurança Pública de Campinas, Luiz Augusto Baggio, esta será a primeira oportunidade — pouco mais de dois meses após o anúncio do grupo — em que os membros dos 19 municípios discutirão, efetivamente, medidas a serem adotadas. “Será uma reunião de trabalho, de discussão efetiva. O outro encontro teve um teor mais político, de conhecimento e aproximação”, afirmou Baggio, referindo-se à primeira reunião da Gamesp, em 8 de abril deste ano, somente 40 dias após a formalização do gabinete.

Segundo o secretário, entre as principais demandas do município estão a nomeação de mais delegados, a ampliação do efetivo da Polícia Civil, sobretudo o número de investigadores, e construção e início das operações da 2 Delegacia Seccional, a ser instalada na região do Ouro Verde.

“A decisão já foi tomada, o Estado já autorizou a convocação de funcionários públicos. Mas o processo de instalação demora a se concretizar. A localização do prédio da seccional continua sendo estudada e creio que, nesta reunião de segunda-feira, teremos novidades sobre esse assunto.”

Pauta

A pauta do segundo encontro da Gamesp, porém, soa generalista. Segundo Ester Viana, diretora-executiva da Agência Metropolitana de Campinas, autarquia estadual vinculada à Secretaria de Economia e Planejamento e responsável pela convocação das autoridades regionais, num primeiro momento, serão atualizados os indicadores regionais de criminalidade de abril.

“Depois serão discutidas questões que serão incluídas no plano regional de combate ao crime, pré-definidas pelos municípios no primeiro encontro e que contou com a participação de 32 representantes”, adiantou Ester.

A reportagem tentou contato com a Secretaria estadual de Segurança na última sexta-feira (10) e, também, neste final de semana, para saber quais seriam essas contribuições. A assessoria de imprensa alegou, contudo, que não poderia informar os itens que seriam discutidos pelo secretário adjunto.

Segundo informações da Agemcamp, no primeiro encontro da Gamesp, o secretário estadual da Segurança, Fernando Grella Vieira, assinou com a Prefeitura de Campinas a prorrogação de um convênio que permite ao município o acesso ao Infocrim (Registro Digital de Informações Criminais). “A questão da Infocrim deve voltar à pauta. Sobre o aumento do efetivo da polícia, a expectativa é de que o Estado traga respostas”, avaliou a diretora-executiva da Agemcamp.

Ações municipais

O secretário de Segurança de Campinas garantiu que a Administração municipal vem promovendo ações de combate à violência.

“Havia uma onda crescente de criminalidade no município e na região que tinha de ser interrompida, por isso discutimos a criação da Gamesp. Mas essa foi apenas uma das iniciativas da Prefeitura, que já realizou diversas operações. A Guarda Municipal, por exemplo, teve toda sua área de atividades reformulada. O efetivo está nas ruas.”

No início deste mês, a GM recebeu 12 novas viaturas e passou a contar com uma base comunitária móvel dotada de um sistema de monitoramento integrado à Cimcamp.

Na avaliação do secretário, entre março e abril, os índices criminais foram menores. Na última sexta-feira (10), o Estado entregou 884 viaturas para a Polícia Civil e 40 unidades para o Bombeiros. Para a região de Campinas serão repassadas quatro vans para o transporte de presos, 30 viaturas Cobalts e 14 Hilux.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por