ACESSO FACILITADO

Segunda via do IPTU 2024 pode ser emitida em portal da Prefeitura de Campinas

Contribuintes podem acessar site para tirar todas as dúvidas sobre o pagamento do tributo municipal

Da Redação
21/01/2024 às 10:15.
Atualizado em 21/01/2024 às 10:15
Segundo a Prefeitura, canais de comunicação disponibilizados à população têm o objetivo de deixar informações mais acessíveis ao contribuinte (Kamá Ribeiro)

Segundo a Prefeitura, canais de comunicação disponibilizados à população têm o objetivo de deixar informações mais acessíveis ao contribuinte (Kamá Ribeiro)

Os contribuintes de Campinas que ainda não receberam o carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2024 podem emitir a segunda via do imposto pelo site iptu.campinas.sp.gov.br. Neste ano, a distribuição, feita pelos Correios, começou no dia 2 de janeiro. São mais de 508,7 mil carnês. O vencimento da cota única e da primeira parcela para imóveis não residenciais é no próximo dia 25. Para terrenos e imóveis residenciais, o prazo é 9 de fevereiro. O pagamento à vista terá desconto de 5%. O imposto pode ser pago em até 11 parcelas.

Já quem aderiu à modalidade do IPTU Digital e for pagar à vista tem mais 1% de desconto, limitado a R$ 100,00. Neste caso, a adesão tem que ter sido feita até 1º de novembro de 2023.

No total, foram lançados 508.796 carnês. A grande maioria é para imóveis residenciais, que somam 320.644. Os não residenciais (verticais e horizontais) totalizam 35.739. Há, ainda, 5.132 mistos, 84.367 terrenos e 62.914 vagas de garagem.

A Secretaria de Finanças também inovou neste ano com o hotsite que traz todas as informações sobre o IPTU. Na página portal.campinas.sp.gov.br/sites/iptu-ano-corrente/informacoes-principais, os contribuintes podem acessar a segunda via do carnê, conferir as datas de vencimento e os descontos oferecidos, além de pedir revisão do impostos, entre outras questões.

entro do prazo de entrega dos carnês, mas os contribuintes que quiserem ver o valor do imposto deste ano ou já programar o pagamento podem acessar a segunda via. O procedimento é simples, basta ter o código cartográfico do imóvel”, explicou Carlos Alberto Maia, diretor do DRI (Departamento de Receitas Imobiliárias).

Sobre o hotsite, Maia explica que o objetivo é orientar os contribuintes e centralizar as informações em um único espaço. “Nós agrupamos as principais perguntas e publicamos as respostas. É mais fácil para o contribuinte, que tem as informações em uma única página”, concluiu

Além do hotsite, a Secretaria de Finanças também conta com outros canais de comunicação com o contribuinte: SAC - (19) 3755-6000, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e-mail – [email protected], pelo chat, no site da Secretaria de Finanças, ou ainda pelo chatbot, e pelo WhatsApp da Secretaria de Finanças (19) 99441-4730.

“Nosso objetivo é facilitar ao máximo a vida do contribuinte, para que ele não precise se deslocar para esclarecer alguma dúvida sobre o IPTU ou outros impostos e taxas”, disse Christian Donato, que está respondendo pelo DCCA (Departamento de Cobrança e Controle de Arrecadação).

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