PREVISÃO

Segunda frente fria do inverno começa hoje

Nebulosidade permanece até o fim de semana, quando está prevista temperatura mínima de 10°C

Eliane Santos/[email protected]
01/07/2025 às 12:11.
Atualizado em 01/07/2025 às 17:59
Embora não estejam descartadas pancadas de chuvas leves e isoladas a partir da tarde de hoje, a chance é maior na quinta-feira (Alessandro Torres)

Embora não estejam descartadas pancadas de chuvas leves e isoladas a partir da tarde de hoje, a chance é maior na quinta-feira (Alessandro Torres)

Após atingir temperaturas máximas entre 28°C e 29°C nos últimos dias, Campinas terá novamente uma frente fria a partir de hoje, a segunda desde o início do inverno. Segundo previsão do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), os termômetros não devem ultrapassar a casa dos 23°C, com mínima prevista para 15°C. A entrada do ar frio terá como aliada a presença de nebulosidade para deixar as temperaturas mais baixas.

Ontem o dia começou com o céu parcialmente nublado e com temperaturas em torno de 16°C na Região Metropolitana de Campinas (RMC). “A semana terá a influência de uma frente fria e da massa de ar de origem polar que a sucede – embora de forma mais tímida do que na semana passada. A expectativa de chuva é baixa, se concentrando principalmente na quinta-feira, e as temperaturas mínimas, embora devam cair, não devem atingir patamares tão baixos quanto na semana passada.”

A previsão é de ventos mais fortes também a partir de hoje, reforçando a sensação de frio. “A frente fria passa pelo litoral do Estado ao longo da terçafeira. Na região, a passagem da frente deverá ser percebida pelo aumento na intensidade dos ventos e pela entrada de um ar ligeiramente mais frio, que causará temperaturas em declínio gradual nos dias posteriores”, descreveu o Cepagri em seu em boletim. Também não está descartada a ocorrência de chuvas leves e isoladas a Segunda frente fria do inverno começa hoje.

A partir de quarta a previsão é de mais frio, com tendência de céu parcialmente nublado a nublado e temperaturas entre 13°C e 22°C, com ventos moderados a fortes ao longo do dia. A expectativa para a quinta-feira é de céu semelhante ao do dia anterior, temperaturas entre 12°C e 20°C, ventos moderados a fortes e possibilidade de chuvas leves ao longo do dia. A partir da sexta-feira, a nebulosidade diminui gradualmente e é possível que a amplitude térmica aumente. As mínimas deverão cair até o domingo, podendo chegar a 10°C, e máximas voltam a subir, embora não devam passar dos 24°C a 25°C até o final de semana.

ACOLHIMENTO

Entre os dias 16 e 22 de junho, a oitava semana da Operação Inverno 2025, realizada pela Prefeitura de Campinas, registrou 381 atendimentos à população em situação de rua, o menor volume desde o início da campanha, em 1º de maio. O número representa uma redução de aproximadamente 23% em relação à semana anterior, que teve 498 registros.

Com exceção das mulheres, a diminuição foi observada em todos os grupos: acolhimentos de homens caíram de 430 para 325, os de idosos diminuíram de 18 para 5, e os de pessoas LGBT+ passaram de 7 para 2. Já os acolhimentos de mulheres passaram de 43 para 49. 

Os dados são da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social. Segundo Vandecleya Moro, titular da Pasta, “mesmo com a redução pontual nos atendimentos, seguimos atentos às necessidades da população em situação de rua. A operação continua ativa e preparada para responder com agilidade sempre que houver aumento na demanda. Garantir acolhimento digno é um compromisso permanente da nossa gestão”

Na oitava semana, foram distribuídos 805 cobertores, totalizando 7.849 unidades entregues desde 1º de maio. A média semanal de distribuição está em 968 unidades, com pico registrado na quinta semana, quando foram entregues 1.251 cobertores. No Serviço de Atendimento ao Migrante, Itinerante e Mendicante (Samim) foram realizados 104 acolhimentos, número próximo ao da semana anterior, que teve 105. O total acumulado de abrigamentos no Samim alcançou 761, o que reforça a relevância do equipamento como estrutura de acolhimento emergencial durante o inverno.

A Operação Inverno é coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, com atuação das equipes do SOS Rua. A campanha segue até 30 de setembro, com o objetivo de garantir proteção à população em situação de vulnerabilidade durante os meses mais frios do ano.

Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por