INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Saúde inicia testes com IA para diminuir faltas em consultas e exames

Assistente virtual ‘Ana’ terá a função de contatar pacientes para confirmar o procedimento agendado

Da Redação
12/01/2024 às 08:53.
Atualizado em 12/01/2024 às 08:53

Confirmação será realizada por ligação telefônica (Divulgação/Freepik)

A Secretaria de Saúde de Campinas iniciou na quinta-feira (11) testes com Inteligência Artificial (IA) para diminuir as ausências em consultas e exames. Durante todo o mês de janeiro, a assistente virtual "Ana" vai ligar para o paciente e confirmar o procedimento agendado. Atualmente, cerca de 30% deixam de comparecer na data marcada. Segundo a Prefeitura, o objetivo com a nova ferramenta é “otimizar as consultas e vagas pra exames e facilitar o acesso ao paciente. Se houver, por exemplo, a redução da metade das faltas, que gira em torno de 25% a 30%, será possível acrescentar por volta de 130 mil consultas somente nesse mecanismo de ação".

Os testes vão acontecer até o final de janeiro, inicialmente apenas nas Policlínicas. Os resultados serão apresentados depois que forem analisados. Neste caso, a IA atua na reprodução de padrões de comportamento semelhantes ao humano por dispositivos e programas computacionais. O contato é feito no número telefônico registrado pelo morador no cadastro municipal.

A novidade por meio da plataforma digital, de acordo com a nota divulgada pela Prefeitura, vale para consultas médicas e exames. Se a resposta for negativa quando a IA ligar para confirmar o procedimento, a pessoa será orientada a comparecer ao Centro de Saúde para fazer o reagendamento. Além de diminuir as ausências, a ferramenta ainda vai otimizar as consultas e vagas para exames e facilitar o acesso do paciente.

SAÚDE DIGITAL

Outra aérea que vem sendo ampliada na cidade é a Saúde Digital. De março de 2023, quando houve a implementação do recurso, e a primeira quinzena de dezembro, foram realizados 18 mil atendimentos. De acordo com avaliação da Administração, os números demonstram o avanço para a consolidação do serviço de assistência médica on-line para atender à população e ainda ampliar a oferta e qualificação do SUS Municipal.

O total de atendimentos contempla duas modalidades, a teleconsulta, quando um paciente realiza consulta com um médico no conforto da própria residência ou do centro de saúde de referência, sem precisar encarar fila e esperas, e as teleinterconsultas, quando profissionais dos postos de saúde trocam informações e opiniões com especialistas de policlínicas e outros parceiros do município para otimizar a assistência em casos de cardiologia, cardiopediatria, endocrinologia, endocrinopediatria, gastroenterologia, proctologia, urologia.

Também há teleconsultas com o especialista em dermatologia, por meio de acordo com o Hospital PUC-Campinas. Já no caso dos pacientes, quase todos os casos de teleconsultas são avaliados por médicos do Hospital Dr. Mário Gatti. O serviço está disponível em todos os centros de saúde desde a última semana de julho. As dez unidades com maior número de atendimento foram: CS Barão Geraldo, CS Boa Vista, CS Costa e Silva, CS Jardim Esmeraldina, CS Sousas, CS Jardim Aurélia, CS Rosalia, CS Centro, CS São Bernardo e CS Taquaral.

A Secretaria de Saúde fez um levantamento em que constatou as principais demandas recebidas pelos centros de saúde ao longo de 2023. Entre elas, estão as infecções virais e bacterianas vias aéreas (gripe, sinusites, faringites, infecção pela covid-19), trato gastrointestinal (diarreias e vômitos) e vias urinárias, hipertensão arterial, exame médico geral, renovação de receitas e dor articular e muscular.

Do total de 10.032 teleconsultas, 376 pacientes foram encaminhados para um pronto-socorro. Na prática, esse resultado demonstra que somente 3,74% das consultas exigiram conversão para um atendimento desta forma. Profissionais de outras áreas, além das citadas, já fizeram algum atendimento remoto com os usuários, como da assistência social, odontologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional.

Pesquisa feita pelo Departamento de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital indicou o tempo médio de atendimento foi de 11,8 minutos. O serviço é bem avaliado pela população. Do acolhimento até a consulta, os usuários avaliaram, em média, com a nota 8,9 o serviço de Saúde Digital. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por