ESTRATÉGIA

Saúde fará mutirões contra a dengue em dias úteis

Força-tarefa continuará ocorrendo aos sábados, de maneira intercalada

Da Redação
27/03/2025 às 12:32.
Atualizado em 27/03/2025 às 13:52
Mutirão de amanhã reunirá 150 profissionais divididos em 14 equipes; agentes vão em busca de eliminar criadouros e orientar a população em nove bairros, como o Núcleo Residencial Gênesis (foto) (Rodrigo Zanotto)

Mutirão de amanhã reunirá 150 profissionais divididos em 14 equipes; agentes vão em busca de eliminar criadouros e orientar a população em nove bairros, como o Núcleo Residencial Gênesis (foto) (Rodrigo Zanotto)

Após a confirmação da segunda morte por dengue este ano em Campinas, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou mudanças no combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da doença. A partir de agora, os tradicionais mutirões também passam a ser realizados em dias úteis. Até então, eles ocorriam apenas aos sábados. A a cidade já contabiliza 10.395 casos positivos neste ano e registra três sorotipos em circulação (DENV-1, DENV-2e DENV-3).

O primeiro mutirão durante a semana será amanhã, sextafeira, das 8h às 17h, em nove bairros: Núcleo Residencial Gênesis, Núcleo Residencial Getúlio Vargas, Núcleo Residencial Parque Dom Bosco, Parque São Quirino, Jardim Santana, Vila Nogueira, Cafézinho, Jardim Nilópolis e Capadócia.

O objetivo é otimizar os trabalhos já que as equipes podem visitar mais imóveis em dias úteis para orientar moradores e eliminar criadouros do Aedes aegypti, vetor da doença”, esclareceu a Secretaria de Saúde em nota divulgada. Com a mudança da estratégia de combate, as ações serão intercaladas com mutirões aos sábados, das 8h às 12h, e em dias úteis. Estão previstas ainda a limpeza de bueiros e retirada de materiais descartados de forma inadequada para evitar a proliferação do mosquito que também pode transmitir outras arboviroses.

A segunda vítima fatal de dengue em Campinas deste ano é um homem de 65 anos, que tinha comorbidades, residente na área de abrangência do Centro de Saúde do Jardim Aurélia. Ele foi atendido na rede privada. O início dos sintomas foi em 9 de fevereiro e o óbito ocorreu no dia 20 do mesmo mês.

O MUTIRÃO

O trabalho na sexta-feira reunirá 150 profissionais de saúde, trabalhadores de Serviços Públicos, funcionários da empresa Impacto Controle de Pragas e integrantes do Comitê divididos em 14 equipes. Dois grupos iniciam as atividades com ponto de encontro às 8h no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Anhumas. Ele fica na Rua Dona Luísa de Gusmão, 2.200, no Jardim Madalena, nas proximidades da Vila Nogueira. Já outros 12 irão diretamente para os demais bairros: Núcleo Residencial Gênesis, Núcleo Residencial Getúlio Vargas, Núcleo Residencial Parque Dom Bosco, Parque São Quirino, Jardim Santana, Cafézinho, Jardim Nilópolis e Capadócia. O balanço total da ação de sexta será divulgado na segunda-feira, 31 de março.

Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo Correio PopularLogotipo Correio Popular
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por