LONGEVIDADE

Saúde Beneficência cria plano voltado para idosos

Na contramão do mercado, "Plano Vital" tem foco nas pessoas com mais de 60 anos; centro de atendimento para esse público foi inaugurado na sexta-feira

Da Redação
24/02/2024 às 09:52.
Atualizado em 24/02/2024 às 09:52
Inaugurado na sexta-feira, o Espaço Vital tem acessibilidade em todos os ambientes e conta com ampla estrutura para prestar atendimento multiprofissional aos usuários do plano de saúde (Rodrigo Zanotto)

Inaugurado na sexta-feira, o Espaço Vital tem acessibilidade em todos os ambientes e conta com ampla estrutura para prestar atendimento multiprofissional aos usuários do plano de saúde (Rodrigo Zanotto)

Com 209.267 idosos, Campinas, assim como todo o país, tem registrado um crescimento acelerado da população com mais de 60 anos. Diante disso, a equipe de especialistas da operadora Saúde Beneficência resolveu lançar o Plano Vital, focado no público mais longevo da população. Todos os usuários do novo plano serão atendidos em uma unidade que foi inaugurada na sexta-feira (23), o "Espaço Vital", localizado na Rua Tiradentes, 181, na Vila Itapura. O Plano Vital segue na contramão do mercado ao direcionar esforços para atender o público idoso. Ele tem valores considerados mais acessíveis, além do local específico para atendimento. 

"O ritmo do envelhecimento é um desafio diretamente relacionado aos desafios com a saúde desses idosos. É a fase da vida em que a prevenção e a atenção à saúde são mais requeridas", comenta o diretor de mercado do plano Saúde Beneficência, com sede em Campinas, Leandro Toledo. Ele acrescenta que, para o idoso, ter um plano de saúde é fundamental. "As famílias se preocupam com isso, porém ainda é considerado um artigo de luxo para a grande maioria", analisa.

O Plano Vital oferece serviços especializados a essa faixa etária e um projeto terapêutico que se concentra em pontos importantes para a saúde dos idosos. "O atendimento é centralizado, com foco em prevenção primária e promoção de saúde, além do acompanhamento por equipe multiprofissional com médico clínico e geriatra, enfermeira, fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga e terapeuta ocupacional. Vamos acolher o paciente em todos os seus âmbitos, focando em prevenção de patologias emocionais e orgânicas", diz Toledo. Após a adesão, o idoso é submetido a uma ampla avaliação de sua condição de saúde e passa a integrar um grupo detalhadamente monitorado pela equipe multidisciplinar. 

O foco do Plano Vital é trabalhar com prevenção primária e promoção de saúde junto ao público acima de 60 anos (Rodrigo Zanotto)

O foco do Plano Vital é trabalhar com prevenção primária e promoção de saúde junto ao público acima de 60 anos (Rodrigo Zanotto)

Toledo destaca que a atenção multiprofissional e integrada desta população é fundamental para alcançar melhores indicativos de saúde e qualidade de vida da população na terceira idade e na que está prestes a integrar esta faixa da população. Desta maneira, é possível prepará-los para conhecer e enfrentar o agravamento ou aparecimento de problemas decorrentes do processo de envelhecimento. Isso pode proporcionar a manutenção da funcionalidade, autonomia e até a diminuição da procura pelos recursos de saúde.

VOCAÇÃO QUE ESTÁ NO DNA

O diretor conta que o atendimento às pessoas da terceira idade está no que ele chama de "DNA do Saúde Beneficência". Isso porque uma parcela significativa da carteira de clientes do plano, quase 30%, é composta por pessoas a partir de 59 anos. "Nossa média é o dobro do mercado, que costuma ser menos de 15%. Sabemos que os idosos dão preferência na escolha do nosso plano de saúde pela confiança e tradição do Hospital Beneficência Portuguesa, nosso principal hospital de suporte, que completou 150 anos de história na cidade", revela o diretor de mercado.

Geralmente, as operadoras de saúde dificultam a admissão e a permanência dos assegurados com idade avançada nos seus contratos, pois é uma faixa etária que utiliza mais os serviços e os valores da mensalidade tornam-se fator de impedimento. Para Toledo, o segredo para equilibrar os custos está em também trabalhar com a medicina preventiva, com definição do plano terapêutico e o protocolo preventivo e de bem-estar personalizado para cada indivíduo. "Tendo mensalidade reduzida em relação aos planos do mercado, o Vital tem esse compromisso: oferecer um plano completo e atender uma parcela maior de idosos."

Inaugurado na sexta-feira, o Espaço Vital tem acessibilidade em todos os ambientes e conta com cinco consultórios para atendimentos médicos, recepção com dois postos de atendimento, duas salas de espera com atendimento, dois banheiros, espaço para a realização de atividades em grupo e para atendimento de fisioterapia, além de salas administrativas.

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