ALIMENTAÇÃO CORPORATIVA

Sapore reduz impacto ambiental a partir do uso consciente do plástico

Multinacional do segmento de restaurante corporativo investe R$ 2,5 milhões na substituição de copos descartáveis por reutilizáveis em suas unidades

Edimarcio A. Monteiro/edimarcio.augusto@rac.com.br
10/08/2024 às 09:35.
Atualizado em 10/08/2024 às 09:35

Multinacional brasileira sediada em Campinas adota diversas estratégias para reduzir o impacto ambiental de suas atividades, controlando os efluentes e a geração de resíduos, além de realizar reciclagem de materiais; Sapore oferece refeições produzidas com alimentos orgânicos, livres de produtos agrotóxicos e cultivados de forma natural (Divulgação Sapore)

A Sapore, multinacional brasileira do segmento de restaurante corporativo, está investindo R$ 2,5 milhões na substituição de copos plásticos por reutilizáveis em suas unidades. A troca foi iniciada em março passado e a empresa, sediada em Campinas, já realizou a substituição em 44% de suas 1,5 mil unidades no país. A meta é fechar 2024 com a redução de 190 toneladas de lixo reciclável. Em Campinas e região, a troca foi feita em metade das 50 operações da empresa na cidade, passando a ser utilizados 11.328 copos reutilizáveis. Com o uso de utensílios de policarbonato e de polipropileno, com durabilidade de cinco anos, deixarão de ser utilizados em torno de 16 milhões de copos descartáveis por ano nos restaurantes operados por ela nas empresas. Empilhados, eles equivalem a quase 40 mil Cristos Redentores, o símbolo turístico mais famoso do Brasil, considerando que cada um tem 9,3 centímetros de altura.

“A problemática do descarte inadequado de resíduos plásticos é uma questão global que impacta negativamente o meio ambiente e a qualidade de vida de todos nós. Ser ESG precisa estar nas atitudes e não somente no discurso” explicou Edna Correia, auditora interna da Sapore e especialista em ESG, sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa. 

“Por isso, a empresa está investindo cada vez mais na redução do seu impacto ambiental e fazendo o uso consciente do plástico. Todos ganham, nós pessoas, as empresas e o meio ambiente”, completou. 

A multinacional fornece aproximadamente 1,3 milhão de refeições por dia em suas unidades operacionais, instaladas em empresas de 22 estados brasileiros e do Distrito Federal, além da Colômbia. “Os benefícios da substituição de utensílios descartáveis por retornáveis são muitos para o meio ambiente e, consequentemente, para nos”, afirmou a diretora-executiva de Operações da Sapore, Vanessa Veloso. O plástico, um dos grandes vilões da poluição ambiental, leva de 400 a 450 anos para se decompor, sendo um dos vilões da poluição ambiental atualmente.

O material que deixará de ser descartado a cada ano é equivalente a 432 vezes o produzido anualmente por quatro municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Ao todo, 31 mil toneladas de plástico são descartadas anualmente nos aterros sanitários por Sumaré, Hortolândia, Nova Odessa e Santa Bárbara d'Oeste, de acordo com balanço divulgado no final do mês passado pelo Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas (Consimares). 

PROBLEMAS 

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), o país atingiu 25,6% de reciclagem de plástico pós-consumo em 2022, dado mais recente disponível. O descarte irregular de plástico gera um problema grave para o meio ambiente. Um relatório divulgado pelo Fórum Econômico Mundial e Fundação Ellen MacArthur destacou que pesquisas indicam que há mais de 150 milhões de toneladas de plásticos nos oceanos hoje. A estimativa é a existência de 1 tonelada desse material para cada 3 toneladas de peixe, mas, se nada for feito para mudar esse quadro, a projeção é que a quantidade de lixo superará a dos animais até 2050. 

Segundo com a Sapore, a troca dos copos descartáveis por reutilizáveis também resulta na redução de emissão de gases de efeito estufa, principal causa do aquecimento global. Além disso, há economia de recursos naturais, como água e energia elétrica, usados na produção dos itens de uso único. Com a iniciativa, a empresa espera amenizar o impacto ambiental e também incentivar clientes e população a um consumo cada vez mais consciente, refletido em ações mais focadas em sustentabilidade. 

A multinacional está destinando os recursos para a compra de copos reutilizáveis, caixas monoblocos e carros seca-copos, desenvolvidos pelo time de inteligência operacional da empresa e fornecedores para garantir ergonomia, qualidade e fluxo operacional. A companhia emprega aproximadamente 18 mil colaboradores em suas unidades, desde o food service (serviço de alimentação) até a solução integrada de facilities (prestação de serviços). Ela atende clientes de diversos setores, como educação, saúde, bases remotas, eventos, varejo e corporativo. 

OUTRAS AÇÕES 

A substituição dos copos é a mais recente ação de ESG da Sapore. Desde 2021, os potes de sopa e sobremesas também deixaram de ser descartáveis. De acordo com a empresa, essa troca reduziu em aproximadamente 180 toneladas os resíduos plásticos gerados. Ela implantou medidas em outras áreas. A empresa concentrou ainda várias atividades em centros de processamento, como a higienização de legumes e folhas, o que resultou em uma redução de 35% no consumo de água e economia de 25% no de energia elétrica. 

As centrais de processamento também reduzem em até 99% o risco de intoxicação alimentar, por não haver manuseio de matéria-prima nos locais nos quais as refeições são servidas. Outra iniciativa foi a implantação do processamento do lixo fora dos restaurantes, o que diminuiu em 30% o volume em cada unidade. 

Na gestão do impactos ambientais, a Sapore atua buscando controlar efluentes, geração de resíduos e a reciclagem dos materiais. Ela oferece refeições produzidas com alimentos orgânicos, livres de produtos agrotóxicos e cultivados de forma natural. De acordo com a empresa, a medida é voltada a garantir o bem-estar dos consumidores e do meio ambiente. Em 2019, foi criado o projeto “Da horta para a mesa”, com a implantação da primeira horta 100% orgânica para abastecer os restaurantes de uma siderúrgica em Ouro Branco (MG). 

Em outro cliente da multinacional em Salesópolis (SP), uma fabricante de papel e celulose, a Sapore implantou em fevereiro de 2021 uma parceria com a Cooperativa de Agricultura Mista do Alto Tietê (Camat) para oferecer produtos orgânicos nas refeições. Segundo a empresa, são oferecidos 15 itens, que representam quase 38% de tudo o que usado no restaurante. Além disso, os produtores são orientados sobre o processo de higienização dos alimentos, como devem ser embalados e também sobrE a logística de entrega e preparação da documentação fiscal. 

A multinacional tem programas para atuar na qualidade de vida dos funcionários e da sociedade, promovendo anualmente campanhas sociais para incentivar e conscientizar o público interno e externo a desenvolver novos hábitos. Um deles é o Chef Aprendiz, que reúne jovens, de 17 a 24 anos, que vivenciam aulas teóricas e práticas de gastronomia e autodesenvolvimento para preparação ao mercado de trabalho. Há mais de 15 anos, trabalha em parceria com o evento Teleton, a maratona televisiva da emissora SBT para mobilizar a sociedade em prol da causa da pessoa com deficiência física. 

A Sapore promove a produção de livros humanísticos de fine art, de portal com vídeos e de uma série de palestras educativas em escolas. O objetivo é resgatar o patrimônio histórico-cultural de povos tradicionais a partir das memórias e identidades contidas em sua culinária. O trabalho envolve desde os processos de plantio, obtenção e trato dos ingredientes até o preparo e os costumes à mesa. 

Os colaboradores da empresa incluem pessoas de várias gerações, de jovens a idosos, com as mulheres representando 74% do total. A Sapore assumiu o compromisso de incluir pessoas com deficiência e reabilitadas no quadro de funcionários. Para isso, investe em tecnologias que ampliam a acessibilidade e que facilitam as atividades do dia a dia, tornando a rotina mais confortável e segura.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por