SANEAMENTO BÁSICO

Sanasa visa parceria com Rio Claro em gestão de água

Na segunda-feira, foi assinado memorando para troca de informações entre as cidades

Da Redação
30/08/2022 às 12:27.
Atualizado em 30/08/2022 às 12:27
Na assinatura do Memorando estavam os prefeitos Dário e Gustavo Perissinotto, de Rio Claro, além do presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães (Prefeitura Municipal de Campinas)

Na assinatura do Memorando estavam os prefeitos Dário e Gustavo Perissinotto, de Rio Claro, além do presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães (Prefeitura Municipal de Campinas)

A Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A (Sanasa) assinou na segunda-feira (29) no Gabinete do Prefeito Dário Saadi (Republicanos) um Memorando de Entendimentos com o município de Rio Claro para a troca de informações e detalhes técnicos, visando à possibilidade de uma parceria futura que contemple a evolução dos serviços de saneamento ao município, que fica distante 95 quilômetros de Campinas. 

Pelo memorando, a empresa amplia as possibilidades de atuação. "O Marco Regulatório traz um novo momento para as empresas do setor. Esses entendimentos iniciais são muito importantes e, uma cidade do tamanho de Rio Claro, pode ter benefícios em somar o reconhecido corpo técnico da Sanasa com a sua prestigiada equipe e, no que depender de Campinas, todo o esforço será feito para caminharmos juntos", destacou Dário. 

Para o prefeito de Rio Claro, Gustavo Ramos Perissinotto (PSD), a intenção do memorando é o de aprofundar o entendimento com a Sanasa para parceria em uma futura gestão de água da cidade.

"Rio Claro fez a primeira parceria público-privada do país, concedendo o esgoto do município em 2006. Vamos aprofundar o entendimento com a Sanasa, para que, futuramente, possamos ser parceiros na gestão da água de Rio Claro, transformando o Departamento de Água da cidade em empresa pública, tendo a Sanasa, que é uma referência no saneamento no Brasil, como parceira estratégica e sócia minoritária. Poderemos ter algo pioneiro do Brasil e nos tornar também uma referência de modelo para os municípios brasileiros", disse.

Pelo Novo Marco Legal, as cidades brasileiras têm até 2033 para alcançar a universalização do saneamento básico, que prevê o atendimento de 99% da população com água e 90% de coleta de esgoto até 2033. "O Novo Marco do Saneamento já permite que empresas, como a Sanasa, possam discutir a prestação regionalizada de serviços", destacou Manuelito Magalhães, presidente da Sanasa.

Para ele, a assinatura do memorando serve aos planos da empresa de exportar experiência e tecnologia a outros municípios. "Somar a expertise da Sanasa e do corpo técnico de Rio Claro para a evolução dos serviços de saneamento da cidade é um dos caminhos possíveis com o Novo Marco Legal. A Sanasa pode e deve contribuir para que outros municípios atinjam a universalização dos serviços", complementa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por