Sede da Sanasa, em Campinas: empresa tem recebido diversos prêmios pela qualidade dos serviços prestados à população (Rodrigo Zanotto)
A Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa), de Campinas, foi o grande destaque no ranking das 10 melhores prestadoras de serviços do setor entre os municípios associados à Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares-PCJ). A empresa foi ó único prestador a atingir a nota 5,4, considerado o conceito máximo de certificação, ficando à frente até mesmo de empresas privadas.
O ranking é formado pelas concessionárias de Campinas, Jundiaí, Araçoiaba da Serra, Indaiatuba, Araraquara, Piracicaba, Itu, Ribeirão Preto, Limeira e Paraibuna. A premiação dos dez primeiros classificados será no dia 1º de fevereiro de 2023. De acordo com a assessoria de imprensa da Sanasa, a classificação é resultado da certificação de 34 prestadores de serviços em função da qualidade das informações obtidas nos eixos "confiança e exatidão". A iniciativa integra a metodologia 'Acertar'.
Para o presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior, esta classificação mostra que a empresa está no caminho certo em seus objetivos de aprimorar cada vez mais a transparência e exatidão de suas informações. "Para nós, esta classificação é o reconhecimento da transparência e confiabilidade das informações que a empresa fornece ao órgão regulador", destacou Manuelito.
Metodologia
Segundo a Ares-PCJ, a metodologia 'Acertar' "foi elaborada para permitir procedimentos padronizados de auditoria e certificação de informações do Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS), com o propósito de aprimorar os processos de gestão das informações dos prestadores de serviços de saneamento". Ainda de acordo com a Ares-PCJ, a metodologia confere maior confiança no uso de indicadores de desempenho, com impacto relevante no setor de saneamento nacional, trazendo mais profissionalismo e estruturação dos processos.
O 'Acertar' é uma iniciativa desenvolvida pelas Agências Reguladoras em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar) e Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), no âmbito do Programa de Desenvolvimento do Setor Água (Interáguas) e instituída pela Portaria Federal nº 719, de 12 de dezembro de 2018. Os relatórios de certificação foram encaminhados ao MDR e também estão disponíveis no site da Agência, no link https://www.arespcj.com.br/conteudo/relatoriosacertar.
Os 34 relatórios de certificação foram encaminhados ao Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) e também estão disponíveis no site da ARES-PCJ, no endereço https://www.arespcj.com.br/. O critério para a elaboração do ranking foi a utilização da nota média da qualidade das informações obtidas nos eixos confiança/exatidão. A metodologia 'Acertar' foi elaborada para permitir procedimentos padronizados de Auditoria e Certificação de informações do Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS), para aprimorar os processos de gestão das informações dos prestadores de serviços de saneamento.
Outros prêmios
Em novembro deste ano, a Sanasa também se tornou a primeira empresa de saneamento do Brasil certificada no Programa Jornada de Excelência Nível I ESG (Ambiental, Social e Governança), promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). A empresa também foi uma das finalistas do PNQS -, Ciclo 2022, Nível I. O Programa Jornada de Excelência foi apresentado pelo gerente de Gestão da Qualidade e Relações Técnicas, Alessandro Tetzner, em Campo Grande.
O programa Jornada de Excelência foi conduzido na Sanasa pelos instrutores da ABES com base no Modelo de Excelência em Gestão do Saneamento Ambiental. A partir do diagnóstico inicial, efetuado em junho com a participação ativa dos empregados, foram definidos dois projetos chaves: Administração de Estratégias e Administração de Pessoas.
Na época, o presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior, disse que a certificação representava muito mais do que um mérito, mas principalmente o engajamento dos funcionários da empresa. "As pessoas precisam enxergar o seu papel e a sua contribuição no processo, e a metodologia aplicada no programa Jornada de Excelência permite a cada pessoa se enxergar nos processos, saber como ela contribui", concluiu.
A Jornada de Excelência tem, entre outros objetivos, o de ajudar as empresas de saneamento a avançar na melhoria da gestão da qualidade. O programa vem ganhando destaque nacionalmente no setor de saneamento ambiental. De acordo com o gerente de Gestão da Qualidade e Relações Técnicas da Sanasa, Alessandro Tetzner, entre os diferenciais que a Jornada de Excelência trouxe para a Sanasa está a possibilidade de extrair o máximo de potencial dos profissionais da empresa. "É a chance de entrarmos, de vez, para o rol das melhores empresas de saneamento, com foco nas ações ambientais, sustentáveis e de boa governança", ressaltou Tetzner.