PLANO CAMPINAS 2030

Sanasa inaugura novo reservatório que beneficiará 50 mil pessoas

Unidade está localizada no Jd. Monte Cristo e é a terceira das 20 que serão entregues até o final deste ano

Daniel Rocha/ [email protected]
12/04/2024 às 09:21.
Atualizado em 12/04/2024 às 09:21
O Jardim Monte Cristo recebeu na manhã de quinta-feira, dia 11, um novo reservatório de água com capacidade para armazenar 2,5 milhões de litros (Rodrigo Zanotto)

O Jardim Monte Cristo recebeu na manhã de quinta-feira, dia 11, um novo reservatório de água com capacidade para armazenar 2,5 milhões de litros (Rodrigo Zanotto)

O Jardim Monte Cristo recebeu na manhã de quinta-feira (11) um novo reservatório de água com capacidade para armazenar 2,5 milhões de litros. A construção custou R$4 milhões e beneficiará cerca de 50 mil moradores de toda a região, que conta também com os bairros Jardim Noêmia, Jardim Conceição, Loteamento Swiss Park, Jardim do Lago, Parque Oziel, Gleba B, Parque Residencial Carvalho Moura, Loteamento Parque das Águas e Residencial Maria Ignez.

Este é o terceiro reservatório inaugurado neste ano de um total de vinte que devem estar disponíveis à população campineira até o final de 2024 como parte do Plano Campinas 2030. Além dos reservatórios, o projeto contempla a troca de 450 km de rede de água através de sistemas não destrutivos, a ampliação de 111 km da rede de água e de 174 km da rede de esgoto, e a construção de mais 39 km de adutoras e subadutoras para reforçar a capacidade de abastecimento da cidade.

Campinas conta agora com 76 reservatórios de água que proveem doze horas de consumo aos moradores. Os vinte novos reservatórios, quando prontos, garantirão mais 54 milhões de litros d’água, aumentando a capacidade total de reservação para vinte horas de consumo, passando de 142 milhões de litros disponíveis antes das inaugurações dos reservatórios para 196 milhões de litros ao final de todas as entregas. Além do Monte Cristo, os reservatórios do Jardim Chapadão e do Nova Europa já foram entregues.

Com um teto fabricado em alumínio, o reservatório é todo feito em aço vitrificado, material extremamente resistente e que possui elevada vida útil, com baixa necessidade de manutenção preventiva. Além disso, ele permite uma montagem rápida e limpa, sem a necessidade de equipamento pesado e de repintura.

De acordo com o prefeito Dário Saadi (Republicanos), “uma cidade desenvolvida tem de ter água de qualidade, coleta e tratamento de esgoto e produção de água de reúso. Até o final do ano, os vinte reservatórios terão sido entregues, pois já estão (todos) em fase final de obras”.

O prefeito explica ainda que esta é uma das razões para Campinas ser considerada campeã de saneamnto entre as cidades com população acima de 500 mil habitantes. Considerando todas as cidades do Brasil,o município ficou em terceiro lugar, de acordo com o Instituto Trata Brasil (organização que visa promover o saneamento básico e a proteção dos recursos hídricos em todo o país).

PRESENTE E FUTURO

O presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Junior, esclarece que, ao final das entregas, Campinas terá ampliado em cerca de 40% a sua capacidade de armazenar água potável tratada para distribuir à população.

“Estamos dobrando a capacidade de reservação aqui da região do Jardim Monte Cristo, pois o antigo reservatório também já comporta 2,5 milhões de litros d’água. O novo, feito em aço vitrificado, demanda menos manutenção ao longo de sua vida útil, que é de, pelo menos, cinquenta anos se as manutenções forem realizadas em dia.”

Para além dos reservatórios, o presidente da Sanasa explica ainda que é “muito importante reduzir a perda de água na rede, pois, desse modo, a gente tira menos águas dos rios e usa menos produtos químicos, porque a água que a gente perde já é tratada. Além disso, pra reforçarmos ainda mais o abastecimento, nós vamos conceber um novo ponto de captação de água no Rio Jaguari, a fim de preparar a cidade para estes novos tempos de mudanças climáticas. O projeto ainda está em fase de estudos e acontece em consonância com a construção da Barragem Pedreira.” 

MUDANÇAS

A presidente da Associação de Moradores do Jardim Monte Cristo, Maria das Graças Silva Meireles, também conhecida como Graça, que mora há 28 anos no bairro, diz que muita coisa mudou de lá para cá e que o reservatório é uma grande conquista. “Eu estou aqui desde que tudo era terra, quando a água chegava em caminhões-pipa. As famílias deixavam um balde ou uma caixa d’água para serem cheios toda segunda-feira. Muita coisa mudou, e agora, com esse reservatório, nós estamos no céu."

Mesmo contente com a conquista, Maria das Graças fez questão de mostrar consciência ambiental ao dizer que mesmo com bastante água disponível e reservada não pode desperdiçá-la.

PARTICIPAÇÃO FEMININA

Durante o evento de inauguração, Dário destacou ainda a importância da participação das mulheres na construção destes novos reservatórios, em especial das engenheiras que trabalham na Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa).

“Só vejo mulheres engenheiras tocando as obras. São elas que estão ali no dia a dia, fazendo fiscalizações e acompanhamento do trabalho de equipes formadas majoritariamente por homens”, ressalta o prefeito.

O presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Junior, diz estimar o trabalho das mulheres e completou argumentando que “elas são organizadas, atentas, firmes e têm outra qualidade que eu acho importante: um olhar mais humano sobre o trabalho e sobre o resultado dele”.

Nessa linha de frente atual são quatro as engenheiras da companhia, porém, dentro do processo como um todo, em áreas como planejamento, financiamento e gestão de contrato, por exemplo, são mais de quinze. As empreiteiras que executam as obras também contam com a participação de outras nove mulheres, entre engenheiras e trabalhadoras da área administrativa.

NOVOS RESERVATÓRIOS

Além do Jardim Chapadão, do Jardim Nova Europa e do Jardim Monte Cristo, as outras localidades que receberão novos reservatórios são Conceição, DIC V, Jambeiro, Paranapanema, Ponte Preta, Santa Therezinha, Sousas e Taquaral, com uma unidade cada. O Campo Grande, o Profilurb e a PUCC receberão dois reservatórios cada e o Real Parque receberá três.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por