OS 95 ANOS DO JORNAL

Sanasa encerra com chave de ouro exposição do Correio

Inauguração da última fase da mostra contou com a presença do prefeito Dário

Rodrigo Piomonte
02/09/2022 às 08:52.
Atualizado em 02/09/2022 às 08:52

Prefeito Dário Saadi discursa na inauguração da mostra itinerante do Correio Popular, que reúne capas históricas do jornal, cobrindo mais de nove décadas de jornalismo da empresa fundada em 4 de setembro de 1927 (Gustavo Tilio)

Após passar por diversas entidades, desde o início deste ano, como a Academia Campinense de Letras (ACL), Unicamp e clube Círculo Militar, chegou a vez da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa) recepcionar a exposição 'Correio 95 anos', que apresenta capas históricas do jornal em comemoração às mais de nove décadas da empresa jornalística na cidade, fundada em 4 de setembro de 1927. 

Em uma cerimônia que contou com a presença de autoridades e do prefeito Dário Saadi (Republicanos), foi inaugurada a última fase da mostra que apresenta a trajetória do jornal Correio Popular, em Campinas. A escolha da Sanasa para receber a exposição coincide também com as comemorações dos 48 anos da empresa responsável pelo abastecimento de água, coleta e tratamento do esgoto doméstico no município.

A mostra destaca fatos importantes e impactantes da memória da cidade e revela uma oportunidade única de desfrutar de uma verdadeira viagem no tempo a partir da experiência de relembrar situações como as mudanças na língua portuguesa e os avanços tecnológicos ocorridos durante a trajetória das mais de nove décadas do Correio. Dentre as dezenas de capas expostas, uma de 1930 chama a atenção sob o título "Alemanha deflagrou a guerra na Europa". A exposição itinerante percorreu diversos locais importantes, como a Academia Campinense de Letras, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) a sede da Ordem dos Advogados do Brasil entre outras.

Na abertura do evento, o presidente-executivo do Correio Popular, Ítalo Hamilton Barioni, destacou a importância da mostra ser encerrada com uma exposição na sede da Sanasa. "Eu reputo à Sanasa como uma das maiores e melhores empresas de Campinas. Não como uma empresa pública, mas como uma empresa constituída. Porque as marcas da Sanasa, os seus resultados, o seu trabalho de excelência em uma área tão técnica, enche qualquer campineiro de orgulho. Estar aqui aliado então nesta última exposição itinerante do jornal nos 95 anos, é encerrar com muito entusiasmo e satisfação. Agradeço imensamente ao presidente Manuelito e a todos os funcionários", disse Barioni.

O presidente da Sanasa, Manuelito Pereira Magalhães Júnior, retribuiu a gentileza ao comentar sobre os 48 anos da Sanasa também comemorados esta semana. "É motivo de muita alegria para a Sanasa receber a exposição itinerante do Correio na semana em que a empresa comemora 48 anos", disse.

Manuelito destacou a parceria entre o jornal e a empresa a partir do prêmio RAC Sanasa, que este ano chega a sua 17ª edição. "Essa parceria com o Correio Popular é um marco. Nós começamos há 16 anos. Uma época que ninguém falava em sustentabilidade, nós já tínhamos essa visão de enxergar as iniciativas que contribuem com o desenvolvimento da sociedade respeitando o meio ambiente. As duas empresas trabalham com itens básicos para a população, o saneamento e a informação", disse.

Dário Saadi, Manuelito Magalhães, Ítalo Hamilton Barioni e Aline de Oliveira Rodrigues (Gustavo Tilio)

O prefeito Dário Saadi destacou a importância da presença de um órgão de imprensa da cidade em um mundo tão globalizado. "Além de cobrir os acontecimentos da cidade o jornal está presente acompanhando o desenvolvimento de toda a Região Metropolitana de Campinas", disse.

Dário lembrou também do novo marco regulatório do saneamento que permite que a Sanasa leve sua experiência no saneamento básico para além das fronteiras da cidade. "A Sanasa possui números fantásticos. É uma referência na área em que atua. E é motivo de muito orgulho para a cidade termos a 

Sanasa e o Correio Popular comemorando décadas de serviços prestados para a população de Campinas", disse.

O historiador e escritor Jorge Alves de Lima, presidente da ACL e membro do Conselho Editorial do Correio Popular, e o historiador Antonio Boscolo foram os responsáveis pela escolha da maioria das capas históricas expostas na mostra. 

Parte das capas integra o livro que conta uma passagem dos 90 anos do jornal "O Sonho do Exílio de Álvaro Ribeiro", que foi para Portugal após comandar a oposição ao governo do presidente Arthur Bernardes durante a revolta de 1924.

Para Jorge, as capas da exposição são impactantes e "que emocionam até hoje ao revê-las". Uma capa destacada por ele é a do dia 15 de junho de 1940, que exibe a manchete: "Paris cahiu (na ortografia da época, havia h no verbo cair)", informando a ocupação da capital francesa pelos nazistas. A capa também foi destacada pelo presidente da Sanasa. 

O historiador na noite de ontem presenteou a Secretaria Municipal de Educação, na figura do secretário Tadeu Jorge, com 500 exemplares do livro de crônicas, "Lições de Vida" de sua autoria. O livro será distribuído nas escolas municipais de Campinas.

A exposição ainda apresenta ao público outras capas históricas como a primeira manchete do jornal, na edição de 4 de setembro de 1927: "Os precursores da imprensa em Campinas".

Há também capas sobre a eclosão da Segunda Guerra Mundial, em 1939; o desabamento do Cine Rink, em 1951; a morte do piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna, em 1994; e os ataques terroristas às Torres Gêmeas e ao Pentágono nos Estados Unidos, em 2001.

A mostra permanece na Sanasa no próximo mês, mas as comemorações dos 95 anos do Correio Popular ainda presentearão à cidade. Uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Campinas, no próximo domingo, às 18h, na Concha Acústica da Lagoa do Taquaral, finaliza as comemorações. A entrada será gratuita.

Visitantes apreciam capas do Correio Popular na mostra inaugurada ontem na Sanasa (Gustavo Tilio)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por