OS 95 ANOS DO JORNAL

Sanasa encerra com chave de ouro exposição do Correio

Inauguração da última fase da mostra contou com a presença do prefeito Dário

Rodrigo Piomonte
02/09/2022 às 08:52.
Atualizado em 02/09/2022 às 08:52
Prefeito Dário Saadi discursa na inauguração da mostra itinerante do Correio Popular, que reúne capas históricas do jornal, cobrindo mais de nove décadas de jornalismo da empresa fundada em 4 de setembro de 1927 (Gustavo Tilio)

Prefeito Dário Saadi discursa na inauguração da mostra itinerante do Correio Popular, que reúne capas históricas do jornal, cobrindo mais de nove décadas de jornalismo da empresa fundada em 4 de setembro de 1927 (Gustavo Tilio)

Após passar por diversas entidades, desde o início deste ano, como a Academia Campinense de Letras (ACL), Unicamp e clube Círculo Militar, chegou a vez da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa) recepcionar a exposição 'Correio 95 anos', que apresenta capas históricas do jornal em comemoração às mais de nove décadas da empresa jornalística na cidade, fundada em 4 de setembro de 1927. 

Em uma cerimônia que contou com a presença de autoridades e do prefeito Dário Saadi (Republicanos), foi inaugurada a última fase da mostra que apresenta a trajetória do jornal Correio Popular, em Campinas. A escolha da Sanasa para receber a exposição coincide também com as comemorações dos 48 anos da empresa responsável pelo abastecimento de água, coleta e tratamento do esgoto doméstico no município.

A mostra destaca fatos importantes e impactantes da memória da cidade e revela uma oportunidade única de desfrutar de uma verdadeira viagem no tempo a partir da experiência de relembrar situações como as mudanças na língua portuguesa e os avanços tecnológicos ocorridos durante a trajetória das mais de nove décadas do Correio. Dentre as dezenas de capas expostas, uma de 1930 chama a atenção sob o título "Alemanha deflagrou a guerra na Europa". A exposição itinerante percorreu diversos locais importantes, como a Academia Campinense de Letras, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) a sede da Ordem dos Advogados do Brasil entre outras.

Na abertura do evento, o presidente-executivo do Correio Popular, Ítalo Hamilton Barioni, destacou a importância da mostra ser encerrada com uma exposição na sede da Sanasa. "Eu reputo à Sanasa como uma das maiores e melhores empresas de Campinas. Não como uma empresa pública, mas como uma empresa constituída. Porque as marcas da Sanasa, os seus resultados, o seu trabalho de excelência em uma área tão técnica, enche qualquer campineiro de orgulho. Estar aqui aliado então nesta última exposição itinerante do jornal nos 95 anos, é encerrar com muito entusiasmo e satisfação. Agradeço imensamente ao presidente Manuelito e a todos os funcionários", disse Barioni.

O presidente da Sanasa, Manuelito Pereira Magalhães Júnior, retribuiu a gentileza ao comentar sobre os 48 anos da Sanasa também comemorados esta semana. "É motivo de muita alegria para a Sanasa receber a exposição itinerante do Correio na semana em que a empresa comemora 48 anos", disse.

Manuelito destacou a parceria entre o jornal e a empresa a partir do prêmio RAC Sanasa, que este ano chega a sua 17ª edição. "Essa parceria com o Correio Popular é um marco. Nós começamos há 16 anos. Uma época que ninguém falava em sustentabilidade, nós já tínhamos essa visão de enxergar as iniciativas que contribuem com o desenvolvimento da sociedade respeitando o meio ambiente. As duas empresas trabalham com itens básicos para a população, o saneamento e a informação", disse.

Dário Saadi, Manuelito Magalhães, Ítalo Hamilton Barioni e Aline de Oliveira Rodrigues (Gustavo Tilio)

Dário Saadi, Manuelito Magalhães, Ítalo Hamilton Barioni e Aline de Oliveira Rodrigues (Gustavo Tilio)

O prefeito Dário Saadi destacou a importância da presença de um órgão de imprensa da cidade em um mundo tão globalizado. "Além de cobrir os acontecimentos da cidade o jornal está presente acompanhando o desenvolvimento de toda a Região Metropolitana de Campinas", disse.

Dário lembrou também do novo marco regulatório do saneamento que permite que a Sanasa leve sua experiência no saneamento básico para além das fronteiras da cidade. "A Sanasa possui números fantásticos. É uma referência na área em que atua. E é motivo de muito orgulho para a cidade termos a 

Sanasa e o Correio Popular comemorando décadas de serviços prestados para a população de Campinas", disse.

O historiador e escritor Jorge Alves de Lima, presidente da ACL e membro do Conselho Editorial do Correio Popular, e o historiador Antonio Boscolo foram os responsáveis pela escolha da maioria das capas históricas expostas na mostra. 

Parte das capas integra o livro que conta uma passagem dos 90 anos do jornal "O Sonho do Exílio de Álvaro Ribeiro", que foi para Portugal após comandar a oposição ao governo do presidente Arthur Bernardes durante a revolta de 1924.

Para Jorge, as capas da exposição são impactantes e "que emocionam até hoje ao revê-las". Uma capa destacada por ele é a do dia 15 de junho de 1940, que exibe a manchete: "Paris cahiu (na ortografia da época, havia h no verbo cair)", informando a ocupação da capital francesa pelos nazistas. A capa também foi destacada pelo presidente da Sanasa. 

O historiador na noite de ontem presenteou a Secretaria Municipal de Educação, na figura do secretário Tadeu Jorge, com 500 exemplares do livro de crônicas, "Lições de Vida" de sua autoria. O livro será distribuído nas escolas municipais de Campinas.

A exposição ainda apresenta ao público outras capas históricas como a primeira manchete do jornal, na edição de 4 de setembro de 1927: "Os precursores da imprensa em Campinas".

Há também capas sobre a eclosão da Segunda Guerra Mundial, em 1939; o desabamento do Cine Rink, em 1951; a morte do piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna, em 1994; e os ataques terroristas às Torres Gêmeas e ao Pentágono nos Estados Unidos, em 2001.

A mostra permanece na Sanasa no próximo mês, mas as comemorações dos 95 anos do Correio Popular ainda presentearão à cidade. Uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Campinas, no próximo domingo, às 18h, na Concha Acústica da Lagoa do Taquaral, finaliza as comemorações. A entrada será gratuita.

Visitantes apreciam capas do Correio Popular na mostra inaugurada ontem na Sanasa (Gustavo Tilio)

Visitantes apreciam capas do Correio Popular na mostra inaugurada ontem na Sanasa (Gustavo Tilio)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por