AVALIAÇÃO CRITERIOSA

Sanasa é premiada com o ‘Troféu Transparência 2024'

Destaque foi na categoria “Empresas com receita líquida de até R$ 5 bilhões”; Prêmio ANEFAC é considerado o “Oscar da contabilidade”

Da Redação
18/08/2024 às 12:02.
Atualizado em 18/08/2024 às 16:04
Responsável pelo saneamento em Campinas, a Sanasa tem sido reconhecida em diversas premiações e rankings; empresa tem feito vários investimentos para melhorar a qualidade dos serviços, incluindo a troca de 450 km de redes, meta prevista para ser atingida até o final deste ano. (Kamá Ribeiro)

Responsável pelo saneamento em Campinas, a Sanasa tem sido reconhecida em diversas premiações e rankings; empresa tem feito vários investimentos para melhorar a qualidade dos serviços, incluindo a troca de 450 km de redes, meta prevista para ser atingida até o final deste ano. (Kamá Ribeiro)

A Sanasa, empresa de economia mista responsável pelo saneamento em Campinas, foi uma das empresas a ganhar o "Troféu Transparência 2024", o que aconteceu ontem, durante a divulgação do 28º Prêmio ANEFAC (Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), instituição com 56 anos de atuação no cenário corporativo. A cerimônia de premiação, considerada o "Oscar da contabilidade" está marcada para outubro.

Entre uma lista de 30 empresas altamente qualificadas, a Sanasa se sobressaiu na categoria “Empresas com receita líquida de até R$ 5 bilhões”. Para a ANEFAC “a empresa se destacou em meio a uma lista de empresas altamente qualificadas. Este prêmio celebra suas realizações e fortalece a confiança e a credibilidade que vocês inspiram na comunidade empresarial e na sociedade”. O prêmio busca incentivar as empresas a serem cada vez mais transparentes em suas demonstrações financeiras para que os investidores obtenham informações de qualidade.

Os critérios da avaliação da ANEFAC levam em conta a qualidade e grau das informações contidas nas demonstrações financeiras e notas explicativas; a transparência das informações prestadas; a clareza do Relatório da Administração e sua consistência com as informações divulgadas; aderência integral às Normas Contábeis; não apresentar modificações (ressalvas) no relatório dos auditores independentes; clareza do balanço e a divulgação de aspectos relevantes, mesmo que não exigidos legalmente, mas importantes para o negócio, como: Ebitda, valor econômico agregado, balanço social, ESG, destaques aos ativos intelectuais, efeitos contábeis da inflação, dentre outros.

É mais um prêmio que a Sanasa ganha neste ano, o que se soma às premiações já anunciadas, como o PNQS (Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento, concedido pela ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária); ao Ranking Nacional do Saneamento, divulgado pelo Instituto Trata Brasil, que colocou Campinas em 1º lugar no saneamento nacional, dentre as cidades com mais de 500 mil habitantes, recebendo nota 10 em todos os quesitos avaliados e o ACERTAR, reconhecimento conjunto do Ministério das Cidades e da Agência Reguladora ARES-PCJ que é concedido a empresas cujas informações passam por auditoria e certificação desses órgãos.

“É um sinal de reconhecimento do trabalho de toda a comunidade Sanasa e do nosso compromisso com a transparência das informações que disponibilizamos à sociedade”, afirmou o presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior.

TRATA BRASIL

Um estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil, a partir de dados do Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS) 2022, apontou que Campinas está em primeiro lugar no ranking de saneamento entre as cidades com mais de 500 mil habitantes. A classificação levou em consideração três quesitos distintos do saneamento básico: nível de atendimento, melhoria do atendimento e nível de eficiência. São oito indicadores analisados e Campinas, que tem 1.139.047 habitantes, segundo o IBGE, atingiu a máxima pontuação em todos eles, o que impulsionou a cidade e fez com que ela subisse 18 posições em relação ao último ranking geral.

Esse foi um dos reconhecimentos mais importantes recebidos pela empresa em 2024. A universalização do saneamento em Campinas ocorre dez anos antes do previsto pelo Novo Marco Legal do Saneamento, que estabelece o ano de 2033 para atingir a meta. São consideradas universalizadas as cidades que têm 99% da população com acesso à água tratada e 90% com coleta de esgoto.

Os serviços de saneamento da cidade são administrados pela Sanasa, principal empresa municipal de saneamento do Brasil. Em “atendimento de água”, o índice atingiu 99,69%; “atendimento de esgoto”, 95,89%; e em “tratamento de esgoto”, 80,32%.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por