Sede da Sanasa, na Avenida da Saudade: “É uma excelente notícia para a empresa e para os nossos clientes", afirmou Manuelito Magalhães (Marcos Lodi)
A Sanasa atingiu mais uma conquista relevante para a sua história e futuro. A empresa Fitch Ratings, uma das mais conceituadas de ratings do mundo, classificou a Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa) com a nota “A” no Rating Nacional de Longo Prazo e com Perspectiva Estável. Além disso, a empresa foi avaliada e recebeu o grau de "Investment Grade", o que significa que ela apresenta boa saúde financeira e reúne boas condições de pagamento de suas obrigações.
Além das conquistas, a Sanasa amplia o seu reconhecimento público, o que a deixa apta a buscar melhores condições e taxas para acelerar as obras e investimentos previstos e necessários para a expansão dos seus serviços. O fato de uma empresa municipal receber o reconhecimento não é comum, portanto a conquista torna-se ainda mais relevante.
O presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães, comemorou a notícia. Ele classificou como uma "excelente notícia", e não apenas para a empresa.
"É um aval extremamente importante vindo de uma agência que detém alto respeito no mercado. Em síntese, é um reconhecimento de que estamos no bom caminho, fazendo a lição de casa e prontos para levar a Sanasa a novos patamares de excelência, com investimentos que façam nossos serviços melhorarem cada vez mais. É uma excelente notícia para a empresa e para os nossos clientes."
A Fitch ainda afirmou que o perfil de crédito da empresa se beneficia do baixo risco existente no setor de saneamento básico brasileiro. O baixo risco seria devido à elevada resiliência da demanda mesmo quando há cenários macroeconômicos não tão favoráveis. "A empresa apresenta uma posição quase monopolista na prestação de um serviço essencial à população no município de Campinas, com expectativa de aumento médio anual do volume total faturado de 0,8% até 2024 - impulsionado pela estimativa de crescimento da população."
O perfil de crédito incorpora a expectativa de que a empresa mantenha uma alavancagem financeira em patamares moderados, apesar de fluxos de caixa livres (FCFs) negativos devido a maiores investimentos previstos para os próximos anos.
A agência também avaliou os riscos e oportunidades da empresa. Segundo a Fitch, a Sanasa tem uma menor diluição de risco operacional e também maiores restrições em termos de fonte de captação e reservação de água do que empresas semelhantes, por ter a atuação concentrada em uma única cidade.
Sobre o Novo Marco Regulatório do Saneamento, a agência considerou que o impacto é pouco para a Sanasa e que, portanto, as alterações regulatórias são neutras.
"A Fitch não incorpora nenhum impacto relevante no perfil de crédito da Sanasa devido ao novo marco regulatório. A companhia não possui contrato de concessão, pois foi criada mediante lei, o que limita o efeito do novo marco, diferente de seus principais pares", analisou a agência.
Perspectivas
Ao detalhar as perspectivas futuras, a agência também considerou, para os próximos anos, reajustes tarifários alinhados à inflação. "O cenário-base considera investimentos totais em torno de R$ 660 milhões de 2022 a 2024 e dividendos pagos em linha com o desembolso de R$ 55 milhões ocorrido em 2021. Uma maior pressão por dividendos por parte do controlador pode ser prejudicial ao o perfil de crédito da empresa."
A Fitch descreveu o perfil da Sanasa como uma empresa municipal "responsável pelos serviços de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto da cidade de Campinas. Atualmente, a companhia atende cerca de 1,2 milhão de pessoas com abastecimento de água e 1,0 milhão com coleta de esgoto, que correspondem, respectivamente, a 99,8% e 96,4% de cobertura. A totalidade do esgoto coletado é tratado. O acionista controlador é a Prefeitura Municipal de Campinas, com 99,99% das ações ordinárias.”
A agência de classificação de risco tem sede em New York e atua desde 1914 como agência de rating e análises financeiras para o mercado.