câncer de mama

Rosa dá o tom para campanha

Prédios da cidade se vestem da cor que preconiza a prevenção e o tratamento

Daniel de Camargo
14/10/2020 às 07:42.
Atualizado em 27/03/2022 às 22:33
Prédios públicos como a Torre do Castelo ganharam iluminação especial sobre a importância do autocuidado contra o câncer de mama (Wagner Souza/AAN)

Prédios públicos como a Torre do Castelo ganharam iluminação especial sobre a importância do autocuidado contra o câncer de mama (Wagner Souza/AAN)

Importantes prédios públicos, pontos turísticos e grandes empreendimentos de Campinas estão iluminados à noite com a cor rosa para marcar o Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama. Entre eles, a Torre do Castelo; a Prefeitura, na região central; e a Câmara, no bairro da Ponte Preta, além da Escola de Cadetes, no Jardim Chapadão. O objetivo da campanha realizada anualmente é conscientizar a população sobre a importância do autocuidado com as mamas e dos exames de prevenção. O câncer de mama é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres. A melhor forma de precaver a doença é realizar exame clínico anual e mamografias. Em Campinas, a recomendação é para que as mulheres façam a mamografia a partir de 40 anos. Em geral, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o exame é indicado a partir dos 50. A iniciativa privada também tem feito a sua parte para chamar a atenção de quem transita à noite em Campinas para o Outubro Rosa. O Iguatemi Campinas, situado na Vila Brandina, e o Galleria Shopping, no Jardim Nilópolis, mantêm suas fachadas iluminadas desde o último dia 1º. A ação prossegue até o fim deste mês. É o sétimo ano consecutivo que esses centros comerciais participam da campanha. "Estamos num ano atípico de pandemia, mas a doença não espera. Mesmo em um cenário como esse o autocuidado e o acompanhamento periódico são fundamentais. O Outubro Rosa já? faz parte do nosso calendário, momento em que damos visibilidade ao tema para o público externo e interno também!", comentou o diretor de marketing da Iguatemi Empresa de Shopping Centers, Alexandre Biancamano. A Azul Linhas Aéreas, que há 10 anos abraçou o Outubro Rosa como sua principal causa social, realiza nesta tarde, no hangar da companhia no Aeroporto Internacional de Viracopos, a Experiência Rosa. A empresa vai destacar como está promovendo a conscientização das mulheres sobre o diagnóstico precoce da doença. Além disso, participará do evento um grupo chamado "Vitoriosa", composto por tripulantes que venceram o câncer de mama. Acontecerá ainda o batismo do avião Cessna Gran Caravan da Azul Conecta, o "Lady Azul", que foi pintado na cor de rosa. Entre janeiro e julho do ano passado, foram realizadas 20.811 mamografias das 30.727 ofertadas na rede municipal. No mesmo período deste ano, foram feitos 8.220 dos 12.938 exames ofertados pela rede. De acordo com a Prefeitura, a queda em 2020 em relação a 2019 aconteceu por causa do coronavírus. Em Campinas, são realizadas cerca de 4,4 mil mamografias por mês no filantrópico Hospital de Amor, localizado no Parque Itália, que também está iluminado, e no Hospital da PUC, no Jardim Ipaussurama, que clareia uma passarela interna com a cor rosa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por