DANOS ESTRUTURAIS

Rompimento de subadutora causa interdição em imóveis

Vazamento de água em frente à sede da Sanasa também complicou o trânsito na região da Av. da Saudade

Da Redação
08/04/2025 às 16:02.
Atualizado em 08/04/2025 às 16:02

População levou mais tempo para percorrer as vias localizadas na região da sede da Sanasa; expectativa era que o reparo emergencial terminasse às 21h de ontem, com a retomada gradual do abastecimento (Alessandro Torres)

Um vazamento de água em frente à sede da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A (Sanasa), na Avenida da Saudade, em Campinas, provocou interdição total do trecho em frente à empresa, sobrecarregando o trânsito na Rua Álvaro Ribeiro e causando danos estruturais em pelo menos quatro imóveis. A Sanasa informou, em nota, que houve rompimento de uma subadutora na Avenida da Saudade na manhã de ontem. Para a execução do reparo emergencial, foi necessário o fechamento dos registros. A previsão era de que o serviço fosse concluído até as 21h de ontem, quando seria iniciada a retomada gradual do abastecimento. 

No fim de semana, as equipes da empresa já tinham realizado obra na mesma tubulação, durante a madrugada, porém, quando o fornecimento foi retomado, houve novo rompimento 50 metros à frente de onde o reparo tinha sido feito anteriormente. A Defesa Civil de Campinas informou que foi acionada no sábado para vistoriar imóveis por conta da obra. Um imóvel residencial que está desocupado foi interditado parcialmente já no dia 5. Em outro imóvel, comercial, onde funciona uma cafeteria, a ocorrência entrou como muro em risco. Ontem de manhã, a Defesa Civil foi acionada novamente e após a vistoria fez a interdição total do imóvel. 

O imóvel onde funciona um restaurante foi vistoriado e os ocupantes foram orientados a não utilizar a parte frontal do estabelecimento e intimados a colocar o local em condições de estabilidade e segurança. Uma loja de móveis também foi interditada parcialmente. Sobre os imóveis que apresentaram rachaduras, engenheiros da Sanasa fizeram uma vistoria e orientaram os proprietários a providenciarem três orçamentos diferentes e encaminhá-los à agência da Sanasa mais próxima à da Avenida da Saudade. Os orçamentos serão analisados individualmente e, assim que aprovados, os proprietários terão ressarcidos os valores necessários para a recuperação dos imóveis dentro das condições que os proprietários exigirem. 

“A Sanasa dá a opção aos proprietários realizarem as obras para que o processo seja mais rápido e que as reformas sejam realizadas dentro dos parâmetros dos proprietários. Como toda empresa pública, a Sanasa, para fazer qualquer compra, está sujeita à Lei das Licitações. Isso implica em processo mais moroso, muitas vezes em prazo incompatível com as necessidades dos proprietários.

Ademais, para obedecer às normas que regem as licitações, que buscam melhor preço, questões relativas às marcas dos materiais a serem substituídos de interesse dos proprietários são impossibilitados de serem alcançados via licitação, pois essa escolha é vedada, causando questionamentos jurídicos dos concorrentes e atrasando ou mesmo inviabilizando a compra em prazo que satisfaça os proprietários. Assim, para dar agilidade e satisfação dos mesmos, o ressarcimento é a via legal mais conveniente”, argumentou em nota. 

Devido ao problema, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) interditou o trecho onde está situada a Sanasa desde a Rua Álvaro Ribeiro. Quem vinha do Centro para acessar bairros da região Sul da cidade, por exemplo, foi obrigado a pegar a Avenida Washington Luiz, que também ficou sobrecarregada. A aposentada Lia Rodrigues disse que levou mais de 20 minutos para percorrer um trecho que costuma fazer em cinco minutos. “Do cruzamento da Avenida Francisco Glicério com Avenida Aquidabã até a Rua Álvaro Ribeiro, o trânsito estava totalmente parado pela manhã”, disse. Agentes da mobilidade urbana foram enviados para o local.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por