PROGRAMA FEDERAL

RMC tem 552 interessados para 79 vagas do Mais Médicos

Bolsa mensal será de R$ 12.386,50 por 48 meses, prorrogável por mais 2 anos

Bianca Velloso/ [email protected]
16/06/2023 às 08:59.
Atualizado em 16/06/2023 às 08:59
Campinas tem 47 vagas e 274 interessados no Programa Mais Médicos (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Campinas tem 47 vagas e 274 interessados no Programa Mais Médicos (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Edital do programa federal Mais Médicos reuniu 552 interessados em dez cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) para 79 vagas disponíveis. A maioria dos interessados é de profissionais nascidos e formados no Brasil. O programa visa levar médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses trabalhadores. Campinas é a segunda cidade do Estado de São Paulo com mais oportunidades, ficando atrás apenas da capital paulista. Foram ofertadas 47 vagas na metrópole e 150 em São Paulo. Ao todo, 1.043 profissionais serão distribuídos em 226 cidades do estado, dependendo da necessidade de cada município. Em nível nacional, são 5.970 vagas para 1.994 cidades. São Paulo é o estado com mais oportunidades.

O resultado final foi divulgado na quinta-feira (15). Os selecionados devem confirmar interesse para garantir a vaga até o dia 22 deste mês. Aqueles que ainda estão aguardando a emissão do registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) terão até o dia 30 para assegurar o cargo. A prioridade é convocar médicos brasileiros. As vagas remanescentes ficarão para médicos brasileiros formados no exterior, segundo documento. Essa seleção ocorre mediante a avaliação do currículo dos candidatos e elaboração de um ranking com pontuação, que é baseada na experiência anterior e cursos de formação. A bolsa mensal será de R$ 12.386,50, com duração de 48 meses. O tempo de contrato pode ser prorrogado por mais dois anos.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Campinas informou que investe na ampliação de atendimentos e equipes. “Desde 2021 foram contratados mais 337 profissionais por meio de concursos, sendo 125 médicos. Outros 157 aprovados (55 médicos) estão em processo de admissão. Além disso, foram contratados mais 188 médicos, por meio dos programas: Mais Médicos federal (45), Mais Médicos Campineiro (129) e por processo seletivo (temporários 14). Outros 47 profissionais do Mais Médicos Federal foram autorizados pelo Ministério da Saúde. Nas próximas semanas será aberto um novo concurso para a contratação de profissionais de saúde”.

A nota também informa que houve aumento de 56% na oferta de consultas médicas nos centros de saúde entre 2018 e 2022. De acordo com levantamento feito pela Pasta foram realizadas 850.813 consultas em 2022, contra 545.422 em 2018. Segundo a secretaria, os médicos do novo edital do Mais Médicos chegam para completar as equipes e ampliar os atendimentos.

tendimentos. O presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Campinas, Paulo Mariante, destacou a importância estratégica do Mais Médicos, em termos de contratação e fixação de profissionais em áreas que apresentam dificuldades e colocação de médicos. O presidente do CMS disse que chama a atenção para o fato de que uma cidade como Campinas, que abriga faculdades de medicina, tenha essa carência. A percepção dele é que a formação de médicos no Brasil não é voltada ao trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS) e que o perfil dos estudantes não é de quem deseja fazer parte do trabalho em centros de saúde.

“É indiscutível que o Mais Médicos é um programa estratégico. O ideal é que ele não fosse necessário e que nós tivéssemos uma formação de profissionais médicos nos termos ordinários sem um programa, que de certa maneira é um programa extraordinário, no sentido de estabelecer, inclusive uma relação de trabalho. Nós preferíamos uma carreira de trabalhadoras e trabalhadores na saúde (que fosse) uma carreira única, nacional, onde se garantisse melhores condições de trabalho e tivéssemos também a presença de todos os profissionais disponíveis no mercado de trabalho. Mas nossa realidade infelizmente não tem permitido isso”. Mariante disse que até essa mudança ocorrer, o Mais Médicos continua sendo necessário.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por