CAMPANHA

Revoada de balões marca abertura do Outubro Rosa

Promovido pelo Symetria, evento homenageou jovem lutadora

Rafaela Dias
01/10/2018 às 22:09.
Atualizado em 22/04/2022 às 00:53
Programação durante todo o mês inclui diversas palestras e confraternizações para despertar a sociedade  (Estadão Conteúdo)

Programação durante todo o mês inclui diversas palestras e confraternizações para despertar a sociedade (Estadão Conteúdo)

A cerimônia de abertura do Outubro Rosa em Campinas, que conta com diversas atividades gratuitas para conscientização sobre o câncer de mama, foi realizada nesta segunda-feira na Vila Andrade Neves com café da manhã e revoada de balões biodegradáveis contendo sementes de ipê-rosa. Organizado pelo Symetria, salão de beleza que há 6 anos realiza ações na cidade, o evento foi incorporado na agenda da Prefeitura. “Quando começamos éramos apenas 30 pessoas. Os anos se passaram e a primeira-dama Sandra Ciocci abraçou a nossa causa e ampliou o nosso apoio”, contou Luciene Carneiro de Carvalho, proprietária do salão. “O Outubro Rosa se tornou mais intenso na minha vida, quando a minha avó teve o câncer de mama e eu como fisioterapeuta fiz o pós operatório dela”, explicou. Ela contou ainda que, clientes que também passaram pelo tratamento da doença, incentivaram a equipe do Symetria a realizar ações como essa. “Quem nos ajudou no começo foi a ONG Rosa e Amor, de Valinhos, fundada pela Maria Helena Ferreira que se tornou uma grande parceira até hoje e que também venceu o câncer de mama”, contou Luciene. “No ano passado na nossa caminhada, de baixo de chuva conseguimos reunir 3.500 pessoas. A campanha cresceu muito”, disse. Para a primeira-dama, o Outubro Rosa é sinônimo de atitude. “Nosso apelo é que as mulheres tirem um dia do ano para cuidar da sua saúde, nem que seja nesse mês. Quanto mais cedo a gente descobre, mais chance de cura. Precisamos vencer o medo da mamografia, afirmou. Segundo a proprietária do Symetria, a grande homenagem de ontem foi dedicada a Tamires da Costa Cruz. Com apenas 21 anos, a então funcionária do salão, ainda amamentando a filha Suri, descobriu o câncer de mama. “Estávamos na caminhada do Outubro Rosa do ano passado quando ela fez o auto exame e desconfiou. Em maio deste ano ela foi diagnosticada. Depois de um processo de muita luta, ela está operando hoje, durante a soltura dos nossos balões. Estamos muito emocionados e torcendo pela sua recuperação”, disse a empresária. Ouvindo uma gravação da filha para a revoada de balões cor de rosa, o pai da jovem, o construtor Dauri Costa Luz, de 53 anos, disse que foi surpreendido pela doença, mas desejou que as mulheres possam ser diagnosticadas cada vez mais precocemente. Agenda A programação ontem ainda contou com a iluminação da Torre do Castelo e apresentação do Studio de Dança Érika Ramos. Na próxima segunda-feira, dia 8, será aberta uma mostra fotográfica no Shopping Iguatemi com 13 mulheres que aceitaram o desafio de contar sobre o enfrentamento do câncer de mama. A Miss Brasil de 1994, Valeria Peris, e a campeã de basquete, Karla Costa, são algumas das mulheres retratadas por fotógrafos da cidade. Programação: www.campinas.sp.gov.brForcinha O Symetria está vendendo camisetas da campanha Outubro Rosa 2018 - Mulheres Fortes, Eu Venci - por R$15,00 (em dinheiro). Parte do recurso, 30% será destinado ao Caism e os outros 70% para a ONG Rosa e Amor. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por