CARNAVAL

Retiro e passeio em shopping são opções dos 'sem-folia'

Rebanhão atraiu cerca de 9 mil pessoas em Campinas; famílias também se divertem em passeios

Vilma Gasques
vilma@rac.com.br
12/02/2013 às 17:16.
Atualizado em 26/04/2022 às 04:49

Muitas pessoas trocaram a avenida do samba pelas passarelas dos shoppings (Elcio Alves/AAN)

Quem não gosta da folia típica do Carnaval busca alternativas para curtir os dias de folga em Campinas.

São várias opções para quem gosta de ficar em casa, passear com a família ou reunir os amigos.

Substituir a festa de Momo por um evento religioso também está no roteiro de quem não quer muito agito.

Essa é a opção dos católicos que aproveitam os quatro dias de Carnaval para participar do encontro que é realizado em Campinas há 31 anos: o Rebanhão.

Neste ano, o tema do evento, Se creres, verás a glória de Deus, é uma reflexão sobre a fé, um dos pontos que a Igreja Católica definiu para discutir durante todo o ano.

O Rebanhão deve reunir durante os quatro dias em que é realizado cerca de 9 mil pessoas no Ginásio Poliesportivo da Escola Salesiana São José, um público formado especialmente por jovens que se preparam para a Campanha da Fraternidade, iniciada na Quarta-feira de Cinzas, e que terá como tema Fraternidade e Juventude.

Na segunda-feira (11), a renúncia do papa Bento XVI — que pegou os católicos de surpresa — foi o assunto principal no evento.

De acordo com o coordenador do Rebanhão 2013 em Campinas, Hevane Pereira Roberti, o evento é organizado pela Comissão Arquidiocesana da Renovação Carismática Católica. “São dias em que nos dedicamos à oração, música, pregação, atividades artísticas e muito louvor. Aproveitamos o período para fazer um encontro de espiritualidade e festejar com a alegria de sermos cristãos”, diz.

As atividades começam por volta das 9h. Durante o dia, as orações e pregações ganham destaque. Mas as atividades vão até a noite, quando são realizadas ações culturais.

Para quem participa do Rebanhão, o momento é oportuno para buscar a paz interior, deixando de lado a festa de Momo. O estudante Renan Francisco de Paula organizou uma caravana de jovens de Paulínia para participar do encontro todos os dias. “Eu busco curtir o Carnaval de uma forma diferente. Aqui eu sinto alegria e a presença de Jesus. Eu gosto de Carnaval, mas dessa forma, com os amigos e diante de Deus.”

A auxiliar administrativa Odete Roberta Rodrigues de Souza diz que o retiro é o seu Carnaval preferido. “Eu gosto da alegria contagiante que temos aqui. A gente vê notícia ruim e de violência durante o ano todo e no Carnaval é só alegria. Porém, a minha alegria maior é estar com Deus e aqui eu não encontro nenhuma violência”, diz.

Gisele Regina Leão Salustiano acha que ser católico não é somente ir à missa aos domingos. E, por isso, busca ser mais atuante. “O Rebanhão é uma maneira de expressar o que eu vivencio com a presença de Deus na minha vida. Eu me divirto de uma maneira saudável, sem brigas, sem bebidas alcoólicas, coisas típicas do Carnaval”, destaca.

Opções

Se a ideia é aproveitar os dias de folga para passear, são muitas as alternativas. Ir passear nos shopping centers e curtir um cinema foi a opção escolhida por muitos campineiros neste feriado. No Shopping Parque das Bandeiras, o movimento de veículos teve um aumento de 15% em relação aos dois últimos finais de semana. As salas de cinema do centro de compras e lazer também ficaram cheias. “Estamos com 13 filmes em exibição, das 13h às 23h. E o movimento está muito bom”, diz Edson Pires, gerente da rede Multiplex Cine Araújo do shopping.

No Campinas Shopping, o movimento durante o sábado e domingo de Carnaval não se alterou em relação aos outros finais de semana. Os administradores dos shoppings Iguatemi Campinas, Parque D. Pedro e Galleria não foram localizados no domingo para falarem sobre o movimento nos centros de compra durante o dia.

O jornalista Paulo Rogério Agostinis aproveitou todos os dias do feriado para ir ao cinema. “Neste ano em especial, assisti aos filmes indicados ao Oscar. Até vejo as escolas de samba pela televisão, mas prefiro não ser obrigado a enfrentar empurra-empurra. Uma vantagem do cinema, hoje em dia, é poder comprar o ingresso pela internet e não enfrentar nem fila nos guichês.”

O técnico em eletrônica Paulo Antonio e a auxiliar de enfermagem Cleusa Maria dos Santos aproveitaram o feriado para colocar a lista de filmes em dia. “Não gostamos de Carnaval. Então, vamos ao cinema para curtir o feriado.”

Cleusa afirma que o casal também gosta muito de viajar para fugir da folia. Os roteiros escolhidos são sempre os que privilegiam o sossego. “Íamos para o Interior para pescar, mas este ano a previsão de chuva atrapalhou nossos planos e decidimos ficar em Campinas mesmo para passear, ir ao cinema e fazer compras.”

O estudante Jacson Damasceno também não gosta de Carnaval. “Só gosto do feriado. E aproveito para ler muito e ir ao cinema”, afirma. Reunir a família é a melhor parte do feriado na opinião da auxiliar administrativa Gislene da Silva Moreira. “Eu até gosto de Carnaval, mas minha filha Lorena, de 8 meses, ainda é muito pequena, então eu não posso sair”, pondera. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por