Suspensão vale para produtos de diferentes sabores produzidos na fábrica de de Pouso Alegre
Suco Ades é retirada das prateleiras dos supermercados de Campinas (Gustavo Tilio/Especial para AAN)
A proibição da venda, em todo território nacional, dos sucos da marca Ades surpreendeu consumidores e comerciantes de Campinas na manhã desta segunda-feira (18).
A reportagem visitou três grandes supermercados e outros dois pequenos comércios e constatou que eles ainda não haviam retirado o produto de suas prateleiras.
A resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (18) e suspende a fabricação, a distribuição, a venda e o consumo de todos os lotes dos produtos com soja da marca Ades.
A suspensão vale para produtos de diferentes sabores que tenham sido produzidos na fábrica da Unilever de Pouso Alegre (MG), para embalagens com 1 litro e 1,5 litro.
A medida foi adotada por suspeita de que os produtos não atendem às "exigências legais e regulamentares da agência".
Segundo a Anvisa, a medida é temporária e foi adotada como precaução. Na semana passada a Unilever anunciou recall em um lote do suco de maçã Ades de 1,5 litro por risco de queimadura.
Segundo a fabricante, a contaminação com solução de limpeza foi detectada no lote com as iniciais AGB 25, fabricado em 25 de fevereiro, com cerca de 96 unidades do produto Ades Maçã 1,5 l.
Apesar de não terem sido avisados, os responsáveis pelos mercados informaram que iriam obedecer à determinação da Anvisa.
"Não estava sabendo dessa determinação. Na semana passada fiquei sabendo do problema nas embalagens do Ades de maçã. Vou ligar agora no Sindicato para me informar. E certamente irei obedecer as determinações da Anvisa e retirar os produtos das prateleiras", afirmou o responsável pela Panificadora Nova Europa, Volney Assis de Abreu.
O diretor financeiro da Escola Ser, Maurício Bueno, conta que, apesar da escola só comercializar as embalagens com 200 ml, decidiu suspender a venda do produto aos alunos.
"O problema aconteceu nas embalagens de 1 litro e 1,5 litro, mas entendemos que o melhor a fazer é suspender a venda de forma preventiva", afirmou.
Há, no entanto, quem não tenha receios de consumir o produto. A empresária Gislaine Niccioli afirma que continuará consumindo o suco. "Eu confio na marca, vou evitar beber o de maçã e verificar o lote, mas continuarei a consumir a bebida", afirmou.
Nesta segunda-feira (18) a vigilância sanitária do estado de Minas e da cidade de Pouso Alegre fez uma inspeção na fábrica. Na semana passada uma falha no processo de higienização resultou no envase de embalagens com solução de limpeza da máquina. O consumo do produto nessas condições pode causar queimadura.
A Associação Paulista dos Supermercados (APAS) foi procurada pela reportagem mas não se manifestou.
Unilever
Por meio de nota oficial enviada à imprensa, a Unilever Brasil informou que o problema de qualidade, "já informado ao público em 13.3.13, limita-se a 96 unidades de Ades sabor maçã, 1,5 litros, lote AGB25, produzidas na linha TBA3G na fábrica de Pouso Alegre" . Segundo a companhia, desde o dia 13 nenhum produto fabricado na linha TBA3G foi distribuído ao mercado. "A linha encontra-se inativa" .
A empresa informou que já identificou a causa do problema de qualidade e implementou as medidas corretivas correspondentes e disse que iniciou o cumprimento das determinações da Anvisa, incluindo a retirada do mercado das unidades produzidas na linha TBA3G.
A Unilever contou que está colaborando com a Anvisa com o fornecimento de todas as informações necessárias para a revogação da interdição cautelar que possibilitará o retorno da fabricação na linha TBA3G, bem como a liberação para a distribuição, comercialização e consumo dos lotes de Ades com iniciais AG.
"Todos os demais produtos ADES não correspondentes aos lotes com iniciais AG permanecerão no mercado, encontrando-se em perfeitas condições para consumo. Estamos seguros de que nossa plena colaboração com as autoridades pertinentes resultará em uma rápida solução para o benefício do consumidor", diz a nota.
A suspensão abrange todos os lotes dos seguintes produtos:
sabor abacaxi (embalagem de 1 litro);
cereais com mel (1 litro);
chá verde com tangerina (1 litro);
chá verde com limão (1 litro);
chocolate clássico (1 litro);
chocolate com coco (1 litro);
frapê de coco (1 litro);
laranja (1 litro), (1 litro promocional, leve 1 litro pague 900 ml), (1,5 litro);
maçã (1 litro), (1 litro promocional, leve 1 litro pague 900 ml), (1,5 litro);
manga (1 litro);
maracujá (1 litro);
melão (1 litro);
morango (1 litro);
original (1 litro), (1,5 litro);
pêssego (1 litro);
shake morango (1 litro);
uva (1 litro), (1 litro promocional, leve 1 litro pague 900 ml), (1,5 litro);
vitamina banana (1 litro);
zero frapê de coco (1 litro);
zero laranja (1 litro);
zero maçã (1 litro);
zero original (1 litro);
zero pêssego (1 litro);
zero vitamina banana (1 litro);
zero uva (1 litro).
Mais informações sobre o produto podem ser obtidas no SAC da Unilever no 0800 707 0044, das 8h às 20h, ou pelo e-mail [email protected]. A Anvisa também dispõe de uma Central de Atendimento: 0800 642 9782.