O SUS municipal está com 100% de ocupação, enquanto cinco vagas estão na iniciativa privada e uma na estadual
Os 15 leitos pediátricos prometidos para o Hospital Estadual de Sumaré ainda são ansiosamente aguardados (Divulgação)
A quantidade de crianças internadas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátricas aumentou 20,77% em menos de uma semana em Campinas. Desde segunda-feira, quando havia 77 dos 98 leitos ocupados, o crescimento tem sido constante. Na terça eram 82 hospitalizados, na quarta, 89, quinta, 92, e, ontem, na última atualização, atingiu 93 crianças internadas, restando apenas seis leitos livres nas redes pública e privada. Com isso, a ocupação que estava em 78,57% no início da semana atingiu 93,9% ontem, índice apenas inferior ao de quinta-feira, de 94,8%, porém, a ocupação estava maior, visto que havia dois leitos a menos que nesta sexta-feira (8).
Em relação aos leitos de enfermaria, Campinas registrou ocupação total, com 59 crianças internadas. Assim como na segunda-feira, 13 crianças esperam por leito e, segundo a Prefeitura, estão sendo assistidas nos prontos-socorros. Das 93 hospitalizações nas UTIs, 53 são por alguma das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs). Na segunda, eram 44, aumento de 20,45%. Já há a confirmação de que uma criança está internada por covid-19, enquanto outras 13 aguardam a confirmação da doença. São 21 crianças com o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), a maior causa de hospitalização por SRAG atualmente.
Dos leitos de UTI sem pacientes, cinco estão na rede particular e um na estadual. O SUS municipal tem 100% de ocupação nos 29 leitos em funcionamento.
Vacinação hoje
A campanha “Campinas Vacina Mais” terá mais uma edição hoje, com 18 Centros de Saúde abertos para vacinação contra a covid-19, gripe e sarampo sem agendamento.
Outros cinco CSs estarão abertos para receber pessoas que já tinham agendado a aplicação do imunizante para hoje. Das 18 unidades de saúde, sete estarão abertas apenas das 8h às 12h: CSs Aurélia, DIC I, Santa Lúcia, Santo Antônio, União dos Bairros, Vista Alegre e Valença. O restante funciona até às 17h, sendo eles os CSs 31 de Março, Aeroporto, Capivari, DIC VI, Eulina, Oziel, Perseu, Rosália, Santa Mônica, São Quirino e Village.
Pessoas com 60 anos ou mais já podem receber a quarta dose da vacina contra a covid-19, a segunda adicional, e também a vacina contra a gripe. É preciso levar um documento com foto e, se tiver, a carteira de vacinação. Os profissionais da saúde também estão elegíveis para receber a dose contra o vírus Influenza. Neste caso, é preciso apresentar comprovante de vínculo profissional.
A vacina contra o sarampo, também disponível, será aplicada nos trabalhadores da saúde, porém, apenas nos que estiverem com as doses atrasadas.
Em relação à vacina contra a covid-19, haverá a oferta de todas as doses e todos os grupos serão contemplados. A Prefeitura tenta ampliar a adesão das famílias de crianças de 5 a 11 anos à vacina. Até o momento, a cobertura está longe do ideal.
Apenas 53,7% dessa faixa etária recebeu a primeira dose do imunizante e 33,7% estão com a cobertura completa. Como comparação, 63,5% dos adolescentes de 12 a 17 anos e 96,4% da população acima dos 18 anos já estão com as duas doses.