córrego dos patos

Reparo de vazamento ajuda na 'ressurreição'

Os pontos mais críticos do córrego poluído ficam nas imediações do Centro de Saúde Tancredão e da Escola Estadual Maria Julieta de Godói Cartezani

Renato Piovesan
11/05/2018 às 22:50.
Atualizado em 28/04/2022 às 08:28
Curso d?água "renasceu" após mobilização e ações de saneamento, a partir de 2005: nos últimos meses, porém, cenário é de degradação (Leandro Ferreira)

Curso d?água "renasceu" após mobilização e ações de saneamento, a partir de 2005: nos últimos meses, porém, cenário é de degradação (Leandro Ferreira)

A Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa) localizou o ponto onde havia vazamento de esgoto no Córrego dos Patos, conhecido como Tancredão, em Campinas, e informou que o problema está solucionado. Há mais de um mês, os dejetos que desembocavam no rio vinham poluindo a água, fazendo agonizar peixes e aves que habitavam o local e deixando preocupados moradores dos bairros Jardim Maria Eugênia, Aéro Continental, Santa Amélia e Chácara Campos Elíseos, temerosos pelo aumento de doenças respiratórias na região e possível surto de mosquitos causadores de doenças como dengue e febre amarela. Os pontos mais críticos do córrego poluído ficam nas imediações do Centro de Saúde Tancredão e da Escola Estadual Maria Julieta de Godói Cartezani. Após a publicação de reportagem no Correio Popular na última terça-feira, técnicos da Sanasa voltaram ao córrego para fazer uma vistoria e não foi detectado nenhum despejo irregular, como chegou a ser cogitado. No entanto, os fiscais descobriram um vazamento de esgoto na Rua Colônia de Minas, bem próximo ao Tancredão. Em nota, a Sanasa assegurou que “o problema foi solucionado no mesmo dia”. O texto encaminhado pela assessoria de imprensa da empresa ainda procurou tranquilizar as pessoas que residem nas imediações do córrego: “Os fiscais não encontraram nenhum despejo irregular. Essa era uma das hipóteses. Era um rompimento na rede de esgoto que acabou vazando para o córrego. Mas no mesmo dia (terça) os técnicos já fizeram o reparo e agora não está vazando mais”. Apesar do reparo feito pela Sanasa, a tendência é que o mau cheiro do rio só acabe com o tempo, com a ocorrência de chuvas. O Córrego dos Patos tem um histórico de poluição antigo, mas melhorou sua situação depois de uma mobilização de moradores em 2005, quando um abaixo-assinado com 3 mil assinaturas pressionou a Sanasa a fazer uma operação no local, arrumando todas as canalizações e encanamentos. Desde então, o rio chegou a ser frequentado por centenas de peixes e até pássaros como garças e saracura-três-potes.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por