ASTRONOMIA

Região volta os seus olhos para o céu

Amparo, na região de Campinas, vai ganhar em 2014 um complexo astronômico que abrigará o maior telescópio aberto à visitação pública no Brasil

Patrícia Azevedo
14/04/2013 às 14:46.
Atualizado em 25/04/2022 às 20:27

Amparo, na região de Campinas, vai ganhar em 2014 um complexo astronômico que abrigará o maior telescópio aberto à visitação pública no Brasil. Ele será instalado na Estrada do Sertãozinho, na área rural, a 14 quilômetros do Centro de Amparo. “A empresa irá instalar todos os equipamentos, que somam investimento de R$ 1,3 milhão, e a construção do prédio totalizará R$ 900 mil. Além disso, também faremos a contratação de pessoal especializado para operar o observatório”, afirma Carlos Mariano, diretor técnico e de projetos da empresa Sphaera Planetária, responsável pelo empreendimento.

Segundo Mariano, a região foi escolhida por causa da ausência de poluição luminosa, que prejudica a observação dos astros. Entre os equipamentos que serão usados em Amparo, está um telescópio com 710 milímetros de abertura. “Esse telescópio vai ser maior que o de Campinas e o maior aberto à visitação pública”, afirmou Mariano. O maior equipamento do Brasil está localizado na cidade de Brasópolis, em Minas Gerais. O telescópio, diz Mariano, é do governo federal e tem 1,6 metro de abertura. O equipamento, no entanto, não está aberto à visitação e é usado apenas para pesquisa científica. “O segundo maior do Brasil e o maior aberto ao público está em Campinas e tem 600mm”, afirma o diretor.

O polo será equipado com quatro modernos telescópios refletores computadorizados e com acesso remoto, com aberturas que variam de 350mm a 700mm, além de outros dois, sendo um exclusivamente dedicado para observação solar em H-alfa e luz visível. Além do grande telescópio, Amparo terá ainda um observatório solar, outros telescópios menores e um planetário. “Teremos praças temáticas e um projeto modelo do sistema solar”, acrescenta Mariano.

O principal objetivo do polo é programar atividades de ensino e difusão da astronomia e ciências afins para estudantes e professores. O espaço também irá promover programas de pesquisas científicas. “A nossa proposta é trabalhar outros temas da ciência, além de astronomia, e noções de meio ambiente”, completa o diretor. O novo observatório contará com espaço cultural. “Queremos realizar ali eventos que misturem gastronomia, música e exposições teatrais.”

As obras no terreno foram iniciadas e a previsão é que a construção esteja pronta até o final do primeiro semestre de 2014. “É uma região de morro, então as obras ainda estão em fase inicial, de preparação do terreno”, diz. Mariano afirma que, além da construção, a montagem, instalação e testes dos equipamentos devem ser feitas antes da inauguração. “Essa parte final é muito trabalhosa e demora cerca de dois meses.”

Segundo o diretor, o grande diferencial do observatório de Amparo é o céu. “A cidade lá tem um céu bem melhor que o de Campinas, que já está poluído pela iluminação”, afirma. Ele disse ainda que outros diferenciais são o telescópio maior e a possibilidade dos visitantes usar o planetário nas noites nubladas, quando a observação de astros fica comprometida.

Planetário

O polo terá o mais moderno planetário brasileiro, onde os visitantes poderão ver projeções, em uma cúpula semiesférica, do céu em qualquer época do ano de qualquer lugar da Terra. Será possível também assistir simulações de viagens espaciais e projeções digitais hemisféricas de qualquer tipo de vídeos e animações sobre qualquer área do conhecimento.

No complexo, também haverá espaço dedicado para a observação do céu a olho nu, com binóculos e pequenos telescópios. O mesmo espaço também poderá ser utilizado para capacitação de professores, cursos de treinamento técnico, convenções e apresentações musicais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por