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Região se destaca na matemática

Cento e trinta e cinco alunos da rede estadual de ensino da região de Campinas, que abrange 87 cidades, conquistaram medalhas na 14ª edição da Obmep

Daniel de Camargo
21/07/2019 às 13:55.
Atualizado em 30/03/2022 às 22:37

Cento e trinta e cinco alunos da rede estadual de ensino da região de Campinas, que abrange 87 cidades, conquistaram medalhas na 14ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) realizada em 2018. Doze estudantes receberam medalhas de ouro, 38 de prata e 85 de bronze. O resultado foi anunciado este mês. Ao todo, 18,2 milhões de estudantes se inscreveram na disputa, sendo que cerca de 953 mil avançaram para a segunda e última fase. Houve ainda premiações destinadas a 19 professores e quatro escolas, que tiveram seu trabalho e desempenho reconhecidos. Os educadores são homenageados com diplomas e livros, enquanto as escolas recebem kits com material didático. Organizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a 14ª edição da Obmep reuniu concorrentes de aproximadamente 55 mil instituições de ensino públicas e privadas, contemplando quase todos os municípios brasileiros. Além das medalhas, os vencedores têm a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). E para estudantes medalhistas que pretendem cursar o Ensino Superior ainda é oferecida a possibilidade de participar do Programa de Iniciação Científica e Mestrado (Picme). Por meio dessa iniciativa, alunos podem participar de estudos avançados em matemática simultaneamente com sua graduação. Em ambas as modalidades, os alunos contemplados recebem um auxílio financeiro, com uma bolsa mensal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Na semana retrasada, 575 jovens receberam o prêmio máximo (medalha de ouro) em cerimônia realizada em Salvador, na Bahia. O evento contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes. Ele o recordou a infância e a juventude em Bauru (SP) com o objetivo de mostrar à plateia de meninos e meninas que a educação muda vidas e que é possível transformar sonhos em realidade. “Vocês podem ser tudo o quiserem na vida, desde que estudem, trabalhem, persistam e façam mais do que esperam de vocês”, declarou Pontes, repetindo o conselho que recebeu da mãe, Zuleika, quando pensou em desistir da meta de se tornar piloto de aviação. “Vocês têm a capacidade de levantar este País”, acrescentou. Gustavo Marcondes A Escola Estadual Gustavo Marcondes, situada na Avenida Padre Almeida Garret, no Parque Taquaral, em Campinas, se destacou entre as instituições de ensino paulistas. Cinco alunos e dois professores foram premiados. Vice-diretora do colégio, Rosenilda Daré Bignardi, de 54 anos, esclarece que a direção crê que esse tipo de projeto é um diferencial na maneira de ensinar. Rosenilda afirma que o time de professores é extremamente dedicado e faz hora extra, se necessário, para ajudar os estudantes. A expectativa da educadora é que o governo do Estado de São Paulo amplie os investimentos em 2020. "Estamos vivendo uma reestruturação que deve causar um grande impacto positivo", afirmou. Premiada na 14ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), a professora de matemática Débora Alessandra Rossini, de 40 anos, diz que as homenagens valorizam o trabalho dos educadores. "Há anos essa escola disponibiliza um professor para trabalhar com os estudantes interessados no contraturno", disse, explicando que esse tempo é reservado a fazer provas anteriores da Obmep. "Procuramos nos atentar às singularidades dos jovens para tornar o conteúdo mais atraente." Feliz com o resultado, Samuel de Campos Ferraz, de 14 anos, analisa que a segunda fase da disputa foi mais complicada. "As perguntas exigiam raciocínio lógico", recordou. O adolescente diz ser bom também em Geografia e História e informou não saber que carreira profissional vai seguir no futuro. Sabrina Carvalho Brunelli, de 15 anos, por sua vez, pretende aproveitar as habilidades em Exatas para se graduar em alguma engenharia. Ela concorda com o colega e completa que na segunda fase da competição as questões eram dissertativas. Atualmente, estuda no Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), da Unicamp. Lá, além do Ensino Médio, Sabrina faz o curso técnico em Mecatrônica. Ambos os estudantes campineiros receberam medalhas de ouro. No Estado de São Paulo, 726 alunos conquistaram medalhas. O quadro da rede somou 64 medalhas de ouro, 160 de prata e 502 de bronze. Houve ainda 82 professores que se destacaram na competição e receberam prêmios e 32 escolas. Professor é vencedor do 'Educador Nota 10' A região de Campinas também se destacou no prêmio Educador Nota 10. O professor de educação física Luiz Gustavo Bonatto Rufino foi um dos dez vencedores da competição, que teve quase 5 mil projetos inscritos. Ele propôs a ressignificação do corpo aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental 1 da Escola Municipal Odete Emídio de Souza, em Paulínia. “Uma quantidade expressiva de alunos apontou estar descontente com seu visual, o que me instigou a pensar como as crianças não têm compreendido e se relacionado com seus próprios corpos. Trabalhei com experiências vinculadas à Cultura Corporal de Movimento”, disse o educador aos organizadores do evento.

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