DIA 22

Região central terá dois novos pontos de monitoramento remoto

Câmeras serão instaladas na próxima quinta-feira para detectar infrações de trânsito, principalmente o uso indevido de faixas exclusivas para ônibus

Da Redação
17/05/2025 às 10:25.
Atualizado em 17/05/2025 às 10:25
Cruzamento das avenidas Senador Saraiva com Benjamin Constant e Francisco Glicério com Aquidabã receberão a instalação de câmeras para o videomonitoramento remoto (Rodrigo Zanotto)

Cruzamento das avenidas Senador Saraiva com Benjamin Constant e Francisco Glicério com Aquidabã receberão a instalação de câmeras para o videomonitoramento remoto (Rodrigo Zanotto)

O Centro de Campinas ganha dois novos pontos de videomonitoramento remoto a partir de quinta-feira, dia 22. O objetivo principal é coibir o uso indevido de faixas exclusivas para ônibus. Segundo a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), os dois pontos entram em funcionamento nos cruzamentos das avenidas Senador Saraiva com Benjamin Constant e Francisco Glicério com Aquidabã.

Com os dois novos equipamentos, a cidade passa a contar com 12 pontos de monitoramento, sendo oito em cruzamentos na área central, um na região do Terminal Rodoviário Ramos de Azevedo (Rodoviária), e um na Avenida Amoreiras, mais precisamente no corredor BRT. Essas câmeras flagraram 6 mil infrações de trânsito apenas entre janeiro e abril deste ano.

Em 2024, o desrespeito à sinalização causou oito mortes no trânsito, de acordo com a análise feita em 130 dos 155 óbitos em vias urbanas e rodovias no período. O boletim de trânsito divulgado neste mês por conta do Maio Amarelo, mobilização que busca reduzir acidentes de trânsito, apontou que o trânsito mata uma pessoa a cada dois dias e trouxe o perfil das vítimas: homens, especialmente na faixa dos 18 aos 29 anos. O ato de beber e dirigir foi tido como o principal fator de risco para os sinistros, vitimando 50 pessoas em 2024.

Segundo a Emdec, o sistema de videomonitoramento fiscalizará infrações como conversão proibida; parada sobre a faixa de pedestres e de retenção; estacionamento irregular; transposição indevida de faixa; avanço semafórico e uso indevido da faixa de ônibus.

“Os locais foram definidos a partir da observação em campo. São áreas que contam com faixas dedicadas aos ônibus e vêm registrando situações recorrentes de uso irregular. Vale reforçar que toda infração de trânsito acaba sendo um fator de risco para sinistros e mortes no trânsito, principalmente conversões proibidas e transposições irregulares de faixa”, explicou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete. 

A operação das câmeras é feita por cinco profissionais da Central de Monitoramento de Operações da Emdec, que se revezam em turnos. O equipamento flagra a infração e permite a captura da imagem. A partir dela, é elaborado o auto de infração. Além de identificar os comportamentos irregulares, o sistema de videomonitoramento também possibilita que os agentes acompanhem remotamente sinistros em andamento, veículos quebrados na via, manifestações etc. 

A fiscalização da circulação nas faixas exclusivas também é feita pelos agentes da mobilidade urbana. A proibição é devidamente regulamentada pelas placas de sinalização. A Emdec implantou sinalização vertical (placas) indicando a presença da câmera, com a inscrição: “Fiscalização de trânsito por câmeras de monitoramento”.

BRT OURO VERDE 

Desde o dia 2 de dezembro, o videomonitoramento do uso indevido da faixa exclusiva foi adotado em trecho do Corredor BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido) Ouro Verde, o primeiro trecho do Corredor BRT a contar com esse tipo de fiscalização. A câmera fica no cruzamento da Avenida das Amoreiras com as vias Laranjal Paulista (Centro – bairro) e Dom Joaquim Mamede da Silva Leite (bairro – Centro).

Desde a ativação dos equipamentos até abril deste ano, foram mais de 1,4 mil infrações identificadas no trecho por meio do videomonitoramento. Transitar indevidamente nas faixas exclusivas de ônibus é infração de trânsito gravíssima, que gera sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A multa é de R$ 293,47.

“Respeitar a circulação exclusiva dos ônibus nos corredores BRT envolve empatia e senso coletivo. Isso porque os ônibus transportam dezenas de pessoas que, em geral, dependem do transporte público para seus deslocamentos e têm prioridade na circulação”, completou o presidente da Emdec.

LEGISLAÇÃO 

A fiscalização de trânsito com o auxílio de câmeras teve início em Campinas em meados de 2017. A fiscalização remota está embasada na Resolução 909/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que prevê que poderão ser autuados “condutores e veículos, cujas infrações por descumprimento das normas gerais de circulação e conduta tenham sido detectadas ‘online’ por esses sistemas”. Ela está alinhada ao artigo 280 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

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