RETOMADA DO ANO LETIVO

Rede municipal de ensino inicia segundo semestre após férias escolares

64 mil alunos da pré-escola, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e adultos voltaram às aulas ontem; dia 29 é a vez da rede estadual

Da Redação
23/07/2024 às 11:09.
Atualizado em 23/07/2024 às 12:16
Mesmo com um recesso curto, de apenas 12 dias, não podia faltar no primeiro dia de aula a tradicional atividade em que os pequenos contam como foram as suas férias (Rodrigo Zanotto)

Mesmo com um recesso curto, de apenas 12 dias, não podia faltar no primeiro dia de aula a tradicional atividade em que os pequenos contam como foram as suas férias (Rodrigo Zanotto)

Os estudantes da rede municipal de ensino de Campinas voltaram às aulas ontem. Os 64 mil alunos da pré-escola, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) retomaram as atividades após um recesso de 12 dias. No período de recesso, apenas as creches municipais, que têm alunos entre 0 e 3 anos de idade, continuaram funcionando.

A rede municipal de ensino tem 208 escolas, 45 de ensino fundamental e 163 de Educação Infantil, além de outras 45 creches conveniadas.

Já a rede estadual de ensino, segundo divulgado no site do governo do Estado, retorna normalmente com as aulas no dia 29 deste mês, próxima segunda-feira. Pelo calendário letivo de 2024 definido pela Secretaria Estadual de Educação, as aulas na rede estadual tiveram início no dia 15 de fevereiro e o término está previsto para 17 de dezembro.

De acordo com a resolução Seduc nº 59, o encerramento do primeiro semestre aconteceu no último dia 8, com as férias de meio do ano dos estudantes agendadas para o período entre 9 e 28 de julho. Em Campinas, são mais de 105 mil alunos em aproximadamente 170 unidades escolares.

Todas as unidades escolares devem garantir, no mínimo, os 200 dias letivos previstos na Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Se o calendário for alterado por qualquer motivo, as atividades suspensas podem ser realizadas em dias alternativos, como sábado, durante o recesso escolar ou férias.

Nesse caso, a decisão deve ser discutida pelo conselho escolar e homologada pela direção e diretoria de ensino. Cada unidade de ensino tem autonomia para definir a melhor data de reposição.

OPÇÃO DE LAZER

Para quem ainda está no período de férias e quer aproveitar o tempo livre, os 25 parques e bosques espalhados pela cidade oferecem boas opções de lazer. Além de serem espaços de diversão que possibilitam contato com a natureza, o público ainda pode conhecer áreas que carregam um pouco da história dos 250 anos de Campinas, comemorados no dia 14 de julho.

O mais antigo é o Bosque dos Jequitibás, no Centro, criado em 1884 por Francisco Bueno de Miranda, na antiga região do Campo das Caneleiras. Dom Pedro II visitou o local em 1886 e sugeriu que se tornasse um espaço de visitação pública.

A área foi adquirida pelo município em 1915 e hoje tem mais de 100 mil metros quadrados repletos de verde e com diversas atrações. Alguns animais circulam livremente pelo parque, como as cotias, tatus, saguis e preguiças.

Há ainda um minizoológico, a Casa do Caboclo, playground, pista de corrida, um complexo de museus, composto pelo Museu de História Natural, pela Casa dos Animais Interessantes e pelo Aquário Municipal, e o Teatro Infantil Carlito Maia.

Outra opção tradicional é a Lagoa do Taquaral – ou Parque Portugal – o mais famoso parque da cidade. O espaço foi adquirido pela Prefeitura de Campinas e transformado em parque em 1972. A área de 630 mil metros quadrados fez parte da antiga Fazenda Taquaral e atualmente conta com uma lagoa principal e extensa área verde. Entre as atrações estão pedalinhos, quadras poliesportivas, academia coberta de musculação, parquinho de madeira, ginásio de esportes, piscinas, Planetário, Museu do Esporte e a Concha Acústica.

Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por