melhorias

Rede elétrica campineira reforça investimentos

O objetivo do investimento, de acordo com a companhia, é aumentar o nível de conforto e qualidade do serviço oferecido aos 490 mil clientes do Município

Rafaela Dias
16/04/2018 às 10:51.
Atualizado em 23/04/2022 às 15:47
Linhas de transmissão da CPFL Paulista nas imediações do Shopping Iguatemi, em Campinas: expansão (Cedoc/RAC)

Linhas de transmissão da CPFL Paulista nas imediações do Shopping Iguatemi, em Campinas: expansão (Cedoc/RAC)

A CPFL Paulista, distribuidora da CPFL Energia, investiu R$ 107 milhões na modernização, manutenção e expansão do sistema elétrico de Campinas em 2017. O valor representa um crescimento de 64,5% em relação a 2016. O objetivo do investimento, de acordo com a companhia, é aumentar o nível de conforto e qualidade do serviço oferecido aos 490 mil clientes do Município. No período, foram investidos R$ 43,3 milhões em ampliação da capacidade de subestações e linhas de transmissão e em adequações da rede de distribuição. “Entre os destaques está a Subestação Campinas Centro. Com a instalação de um quarto transformador de potência em setembro do ano passado, um investimento de R$ 20 milhões, é possível agora fornecer energia com mais qualidade aos clientes do Cambuí, Vila Itapura, Jardim Chapadão, Jardim Guanabara e toda a área central. Conseguiremos também acompanhar o crescimento dessas regiões”, explicou o presidente da CPFL Paulista, Carlos Zamboni Neto. Segundo ele, ainda existe ainda um quinto transformador de emergência para garantir o fornecimento na região. “O investimento é sempre pensando nos próximos dez anos, mantendo 100% da capacidade dos equipamentos. Para isso, os estudos começam dois anos antes das mudanças necessárias”, disse. Do total, R$ 11,7 milhões foram aplicados em ligação de novos consumidores na área urbana e rural, por meio da instalação de novos medidores e ampliação da rede elétrica. Isso possibilitou o acréscimo de novos 2.295 clientes residenciais, comerciais e industriais ao sistema de distribuição da CPFL Paulista. Em manutenção e melhorias na rede elétrica, foram investidos aproximadamente R$ 27 milhões. Deste montante, a concessionária destinou R$ 9,3 milhões em ações como manutenção programada ou emergencial e substituição de transformadores. Já os investimentos em melhoramentos nas redes primária e secundária e instalação de novos equipamentos somaram R$ 17,7 milhões. “Buscamos a qualidade no fornecimento, reduzindo assim as horas de interrupção da energia, que, com a chegada de redes inteligentes Smart Grid), é restabelecida a distância”, disse o presidente. Projetos especiais A CPFL Paulista segue no desenvolvimento de projetos especiais, que consistem em planos de modernização das redes de Transmissão e Distribuição e em projetos focados nas novas redes. Para essas ações, a distribuidora dedicou em torno de R$ 24,2 milhões em investimento no município. “Em toda a sua área de concessão, a CPFL Paulista atua intensamente para oferecer excelência no fornecimento de energia, segurança e qualidade para seus clientes. Os investimentos contínuos contribuíram para que a distribuidora alcançasse os melhores indicadores de continuidade no fornecimento de energia do País”, afirma Zamboni. Considerando Campinas e outros municípios vizinhos, a CPFL Paulista investiu, no total, R$ 127,3 milhões na modernização, expansão e manutenção da rede elétrica. A conta inclui, além de Campinas, as cidades de Sumaré (R$ 12 milhões), Valinhos (R$ 4 milhões), Paulínia (R$ 2,4 milhões) e Hortolândia (R$ 1,9 milhão). “É importante deixar claro ao consumidor que os investimentos não vão onerar o seu bolso. De uma conta que custa R$ 100,00, por exemplo, apenas R$ 17,00 vai para a CPFL e é com esse repasse que fizemos os investimentos”, conta o presidente. Baixo índice de interrupção é objetivo da distribuidora Em 2017, a CPFL Paulista investiu R$ 745 milhões no sistema de distribuição, um aumento de 31% em relação a 2016, quando o aporte foi de R$ 566 milhões. Fruto dos investimentos, a CPFL Paulista é uma das distribuidoras com os menores índices de interrupção do fornecimento de energia do País. Segundo dados da Aneel, os clientes da companhia ficaram, em média, 7h14 sem energia, o segundo melhor indicador do País. Na prática, isso significa que os consumidores da empresa tiveram energia durante 99,9% do tempo no ano passado. A média nacional é de 14h35 sem luz. Além disso, a frequência das interrupções foi 4,94 vezes, o terceiro menor do Brasil. “Considerando que o ano tem 8.760 horas, ter a energia interrompida por apenas sete horas é muito pouco, portanto, consideramos um grande avanço”, avaliou o presidente. SAIBA MAIS Investimentos totais realizados pela CPFL na região: Campinas R$ 107 milhões Sumaré R$ 12 milhões Valinhos R$ 4 milhões Paulínia R$ 2,4 milhões Hortolândia R$ 1,9 milhão Meta: controle individual do consumo A CPFL Energia está desenvolvendo um projeto que irá permitir que, no futuro, os seus clientes residenciais saibam exatamente o consumo de energia de cada eletrodoméstico ou eletrônico e o impacto na conta de luz. Batizado de “Desagregação do Consumo”, a iniciativa é um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento que conta com a participação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da startup TimeEnergy.  “O processo de empoderamento do consumidor tem feito com que ele seja cada vez mais exigente na gestão do seu consumo de energia, na busca por economia e sustentabilidade. A desagregação do consumo vai ao encontro do perfil desse novo consumidor, mais consciente de suas necessidades energéticas”, afirma o diretor de Estratégia e Inovação da CPFL Energia, Rafael Lazzaretti. O projeto de P&D, que vai até julho de 2019, receberá R$ 3,6 milhões em investimentos do Grupo. Com o novo projeto, a CPFL Energia avança na introdução do conceito de Internet das Coisas em sua rede elétrica. Além da desagregação da conta de luz, essas tecnologias permitem o monitoramento em tempo real do consumo de energia pelo cliente. As tomadas inteligentes também possibilitam, por exemplo, que o consumidor ligue e desligue os seus eletrodomésticos a distância por meio de um aplicativo no celular.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por