NO ALPHAVILLE

Rede de supermercados instala usina de energia solar em loja

Das mais de 270 lojas, o grupo enxergou que tem 60 unidades com potencial para implementação da usina. Elas serão analisadas para ampliação do projeto

AAN
nmg
27/03/2017 às 21:55.
Atualizado em 22/04/2022 às 19:52
Trinta painéis solares instalados no telhado da Minuto Pão de Açúcar, no Alphaville, geram economia e energia limpa para a loja (Divulgação)

Trinta painéis solares instalados no telhado da Minuto Pão de Açúcar, no Alphaville, geram economia e energia limpa para a loja (Divulgação)

A loja Minuto Pão de Açúcar em Campinas, localizada no bairro Alphaville, é a primeira unidade da rede no País a instalar uma planta fotovoltaica, capaz de gerar a sua própria energia de forma limpa e sustentável. Instalada desde outubro em uma área de aproximadamente 53 metros quadrados no telhado, os 30 painéis solares geram a potência de 8 kWp — medida de potência energética associada às células fotovoltaicas. Das mais de 270 lojas, o grupo enxergou que tem 60 unidades com potencial para implementação da usina. Elas serão analisadas para ampliação do projeto. A instalação foi feita em parceria com a GreenYellow, desenvolvedora e financiadora do projeto. André Figueiredo, gerente desenvolvimento de projetos fotovoltaicos afirma que a escolha de Campinas para receber o projeto-piloto foi pela proximidade com a Capital, onde está o escritório da empresa, pela tarifa da distribuidora local, que é maior do que na Capital, e pelo nível de radiação solar, que é mais alto. “Escolhemos Campinas por ser região mais interessante na parte solar. Essa loja tinha disponibilidade de telhado e não tinha nenhum prédio ao redor”, explicou. Desde novembro, quando a usina entrou em operação, a economia média é de 5% na energia da loja. “O projeto poderia ser maior e representar economia mais alta. Mas fizemos menor, para testar o modelo”, afirmou Figueiredo. A estimativa é de que em um ano, mais de 10 MWh de energia consumidas pela loja sejam provenientes da usina solar. Ao longo de 25 anos de operação a loja evitará a emissão 160.744 Kg de CO2, o equivalente a 295 árvores que teriam sido plantadas. Ele explica que a usina é de propriedade da GreenYellow, que aluga para o grupo Pão de Açúcar. “O valor do aluguel é mais barato do que o Grupo pagaria para a distribuidora de energia”, afirmou. “Hoje, a fonte solar no Brasil é uma das mais limpas, é renovável e traz benefício financeiro e ambiental quando comparado a outras fontes, além do benefício social, porque é uma das fontes que mais gera emprego no mundo”. Segundo Figueiredo, as 60 lojas com potencial para implementação da usina passarão por análise da saúde financeira. “São projetos de médio e longo prazo, precisamos ter certeza de que a loja vai estar operando nos próximos anos para ter o benefício para GreenYellow e para o próprio Grupo Pão de Açúcar”. Adelson dos Santos, diretor de Operações, do Minuto Pão de Açúcar afirma que o Minuto Pão de Açúcar implementou em sua loja um método construtivo que leva em consideração ganhos para o meio ambiente, visando aprimorar sua eficiência energética. “A partir dessa instalação, o Minuto Pão de Açúcar deu o primeiro passo na geração fotovoltaica com o objetivo de contribuir para uma operação cada vez mais sustentável”, analisou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por