EM COMPARAÇÃO A 2021

Recapeamento cresce 24% nas vias em diversos pontos de Campinas

Segundo a Administração, serviço foi feito em 21 quilômetros da cidade

Thiago Rovêdo/ [email protected]
17/08/2022 às 09:13.
Atualizado em 17/08/2022 às 09:13
A técnica utilizada no recapeamento protege as camadas do pavimento, proporcionando maior durabilidade (Gustavo Tilio)

A técnica utilizada no recapeamento protege as camadas do pavimento, proporcionando maior durabilidade (Gustavo Tilio)

Campinas registrou um aumento, apenas nos primeiros oito meses deste ano, de 23,58% de vias recapeadas em relação a todo o ano de 2021. O serviço vem sendo executado em diversos pontos da cidade, com prioridade às vias mais importantes e em regiões com asfalto mais desgastado. Foram empregadas até o momento, um total de cerca de 15 mil toneladas de massa asfáltica.

Segundo a Administração, em 2022, foram recapeados mais de 21 quilômetros na cidade. Destes, 13 quilômetros foram executados pela Secretaria de Serviços Públicos e oito pela Secretaria de Infraestrutura. No total, foram 165 mil metros quadrados. Já em 2021, de acordo com a Prefeitura, foram 17 quilômetros recapeados, 15 deles pela Pasta de Serviços Públicos e 2 pela Pasta de Infraestrutura, totalizando 98 mil metros quadrados e cerca de oito mil toneladas de material consumido.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, a técnica utilizada no recapeamento protege as camadas do pavimento, proporcionando maior durabilidade e economia na manutenção. "O que é importante nesse serviço é o fresamento do asfalto velho. Essa técnica faz uma cicatrização do asfalto antigo, que regulariza a superfície e, ao mesmo tempo, cria uma rugosidade para que o asfalto novo tenha uma melhor aderência", explicou.

Bairros como o Jardim Paulicéia e o Fernanda, que estavam com pavimento desgastado, receberam novo asfalto. O serviço se estendeu a diversas ruas e avenidas em outros locais, como no Jardim Eulina, Jd. São Paulo, Jd. Miranda, Vila Aeroporto, Jd. Novo Maracanã, Jd. Paraíso de Viracopos, entre outros. Nestas obras de recapeamento foram investidos cerca de R$ 12,5 milhões.

"Já a priorização se dá em cima de bairros antigos e ruas com maior desgaste. Quanto maior o tráfego, associado ao tempo do asfalto, maior a desintegração. Abre buracos, solta pedras, enfim, é uma característica que a vida útil está chegando ao fim", comentou o secretário.

Iniciativa aprovada

Morador da Rua Serra de Ibicaba, localizada no Jardim Paranapanema, região Sul da cidade, o comerciante José Leandro Sousa, de 50 anos, mantém um comércio no mesmo local há cerca de 20 anos e disse estar feliz com a possibilidade, após tantos anos, de finalmente andar em uma rua normal e não precisar ficar desviando de buracos a cada poucos metros.

"Eu acho muito bom o que está sendo feito aqui no bairro. O pessoal sempre pedia na Prefeitura, porque a rua tem muitos buracos, principalmente perto das calçadas, então agora ficou um asfalto inteiro. Para mim é bom também porque tenho o comércio aqui e acho que uma rua bem cuidada atrai mais gente do que antes", disse.

O aposentado Fernando Antônio Gonçalves contou que mora no bairro há mais de 25 anos e contar com um asfalto novo é bom para qualquer um. "Em qualquer lugar, é normal o asfalto ir desgastando, mas aqui fazia tempo que não tinha nenhuma obra de manutenção", disse.

Além dos bairros, locais como Av. Prestes Maia, Viaduto Cury (liga a Av. João Jorge à Av. Senador Saraiva e à Av. Campos Sales), Viaduto do Laurão, região do Centro e Bosque, Via Expressa Waldemar Paschoal, que fica no meio da Av. Aquidabã, região central; trecho da Av. Orosimbo Maia; a ciclofaixa da Av. Heitor Penteado (em torno da Lagoa do Taquaral) tiveram o asfalto revitalizado.

Pavimentação

De acordo com dados da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, o território municipal conta com aproximadamente 6 mil quilômetros de vias. No perímetro urbano, a estimativa é a de que cerca de 90% dessas vias estejam asfaltadas.

Além da ação de pavimentação, a Prefeitura também tem o "Programa Meu Bairro Bem Melhor 2", pelo qual a Pasta de Infraestrutura executará a pavimentação de 13 bairros (Pq. São Paulo, Jd. Itatinga, Campo Belo 1, 2 e 3, Jd. Monte Líbano, Parque dos Pomares, Pq. Centenário, Jd. Lisa II, entre outros) alguns já estão com processo de licitação em andamento.

Com o "Meu Bairro Bem Melhor" serão executados mais de 35 quilômetros de rede de drenagem e mais de 50 de pavimentação de vias. No final de julho a Prefeitura homologou o processo licitatório para execução das obras de pavimentação e drenagem nos bairros Pq. São Paulo e Jd. Itatinga, ambos na região sudoeste.

O valor do contrato ultrapassa os R$ 8,5 milhões. De acordo com o secretário da Infraestrutura, Carlos José Barreiro, serão 4,7 quilômetros de vias asfaltadas e 4 quilômetros de rede de drenagem implantadas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por