Prefeitura reduz velocidade nas duas principais avenidas do município (Apparecida Tellau Seraphim e Independência); faixas e placas orientam motoristas
Faixas de aviso e placas de regulamentação sobre o novo limite de velocidade foram colocadas nas duas vias (César Rodrigues/AAN)
A Prefeitura de Vinhedo reduziu para 50km/h o limite de velocidade máxima em duas das principais avenidas da cidade. As alterações aconteceram nas avenidas Apparecida Tellau Seraphim e Independência, que até então tinham radares registrando um limite máximo de 60km/h. De acordo com a Administração, as mudanças acontecem nos dois lados das vias. Faixas de aviso e placas de regulamentação sobre o novo limite de velocidade foram colocadas nestas vias para alertar os motoristas. De acordo com o diretor de Comunicação da Prefeitura de Vinhedo, Eduardo Gurian, a mudança começa a valer a partir da próxima segunda-feira (25), e quem não cumprir as limitações, será multado. “Os próprios moradores pediram a redução. São dois lugares que concentram muitos pedestres, que abrigam escolas e praças. Então é uma maneira de prevenir acidentes mesmo. Já foi feita a sinalização nos dois lados das vias, e os aparelhos de controle de velocidade foram aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e estão funcionando desde terça-feira, dia 19”, disse o diretor de Comunicação. Para o frentista André Domingos, que mora em Vinhedo e trabalha em um posto de gasolina na Avenida Independência, a redução no limite de velocidade é realmente necessária. “Já vi gente tirando racha aqui, e muitas pessoas passam com tudo pela avenida. Mas radar aqui é pouco. Precisa dar uma assistência nas ruas esburacadas, que também são perigosas”, ressalta Domingos. O servidor público Cléber Gaspar, morador da cidade, também não se opõe à nova regra. “Na verdade acredito que temos muitos radares aqui em Vinhedo de modo geral, o que é um exagero. Mas nessas duas avenidas em específico é muito necessário. O povo vem com carro turbo e quer correr até não dar mais. É complicado. A única coisa é que a velocidade poderia ser padronizada, na minha opinião. Porque a gente acaba se confundindo e, às vezes, tomando multa de bobeira”, disse. Além das duas avenidas, a Rua Afonso Garbuio, principal via do bairro Santa Claudina, também teve o limite de velocidade reduzido de 60km/h para 50km/h. “É uma rua de pequeno fluxo de pedestres e veículos, mas mesmo assim precisava de uma atenção especial por ser um declive, e já ter registrado acidentes”, frisa Gurian.