FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA

Radares ‘educativos’ de Campinas vão começar a multar

Penalidades começam a ser aplicadas a partir da 0h destaquinta-feira

Thiago Rovêdo / [email protected]
28/06/2022 às 10:17.
Atualizado em 28/06/2022 às 10:17
Entre os dias 17 de maio e 13 de junho, a Emdec emitiu 3.450 avisos educativos aos condutores que tiveram infrações identificadas pelos novos radares na Avenida John Boyd Dunlop (Kamá Ribeiro)

Entre os dias 17 de maio e 13 de junho, a Emdec emitiu 3.450 avisos educativos aos condutores que tiveram infrações identificadas pelos novos radares na Avenida John Boyd Dunlop (Kamá Ribeiro)

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) divulgou que os novos radares da Avenida John Boyd Dunlop deixarão de ser apenas educativos para passar a aplicar multas a partir da 0h desta quinta-feira. Entre os dias 17 de maio e 13 de junho, os equipamentos coletaram dados para o envio de mensagens de conscientização. Os motoristas que cometeram infrações nesse período receberam avisos educativos, que apelavam para sua consciência e os convidavam a rever o comportamento no trânsito.

De acordo com a Emdec, foram emitidos 3.450 avisos educativos aos condutores que tiveram infrações identificadas pelos novos radares. Do total, 312 avisos foram motivados por avanço ao sinal vermelho; 2.350 por velocidade acima da máxima permitida em até 20%; 614 por transitar acima da velocidade máxima em mais de 20% até 50%; e 174 avisos por direção em velocidade superior a 50% do permitido. Houve sete registros de velocidade acima de 100 km/h; e em um dos casos a velocidade medida atingiu 110 km/h, em local onde o permitido é 50 km/h.

Os equipamentos foram instalados em locais onde houve mais registros de acidentes graves. São dois novos medidores fixos de velocidade operando no Jardim Nova Esperança, no sentido bairro — Centro, próximo à Rua Francisca Alves do Pinho; e no sentido Centro — bairro, anterior à Rua Francisca Alves do Pinho. 

No Jardim Roseira, há outros dois radares para avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestres e excesso de velocidade, instalados no sentido Centro — bairro da Avenida John Boyd Dunlop, perto da Avenida Brasília e na altura da Estação BRT Roseira.

A Emdec também informou que implantou nova sinalização vertical nesses pontos. No total, foram 16 placas instaladas — indicação de velocidade (50 km/h), fiscalização eletrônica, orientação sobre horários em que os detectores de avanço de sinal vermelho ficam inoperantes (19h às 6h) e indicação de semáforo à frente com velocidade regulamentada.

Em 2021, 13 pessoas perderam a vida na John Boyd Dunlop, o que representa 16% dos acidentes com vítimas fatais de toda a cidade. O excesso de velocidade foi responsável por 45% das mortes na via.

A Emdec escolheu esses locais para os novos radares pelo histórico de acidentes registrados. Próximo da Rua Francisca Alves do Pinho, foram quatro ocorrências em 2021, sendo um acidente com vítimas e três sem vítimas. Neste ano, foram registradas uma ocorrência fatal e uma sem vítimas. 

Na John Boyd com a Avenida Brasília, foram 21 ocorrências em 2021, sendo quatro atropelamentos, seis acidentes com vítimas e 11 sem vítimas. Já em 2022, foram 16 ocorrências: 11 acidentes com vítimas e cinco acidentes sem vítimas.

Já na Avenida John Boyd Dunlop próximo à Estação Roseira/PUC, a Emdec divulgou que houve dez registros em 2021, sendo quatro acidentes com vítimas, dois com vítimas fatais e quatro sem vítimas. Este ano, houve uma vítima no local.

Novos radares

Para a operação dos novos radares, a Emdec assinou um aditamento de seis meses de contrato com a empresa responsável pela gestão dos 126 equipamentos de velocidade e semáforos. No começo de junho, o novo edital, que prevê a operação de 144 equipamentos — 18 a mais do que o município possui atualmente —, foi homologado, mas ele ainda passará pelos ritos burocráticos antes do contrato ser assinado. 

A previsão é de que, até o final deste ano, os novos equipamentos comecem a ser instalados. 
Após a assinatura e emissão da ordem de serviço, os vencedores do edital terão até quatro meses para fazer a instalação completa dos equipamentos. A Emdec garante que ruas e avenidas não ficarão descobertas de fiscalização, apesar do cronograma escalonado. 

Por questões burocráticas, a Administração informou que não é possível determinar uma data exata de quando os outros novos equipamentos estarão funcionando.

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