DE OLHO NO TRÂNSITO

Radar entra em operação na estação BRT Morumbi

Medida foi tomada após a Emdec detectar vários sinais de desrespeito à sinalização na região por parte dos motoristas

Da Redação
01/08/2023 às 08:56.
Atualizado em 01/08/2023 às 08:56
Do outro lado da avenida, uma faixa avisa os motoristas sobre o início da operação do radar (Kamá Ribeiro)

Do outro lado da avenida, uma faixa avisa os motoristas sobre o início da operação do radar (Kamá Ribeiro)

A partir desta terça-feira, dia 1º de agosto, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) coloca em operação um novo radar de velocidade na cidade, localizado na avenida Ruy Rodrigues, próximo à estação Morumbi do BRT, no sentido Centro-bairro. Essa medida foi tomada após um levantamento técnico da Emdec apontar desrespeito à sinalização na região, especialmente no semáforo com foco para pedestres, que é acionado por botoeira.

Com a instalação desse equipamento, a avenida Ruy Rodrigues passará a contar com seis pontos de fiscalização, sendo quatro de avanço (avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestres e velocidade acima da permitida) e dois fixos (velocidade).

De acordo com a assessoria de imprensa, apenas até o dia 25 de julho, já foram registradas 3.118 ocorrências de velocidade acima do limite permitido na região, principalmente por motociclistas que desrespeitam o sinal vermelho e ocultam a placa com as mãos para evitar a identificação do veículo.

Essa área próxima à rodovia dos Bandeirantes é bastante movimentada, com a presença de uma escola para jovens e um centro universitário, além do fluxo natural de pessoas do entorno e da circulação da linha do BRT Ouro Verde.

Há quatro faixas para veículos no local, além da faixa exclusiva para o BRT Ouro Verde, que futuramente terá ponto de parada na estação Morumbi. No entanto, o terreno apresenta um declive acentuado e uma curva, o que reduz a visibilidade para menos de 50 metros para os veículos que se aproximam do local de travessia de pedestres, partindo da cabeceira da ponte sobre o rio Capivari.

A instalação do novo radar está diretamente relacionada à segurança viária e à necessidade de equilibrar a velocidade com a distância necessária para uma frenagem completa. A uma velocidade de 60 km/h, um motorista leva cerca de 29 metros para reagir e mais 33 metros para parar completamente após acionar os freios, totalizando 62 metros. Isso significa que o veículo ultrapassaria o espaço de 50 metros e potencialmente colocaria em risco a travessia de pedestres.

Ao reduzir a velocidade para 50 km/h, a distância de reação do condutor é de 21 metros, somando-se mais 21 metros para a frenagem completa, totalizando 42 metros. Nesse caso, o veículo não atingiria a área de travessia. Já a 40 km/h, a distância necessária para parar o veículo é de 26 metros, sendo 14 metros para a reação do condutor e mais 12 metros para a frenagem completa. É importante ressaltar que as distâncias percorridas e a reação do condutor podem variar de acordo com o tipo de superfície da via, as condições climáticas, a idade do condutor e o estado do veículo. Essas informações foram fornecidas pela Emdec.

O percurso para a travessia de pedestres tem 24 metros de comprimento, e na região, há outro equipamento de fiscalização localizado adiante, próximo à passagem por baixo da rodovia dos Bandeirantes.

Para alertar os condutores sobre o novo radar, a Emdec colocou faixas na região, informando o início da operação do equipamento. Além disso, a sinalização de trânsito foi revitalizada, e os radares estão aferidos e homologados pelo órgão competente.

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