TEMPORADA DE CHUVAS

Quiosques da Lagoa do Taquaral festejam reabertura da área externa

Desde 3 de fevereiro, espaço esteve completamente fechado ao público

Da Redação
10/03/2023 às 09:43.
Atualizado em 10/03/2023 às 09:43
Quiosques na área externa da Lagoa do Taquaral: reabertura total deve acontecer somente em maio (Kamá Ribeiro)

Quiosques na área externa da Lagoa do Taquaral: reabertura total deve acontecer somente em maio (Kamá Ribeiro)

A reabertura dos quiosques na área externa da Lagoa do Taquaral, no último sábado, foi festejada pelos comerciantes e frequentadores do parque. O espaço estava fechado para o trânsito de veículos, pedestres e ciclistas, desde 3 de fevereiro, dez dias após a queda de eucalipto que matou a menina Isabela Firmino Tiburcio de 7 anos.

Os comerciantes comemoraram a reabertura dos quiosques, praticamente há um mês fechados, com boas expectativas, mas com certa preocupação. Para a proprietária de um desses estabelecimentos, Samira Garcia da Abelha Hot-Dog, que está há 43 anos no local, a abertura da parte externa é importante e com a reabertura interna será muito mais.

"Especificamente para nós, que trabalhamos com alimentação com foco em lanches, a abertura interna da Lagoa significa o retorno das famílias que consomem os nossos produtos. Na parte externa, as movimentações principais são de pessoas que praticam atividades físicas, e basicamente se hidratam com águas e sucos".

Outro comerciante do local, Rafael Obata, proprietário da Banca de Jornal da Lagoa, a movimentação do final de semana foi boa, mas pode e deve melhorar com a abertura interna do parque. "Foi importante o retorno, estávamos há um tempo fechados. Tivemos que repensar uma nova forma de atuação nesse período. Fizemos várias vendas por whatsapp e passamos a realizar entregas diretas para as casas dos clientes", disse Obata.

Para o funcionário Gilberto Torres, dos Sucos da Lagoa, o aumento da movimentação vai ocorrer sempre com uma ampla divulgação. "Muitas pessoas que passam por aqui, ainda estão com dúvidas sobre a abertura. Não sabem se podem ou não estacionarem seus carros, motos ou bicicletas".

Os pedestres também festejaram a abertura das pistas externas para atividades físicas. Para Cristiano Dutra, a Lagoa é o ponto principal de lazer da cidade. "O fechamento do Taquaral, deixou uma tristeza enorme em quem utiliza esse espaço. Estamos acostumados com o ambiente verde e o convívio com outras pessoas. A Lagoa é a alma da cidade e sem alma a cidade se torna morta".

Um dos funcionários do quiosque Coco da Lagoa, Lindomar Batista, lamenta a perda de alimentos durante o período de fechamento. "Jogamos fora, um contêiner de cocos, um desperdício. Uma tristeza" lamentou. Para a frequentadora Claudia Marques, que há dez anos se exercita no parque, desde quando chegou a Campinas, vinda do interior de Minas, não vê a hora de retornar com a família. "A Lagoa sempre foi o local preferido dos meus filhos, estamos contando os dias para a reabertura interna e retornamos de vez".

A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura Municipal de Campinas, responsável pela administração do local, ainda não definiu a data de retorno das atividades internas da Lagoa, mas acredita que deve ocorrer somente no início de maio.

Os quiosques da área externa do parque permanecem abertos todos os dias da semana e aos domingos, a população já pode contar com o espaço da pista interna da Avenida Dr. Heitor Penteado liberada para a prática de atividades esportivas e recreativas e fechada para o tráfego de veículos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por