Obra de estrutura de concreto armado e estais em cabos de aço integra o conjunto do BRT
Previsto para ser inaugurado em junho deste ano, o primeiro viaduto estaiado de Campinas está com 99,57% das obras concluídas. A estrutura deverá ser entregue no primeiro trimestre de 2020, juntamente com a inauguração de todo o complexo ao redor da Estação Rodoviária, onde o viaduto está inserido, no bairro do Botafogo. A informação foi divulgada ontem pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). A estrutura do viaduto, feita em concreto armado e estais em cabos de aço, integra o conjunto de obras de implantação dos corredores do BRT. O novo elevado está sendo erguido para ligar a Estação Rodoviária ao trecho 1 do Corredor Campo Grande, passando sobre a Avenida Barão de Itapura e sobre a alça de saída dos terminais Rodoviário e Metropolitano. Ao todo, a ponte terá 118 metros de extensão por 12,8 metros de largura e cerca de 40 metros de altura total (do chão até o final do mastro principal). Para aguentar todo esse peso, 36 cabos (estais) serão conectados ao mastro de concreto. A estrutura ainda será formada por duas faixas de rolamento e passeio operacional em ambos os lados, destinado à manutenção dos veículos do BRT. Toda a iluminação será composta em LED e o método construtivo está sendo feito em concreto armado e protendido. Chama-se de protensão, a técnica utilizada para aumentar a resistência do concreto, que consiste em, basicamente, dar tensão aos cabos de aço antes da cura do concreto. Estação Rodoviária A Estação Rodoviária está sendo construída entre as vias Barão de Itapura e Doutor Mascarenhas e servirá como um ponto estratégico de integração com as linhas de ônibus do sistema convencional do Corredor Campo Grande. Segundo a Emdec, os viadutos permitirão o acesso dos ônibus do BRT vindos do Terminal Mercado até a Estação Rodoviária, assim como o acesso da Rua Marquês de Três Rios até a Avenida Governador Pedro de Toledo e ao Terminal Rodoviário. Por se tratar de um complexo, a obra engloba três viadutos, já contando com o estaiado; e mais três estações, sendo uma reservada para linhas alimentadoras; e duas estações para os ônibus do sistema BRT. Ao todo, os três viadutos encontram-se com 97,79% das obras executadas. BRT A obra viária envolve a construção de três corredores: Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral. Serão 36,6 quilômetros de corredores, com custo total de R$ 451,5 milhões e previsão de entrega para o segundo trimestre de 2020. Segundo progressões da Emdec, o BRT deverá atender diretamente, 450 mil pessoas, residentes nos distritos do Ouro Verde e Campo Grande. Trata-se de um número que representa mais de um terço da população da cidade. As obras do viaduto estaiado e da nova Estação Rodoviária estão inseridas dentro do Lote 1 do BRT. Este lote compreende o trecho 1 do Corredor Campo Grande, que liga a região central da cidade até a Vila Aurocan, com extensão de 4,3 km; além de todo corredor perimetral, com 4,1 km. O valor total da construção desse trecho especifico é de R$ 88,9 milhões. Raio X Viaduto estaiado em números- 118 metros de extensão- 12,8 metros de largura- 40 metros de altura- 2 pistas de rolamento- 36 cabos (estais) conectados ao mastro