Cerimônia de assinatura do acordo entre a Prefeitura e a PUC-Campinas: pesquisas gerarão dados que ajudarão a orientar a definição de políticas públicas (Prefeitura Municipal de Campinas/Eduardo Lopes)
A Prefeitura de Campinas e a Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas firmaram um acordo de cooperação para o desenvolvimento de projetos acadêmicos para subsidiar o planejamento de secretarias municipais. O Projeto de Extensão será realizado pelo Observatório PUC-Campinas, que desenvolve pesquisas em diversas áreas, como social, emprego, cesta básica, exportação e outras. O acordo foi assinado pelo prefeito Dário Saadi (Republicanos); o reitor da PUC-Campinas, Germano Rigacci Júnior, e a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi.
O objetivo é unir esforços para fazer um diagnóstico da realidade social do município que sirva para a gestão das políticas públicas da cidade, além de promover a aproximação dos estudantes da universidade vinculados aos projetos de extensão com as temáticas regionais. "O Observatório poderá oferecer dados analisados que ajudem nas decisões nas diversas instâncias da gestão municipal. É importante articular os macrodados, que são públicos, produzidos por várias instituições do país, com os microdados da região e realizar uma análise técnica, apoiada em referenciais acadêmicos", disse Rigacci Jr.
"Quando o gestor não tem uma análise mais aprofundada dos dados, muitas vezes a decisão é tomada às cegas", afirmou Saadi. "Temos muitas parcerias em andamento com a PUC e esse acordo com o Observatório, que já é referência em Campinas em análises e levantamentos de dados confiáveis, será fundamental", completou.
A parceria prevê que o órgão da universidade entregará informativos mensais com foco municipal e dados sobre atividades produtivas e mercado de trabalho. Também serão produzidos dois relatórios anuais sobre a atividade econômica nos últimos dez anos e sobre as atividades de serviço. Os levantamentos do Observatório PUC-Campinas são desenvolvidos com base na leitura, sistematização e análise de dados publicados ou disponibilizados por diversas organizações públicas e privadas. O órgão foi criado em 2018 e tem natureza acadêmica.
A secretária Adriana Flosi destacou que a universidade e as pastas de Desenvolvimento Econômico e Justiça trabalharam para a concretização do acordo. Ela ressaltou ainda que a excelência do trabalho feito pelo Observatório motivou a busca pela parceria. O secretário municipal de Justiça, Peter Panutto, que também é professor da PUC-Campinas e participou da formalização da colaboração, disse que o Observatório fornecerá assessoramento técnico, ao mesmo tempo em que terá acesso a uma rica base de dados.