NEW CONTENT RAC

PUC-Campinas assina convênio de projeto de moradia para idosos

Protótipo deverá ser construído no Campus I junto à sede do Vitalità

19/09/2022 às 14:23.
Atualizado em 19/09/2022 às 14:23

Convênio, assinado na Universidade, prevê a criação de um modelo referência para moradias de idosos (Divulgação: PUC-Campinas)

A PUC-Campinas assinou no dia 1º de setembro um convênio com a construtora Bild & Vitta Desenvolvimento Imobiliário. O objetivo é construir no Campus I um protótipo de unidade habitacional voltada especialmente para atender às necessidades de idosos. A iniciativa servirá de apoio a um projeto desenvolvido dentro da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade que busca criar um modelo de referência para habitação da longevidade. 

O projeto “Habitar 60+: Modelo de Referência Para Habitação da Longevidade” é coordenado pelo Prof. Me. Caio de Souza Ferreira, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

A cooperação técnica entre a empresa e a Universidade devem começar com estudos em fontes primárias e secundárias para elaboração de modelo simulado de moradia.

Durante todo o segundo semestre técnicos e especialistas das duas partes devem fazer a socialização de materiais, dados e informações internas dos estudos desenvolvidos por ambos para a elaboração do modelo simulado de moradia para pré-teste no processo de pesquisa.

O projeto também terá a participação e dos alunos e especialistas. Em dezembro deverá ser apresentado o esboço do protótipo de moradia para início da construção.

O evento contou com a participação do Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, do Vice-Reitor Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, o Pró-Reitor de Extensão Prof. Dr. Rogério Bazi, o Prof. Caio Ferreira e os sócios da empresa nos empreendimentos em Campinas, Marlon Vitorino Gonsales e Alex Terras Barbalho.

“Tanto a empresa quanto a Universidade estão saindo na frente na busca dessa criação de moradias que tragam conforto e segurança para esse público 60+, que está crescendo e será maioria da nossa população a partir de 2040”, disse o Reitor.

“A participação de uma grande construtora com a Bild mostra também o interesse do mercado imobiliário em oferecer produtos de qualidade para esse público, que está crescendo cada vez mais no Brasil e em todo o mundo”, disse o professor Caio.

O protótipo deverá ser construído em 2023 em uma área junta à sede do Vitalità, o Centro de Envelhecimento e Longevidade da PUC-Campinas. O centro desenvolve cursos, oficinas, atividades culturais, profissionalizantes e de empreendedorismo, voltados ao público 60+. Também estimula o desenvolvimento de pesquisas voltadas às necessidades de idosos.

A proposta, futuramente, é que esse tipo de moradia para essa população faça parte de condomínios de convívio e de rede solidária. Para auxiliar na elaboração do projeto, a Universidade e a construtora parceira esperam contar com a colaboração dos mais de 800 cadastrados nos cursos e oficinas do Vitalità.

A ideia é que esse público 60+ que já participa de atividades da PUC-Campinas possam dar suas ideias e sugestões de como seria uma moradia ideal para suas necessidades.

“Sabemos das necessidades básicas dessas pessoas, como a facilidade para mobilidade e adaptação dos espaços físicos. Mas queremos saber o que eles realmente desejam para ter um lar onde se sintam bem. Será que eles querem um condomínio só com idosos? Ou preferem conviver também com pessoas mais jovens e crianças? Querem locais mais sossegados ou com maior movimentação? Esses participantes das atividades da Universidade nos ajudarão a encontrar essas respostas”, disse Marion Vitorino Gonzales, um dos sócios da Bild nos empreendimentos em Campinas.

Vitalità tem inscrições abertas para oficinas de setembro

O Vitalità – Centro de Envelhecimento e Longevidade da PUC-Campinas – está com inscrições abertas para as oficinas de setembro, voltadas para o público idoso. São opções que abrangem diversos temas e contemplam desde capacitações profissionais até mesmo oficinas que trabalham a vida saudável. O Centro foi fundamental para que a PUC-Campinas fosse a primeira universidade na América do Sul a receber o selo de Amiga do Idoso, credenciada junto à Age-Friendly University (AFU) Global Network.

Voluntários do Vitalità e idosos participam de oficina de fotografia (Divulgação: PUC-Campinas)

Para este segundo semestre, as opções oferecidas são: Empreendedorismo, Direito do Idoso, Longevidade Digital, EnvelheSER Saudável – Exercício Físico e Saúde, EnvelheSER Saudável - Orientações e Práticas Interdisciplinares, Clube da Leitura e Canto e Encanto.

Ao longo do semestre, outras opções serão lançadas na página do Vitalità, no Portal da PUC-Campinas

As oficinas são abertas para o público não só de Campinas, mas de toda a região. Só no primeiro semestre deste ano, foram ao todo 20 oficinas: 9 delas remotas e 11 presenciais. As atividades reuniram 423 idosos das cidades de Campinas, Valinhos, Paulínia, Hortolândia, Indaiatuba, Sumaré, Americana, Jaguariúna, Vinhedo, Santa Bárbara d’Oeste e Holambra.

Para saber os dias de práticas e realizar a inscrição, basta acessar a página do Vitalità (https://www.puc-campinas.edu.br/vitalita/). Na página, o usuário poderá encontrar todas as oficinas oferecidas e realizar a inscrição de forma gratuita.

CONFIRA ABAIXO AS OFICINAS E HORÁRIOS:

✔ Empreendedorismo:

Segunda-feira das 13h às 15h (Campus I)

Quarta-feira das 13h às 17h (Campus II)

✔ Direito do Idoso:

Segunda-feira das 15h às 16h30 (Campus I)

✔ Longevidade Digital:

Segunda-feira das 15h às 16h30 (Campus I)

Quarta-feira das 08h30 às 10h (Campus I)

Sexta-feira das 13h às 14h30 (Campus I)

Terça-feira das 13h às 14h30 (Campus II)

✔ EnvelheSER Saudável - Exercício Físico e Saúde:

Segunda-feira das 17h às 18h (Campus I)

Terça-feira das 08h30 às 09h30 (Campus I)

Quarta-feira das 17h às 18h (Campus I)

✔  EnvelheSER Saudável - Orientações e Práticas Interdisciplinares:

Terça-feira das 15h às 16h30 (Campus I)

✔ Clube da Leitura:

Sexta-feira das 15h às 16h30 (Campus I)

✔ Canto e Encanto:

Quarta-feira das 10h30 às 11h45 (Campus I)

Grupo de investidores norte-americanos realiza visita técnica à PUC-Campinas

A PUC-Campinas recebeu a visita do coronel aposentado do Exército Norte Americano e CEO da Virtech Bio Dallas Hack e de investidores da Securitas Bioscience e da MedVenture. A reunião tem por objetivo firmar uma parceria entre o grupo e a Universidade para pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias para o mercado global. 

Participaram do encontro o cofundador e diretor-executivo da Securitas, Matias Vidal; o diretor financeiro da MedVenture e da Securitas, Augusto Carvalho; o diretor científico da Securitas, Julian Maggini e os fundadores da MedVenture, Carlos Ballarati e Aby McMillan. 

O grupo foi recebido no Espaço Mescla pela Gerente de Inovação da PUC-Campinas, Diane Teo de Moraes, e pelo Diretor do Centro de Ciências da Vida, Prof. Dr. José Gonzaga Teixeira de Camargo. Eles puderam conhecer as dependências da Universidade e toda a estrutura oferecida em tecnologia e inovação. 

No Espaço Mescla, o grupo pode conhecer duas startups que participam do CRIA – Programa de Aceleração de Startups da PUC-Campinas, em parceria com a Venture Hub. Os integrantes das startups Umagine (que desenvolve projeto inovador de autenticação de produtos), e da MoveKart (que desenvolve tecnologia voltada à mobilidade autônoma e segura de deficientes), aproveitaram a oportunidade e fizeram um pitch para os investidores. 

“A empresa está buscando uma parceria para desenvolver um produto para uma área específica. A ideia é que a PUC-Campinas, junto com eles, desenvolva o produto não só para o mercado brasileiro mas para toda a América Latina”, adiantou Aby McMillan, da MedVenture. 

Investidores e representantes da PUC-Campinas iniciam parceria (Divulgação: PUC-Campinas)

“A parceria com a Virtech Bio representa avanços importantes para a área da saúde, com tecnologia e desenvolvimento de soluções que salvam vidas”, afirmou a Gerente de Inovação da PUC-Campinas, Diane Teo de Moraes. 

Após a visita ao Campus I, o grupo seguiu para a agenda no Campus II da Universidade. Professores e pesquisadores do Centro de Ciências da Vida (CCV), do Campus II, devem se reunir futuramente com pesquisadores da Virtech para discutir mais detalhes desse produto e a implantação do projeto na Universidade.

Projeto Girassóis promove lives para discutir o tema do suicídio

O Projeto Girassóis, promovido pela PUC-Campinas, realizará uma série de lives neste mês de setembro tendo como tema a prevenção ao suicídio. Os interessados em participar poderão se inscrever pela internet e participar das transmissões que serão realizadas por meio da plataforma Teams.

Para participar basta entrar na área de eventos do site da Universidade no link https://www.puc-campinas.edu.br/eventos.

Desde 2015, durante o mês de setembro, são realizadas no Brasil uma série de atividades e ações de conscientização, de modo a aproximar este tema do cotidiano dos diferentes grupos sociais e diminuir o estigma, proporcionando visibilidade a iniciativas bem-sucedidas de prevenção do comportamento suicida e da promoção da saúde mental.

A equipe do “Projeto Girassóis” participa dessas atividades desenvolvendo um evento junto ao público-alvo que promove uma reflexão necessária e que oportunize o debate sobre iniciativas e ações de impacto social acerca do tema.

A “3ª (A)live: Por que ainda é preciso falar sobre prevenção do suicídio?” terá como tema a “Campanha Setembro Amarelo de Prevenção do Comportamento Suicida”

Elas serão realizadas de 26 a 30/09/2022 nos seguintes horários:

Segunda (26): 14h-16h

Terça (27): 17h-19h

Quarta (28): 17h-19h

Quinta (29): 17h-19h

Sexta (30): 14h-16h

  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por