Novo modelo de ingresso é destinado aos alunos da rede pública estadual
Inscrições para o vestibular da Unicamp foram abertas ontem, exclusivamente pela internet, e serão encerradas no dia 31 de agosto (Divulgação)
O Conselho Universitário da Unicamp (Consu) se reúne nesta terça-feira (1º) para aprovar a inclusão de 325 vagas no Vestibular 2024, por meio do Provão Paulista, para alunos provenientes do ensino médio das escolas estaduais. Com isso, as vagas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) serão reduzidas de 639 para 314.
O Provão Paulista é o novo modelo de seleção para ingressar nas universidades estaduais de São Paulo, desenvolvido pelos reitores da USP, Unicamp e Unesp. A meta é oferecer mais uma opção aos alunos da rede estadual para o ingresso nas universidades públicas.
O número de vagas destinadas ao Provão Paulista foi antecipado durante a entrevista coletiva que anunciou o início das inscrições, que foram abertas ontem e vão até o dia 31 de agosto, para o vestibular deste ano.
“O Provão Paulista, uma novidade em implantação, traz algumas contribuições importantes, como a chance de termos acesso a estudantes do ensino público médio do Estado de São Paulo, cerca de 400 mil que serão submetidos a essa avaliação. É, portanto, uma capilaridade que o Enem ainda não consegue ter em São Paulo”, destacou o reitor da Unicamp.
No processo de seleção via Provão Paulista, na perspectiva do reitor, as universidades estaduais poderão ter uma influência maior sobre a formação do ensino médio da rede pública em todo o Estado.
Das 3.340 vagas regulares para ingresso na Universidade, o Vestibular 2024 oferece 2.540 vagas, distribuídas em 69 opções de cursos. A taxa de inscrição é a mesma do ano anterior, R$ 192,00, e poderá ser paga até o dia 8 de setembro. É possível selecionar até duas opções de cursos, desde que da mesma área.
A primeira fase do Vestibular Unicamp 2024 será realizada no dia 29 de outubro de 2023, e a segunda fase acontecerá nos dias 3 e 4 de dezembro de 2023. Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (com envio de vídeos pela internet, entre 18 e 29 de setembro).
Para os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), as provas de Habilidades Específicas ocorrerão em dezembro, entre os dias 7 e 9. O edital com as normas do Vestibular Unicamp 2024 já está disponível no site da Comvest.
MUDANÇAS
Na primeira fase, passam a ser aplicadas, pela primeira vez, seis questões de Sociologia e de Filosofia, sendo três de cada disciplina. Já o número de questões das disciplinas de Biologia, Física, Química, História, Geografia e Inglês será reduzido de 8 para 7 em cada uma.
O número de questões de Língua Portuguesa/Literaturas e de Matemática não será alterado, permanecendo 12 de cada disciplina.
“O intuito foi ter maior, explicitamente na prova, um equilíbrio entre Ciências da Natureza e a presença de Filosofia e Sociologia. Reforça também a característica do nosso vestibular, de propor uma reflexão e uma leitura crítica e questionadora a respeito das grandes questões do mundo contemporâneo”, explicou o diretor da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Unicamp, José Alves de Freitas Neto.
Já na segunda fase, haverá alteração nas questões do segundo dia de provas: os candidatos aos cursos de carreiras de Humanas/ Artes e de Biológicas/Saúde farão menos questões de Matemática, que passam de seis para quatro. Haverá a inclusão de duas questões de Filosofia/Sociologia para a área de Humanas e de mais duas questões de Biologia para a área de Biológicas. Não haverá mudanças no primeiro dia de provas da segunda fase.
A quantidade total de questões, tanto na primeira fase como na segunda fase, não será alterada, mantendo-se 72 questões de múltipla escolha na primeira etapa e um total de 30 na segunda fase, além de uma redação.
ISENÇÃO
Neste ano, 9.888 estudantes foram beneficiados com a isenção da taxa de inscrição, que valerá tanto para o Vestibular Unicamp 2024 como para a modalidade Enem-Unicamp 2024. Esse foi o segundo ano consecutivo com a maior número de isentos, que comprovam uma situação socioeconômica com renda de até 1,5 salário mínimo.
Os candidatos contemplados deverão acessar um formulário específico e usar o código de isenção para efetuar a inscrição sem gerar boleto.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 31 de agosto exclusivamente pela internet, em formulário disponível na página eletrônica da Comvest: www.comvest.unicamp.br/vestibular-2024.