aniversário de valinhos

Prosperidade em evolução

O primeiro marco foi a concessão de uma sesmaria para Alexandre Simões Vieira, em 2 de dezembro de 1732, outorgada pelo presidente da província de SP

Da Agência Anhanguera
28/05/2018 às 12:16.
Atualizado em 28/04/2022 às 10:19
Figueira majestosa garante sombra em bairro de Valinhos: cidade é o lar para mais de 124 mil pessoas (Dominique Torquato/PMV)

Figueira majestosa garante sombra em bairro de Valinhos: cidade é o lar para mais de 124 mil pessoas (Dominique Torquato/PMV)

Valinhos completa 122 anos hoje, celebrando mais um ciclo de uma história iniciada no período marcado pela colonização portuguesa no País — época em que ainda era distrito de Campinas —, quando as riquezas locais eram extraídas e enviadas à nação europeia. Dois acontecimentos referenciam o surgimento da cidade. O primeiro marco foi a concessão de uma sesmaria para Alexandre Simões Vieira, em 2 de dezembro de 1732, outorgada pelo presidente da província de São Paulo, Antonio Luiz de Távora. O emblemático personagem abriu uma nova rota de Jundiaí aos Goiazes, tendo como ponto de parada um ribeirão intitulado Pinheiros. Nos dias atuais, a área abriga o bairro Capuava. O período marca grandes transformações na região, que deixou de ser uma economia de subsistência para se sustentar da cultura da cana de açúcar. Posteriormente, no início do século 19, ocorre outra metamorfose, momento em que as grandes fazendas optaram por investir no café, fruto que se adaptou bem ao território. A partir daí, o desenvolvimento da infraestrutura da região decolou com melhorias no transporte, por exemplo, que incluíram, entre outros, a instituição da Companhia Paulista de Estradas de Ferro. A prosperidade fez a pequena vila de Valinhos ser alçada à categoria de Distrito da Paz, em 28 de maio de 1896. O crescimento e estruturação foram gradativos, até que em 30 de dezembro de 1953, o governo do Estado promulgou a lei 2.2456, criando o município de Valinhos. No ano seguinte, em 3 de outubro, aconteceu a primeira eleição, que nomeou Jerônymo Alves Correa o primeiro prefeito. A cidade foi oficialmente situada em 1º de janeiro de 1955, quando o mesmo tomou posse. Além de ser conhecida como a Capital do Figo Roxo, a cidade, com forte influência de imigrantes italianos, orgulha-se, entre outros pontos, de ser a terra natal de Adoniran Barbosa, um dos artistas mais conceituados e importantes da cultura nacional, que fez história no samba, tendo composto, por exemplo, a música Trem das Onze. Atualmente, Valinhos pode ser chamada de lar por 124.024 brasileiros, segundo estimava populacional feita em 2017 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os valinhenses — por nascimento ou não — desfrutam de uma das cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) que tem alto grau de aprovação em termos da qualidade de vida, de acordo com pesquisa realizada no último ano pelos Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos (Indsat).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por