CONSUMO

Promoções da Black Friday não emplacam na periferia de Campinas

Estratégia de venda importada dos EUA é pouco usada nas lojas do Ouro Verde

Henrique Oliveira/ [email protected]
18/11/2022 às 08:54.
Atualizado em 18/11/2022 às 10:14
Black Friday é pouco utilizada nas lojas do shopping center do centro do Distrito do Ouro Verde (Gustavo Tilio)

Black Friday é pouco utilizada nas lojas do shopping center do centro do Distrito do Ouro Verde (Gustavo Tilio)

Distantes cerca de 10 quilômetros do Centro de Campinas, alguns comerciantes do distrito do Ouro Verde não estão nem um pouco animados com a proximidade da Black Friday. Na principal rua do comércio do distrito - a Avenida Suaçuna - poucas lojas exibem propagandas utilizando a data que surgiu nos Estados Unidos e visa a aumentar as vendas com descontos em vários produtos. Para alguns comerciantes, os consumidores procuram adquirir bens duráveis, como eletrônicos e celulares - que são mais difíceis de encontrar no distrito -, para outros, a ideia é aproveitar a primeira parcela do 13˚ salário e aumentar as vendas na data incorporada no Brasil em 2010.

Paulo César Ferreira é um dos comerciantes que não irão aderir ao dia de promoções. Proprietário de uma loja de roupas masculinas, femininas e infantis na Avenida Suaçuna, ele alega que a maior procura nesta data é por eletrônicos, como celulares e computadores. Já há alguns anos, Ferreira optou por não decorar a sua loja e fazer promoções por dois motivos: por conta dos seus produtos terem um menor valor agregado e por ter experiência de que em outros anos não houve um aumento significativo nas vendas. "Eu vendo ainda mais depois da data. O valor de meus produtos é menor, por isso optei em não realizar a decoração", diz Ferreira lembrando que em anos anteriores decorou sua loja e as vendas foram até menores que em dias ditos normais.

Ferreira também acredita que no Black Friday a procura por lojas no centro de Campinas é ainda maior. "Acredito que esta data o consumidor procura mais eletrônico e vão mais para o centro. Então eu acho desnecessário aderir", pontua.

Em uma outra loja, agora de móveis de madeira na Avenida Ruy Rodrigues, o vendedor alegou que não é da filosofia do proprietário realizar promoções exclusivas para esta data. Ele prefere fazer promoções durante o ano e em datas especiais como Natal.

Diferente dos comerciantes do centro comercial do Ouro Verde, no bairro Jardim Aeroporto a expectativa é grande em lucrar. O cartaz na frente da loja anuncia 15% de desconto em todos os produtos, que vão desde camisetas, bonés para o público jovem até camisetas da Seleção Brasileira. Mesmo contratada há pouco mais de um mês, a vendedora Layana Oliveira prepara a vitrine da loja para aguçar a vontade dos clientes em comprar.

No mesmo centro comercial, uma rede de lojas de calçados e acessórios adotou a estratégia de marketing da rede e deixou cartazes por todas as gôndolas anunciando descontos para todo o mês. Mesmo que o Black Friday seja no dia 25, o gerente Willyelson de Jesus Ferreira acredita que terá um crescimento nas vendas - no comparativo com a mesma data em 2021 - de 15%. Ele acredita que divulgando os descontos em sapatos e tênis, além de expor seus calçados na frente da loja, possa atrair mais clientes.

Centro

Ainda a uma semana do dia de promoções, algumas lojas do centro de Campinas já anunciam descontos em seus produtos. O termo na língua inglesa 'Black Friday' está estampado em vários comércios da Rua 13 de Maio tentando seduzir os clientes com promoções e vantagens.

Os comerciantes da Rua 13 de Maio no Centro de Campinas apostam todas as suas estratégias para vender mais neste dia de promoções especiais com descontos (Gustavo Tilio)

Os comerciantes da Rua 13 de Maio no Centro de Campinas apostam todas as suas estratégias para vender mais neste dia de promoções especiais com descontos (Gustavo Tilio)

Em uma loja especializada em tênis esportivos, o cartaz anuncia que ali se pratica até 50% de descontos em seus produtos. Cartazes e decoração com balões serão uma das táticas que a loja utilizará para chamar a atenção de seus tênis de diversas marcas e modelos a partir da segundafeira, 21. Uma das estratégias de propaganda adotadas pela loja é o de fazer anúncios em suas redes sociais. O vendedor Bruno Henrique Martins diz que este modelo vem gerando bons resultados.

Também visando a maiores ganhos neste período, o vendedor que também recebe comissão pelas vendas, diz que esta data ajuda no complemento de sua renda. "Estou bastante animado. Fazer muitas vendas é bom para o pessoal e bom para a gente também, né?".

Em uma loja que comercializa móveis e colchões, em frente à Catedral Metropolitana, a idéia é explorar em várias frentes a possibilidade de aumentar as vendas. O gerente José Antônio de Lima já começou a estampar em seus móveis em exposição o comparativo de preços, enaltecendo os descontos programados para o Black Friday. O gestor da loja diz que durante a próxima semana a contratação de carros de som e locutor na porta da loja serão os atrativos que ele apostará para tentar chegar à meta de crescimento de 20%. "Nós acreditamos que chegaremos num aumento de vendas em 20% em comparação com 2021".

sa não acredita que os descontos sejam tão grandes como anuncia o comércio. "Eu acho que durante o ano a gente consegue achar preços melhores que até a Black Friday". Barbosa, diz que pesquisa muito antes de comprar. Adepto às compras online, Matheus considera que em lojas virtuais os preços podem ser mais atrativos, mas ele também coloca na balança o tempo de entrega destes produtos. Assim, as vezes, ele opta por comprar na loja física.

A Associação Comercial e Industrial de Campinas, Acic, espera, neste ano, um aumento das vendas em 21,24% em comparação a 2021. A previsão é a de que Campinas e região movimente cerca de R$ 988 milhões neste período de Black Friday tanto em lojas físicas quanto online.

DICAS PARA NÃO SER PASSADO PARA TRÁS

Já pesquisou o valor do produto antes de comprar? Recebeu um produto diferente do que comprou? A Fundação Procon - São Paulo dá dicas para que você não seja passado para trás nas compras de Black Friday.

✔ “Tudo pela metade do dobro”: Esta frase é comum na boca dos consumidores quando chega a Black Friday. Muitas empresas praticam a fraude promocional, anunciando descontos que não existem. Por isso, o consumidor deve monitorar os preços dias antes do dia da Black Friday. Anote a faixa de preços e veja a oscilação que por ventura possa ter.

✔ “Quando a esmola é demais...”: Sempre desconfie de preços muito baixos apesar do dia de promoções no Brasil. O consumidor quando adquirir o produto deverá verificar o seu funcionamento e também a qualidade do que comprou. Há relatos de empresas venderem produtos com defeitos muito abaixo do preço praticado pelo mercado.

✔ “Fique atento às letrinhas”: A cada compra o consumidor deve ficar atento à aquelas letrinhas que ficam sempre abaixo do anúncio. Mesmo que pequenas, elas podem revelar muita coisa. As vezes, empresas praticam a divulgação do produto condicionado à algo como compras sem direito à troca e a devolução. Por isso, exija e guarde sempre a nota fiscal.

✔ Cuidado com seus dados pessoais e bancários: Nunca coloque seus dados bancários e pessoais em qualquer site de vendas online. Desconfie sempre! Busque os sites mais conhecidos e busque informações sobre eles. Muitos criminosos se utilizam desta época para aplicar seus golpes, então por isso, busque a autenticidade das lojas online e busque as maiores do ramo.

✔ Antes de comprar, confira o preço: Muitas vezes você conseguirá aquele desconto que precisa. Mas quando vai finalizar a compra, o preço do frete é maior que o próprio produto. Por isso, antes de finalizar a compra, verifique o preço final do produto. Taxas de envio dependem muito do peso e até da distância de envio.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por