NEW CONTENT RAC

Projetos de Extensão da PUC-Campinas beneficiam comunidade externa

Professores, pesquisadores e estudantes aplicam na sociedade os conhecimentos produzidos pela Universidade

Do Correio Popular
09/07/2022 às 20:42.
Atualizado em 10/07/2022 às 10:17
Observatório PUC-Campinas apresenta estudo sobre a Região Metropolitana de Campinas (Divulgação)

Observatório PUC-Campinas apresenta estudo sobre a Região Metropolitana de Campinas (Divulgação)

Os projetos de Extensão da PUC-Campinas coordenados por professores de diversos cursos, com a participação de estudantes bolsistas e voluntários, beneficiaram direta e indiretamente cerca de 1,1 milhão de pessoas em 2021. Eles são voltados para auxiliar a comunidade e utilizam os conhecimentos produzidos pela Universidade para o benefício da população. 

A Pró-Reitoria de Extensão também promove uma série de cursos, oficinas, palestras e eventos para a comunidade externa, além do projeto Vitalità, o Centro de Envelhecimento e Longevidade voltado para o público 60+.

Entres os trabalhos desenvolvidos, há alguns para famílias de presidiários, idosos, pessoas com problemas de mobilidade ou de acessibilidade, jovens e mulheres da periferia, pessoas com síndrome de Down e outros grupos. Também são realizados estudos que auxiliam o planejamento e desenvolvimento de municípios, o setor produtivo e profissionais que dependem da compilação e análise de dados regionais.

Em 2021, os trabalhos foram coordenados por 16 docentes extensionistas, com a participação de 245 voluntários. Em 2022, as atividades presenciais foram retomadas, mas como os projetos ainda estão em andamento os números não estão consolidados.

Participaram, em 2021, estudantes dos cursos de Administração (4), Arquitetura e Urbanismo (9), Ciências Biológicas (4), Ciências Econômicas (22), Ciências Sociais (7), Direito (3), Enfermagem (2), Engenharia da Computação (22), Engenharia de Controle e Automação (1), Engenharia da Computação (2), Engenharia de Controle e Automação (4), Engenharia de Produção (1), Engenharia de Software (4), Engenharia Elétrica (9), Engenharia Química (5), Farmácia (5), Filosofia (1), Fisioterapia (2), Geografia (16), Jornalismo (8), Medicina (40), Mestrado em Gestão de Redes (1), Mídias Digitais (1), Nutrição (6), Pedagogia (2), Psicologia (28), Publicidade e Propaganda (1), Química (4), Relações Internacionais (12), Relações Públicas (5), Serviço Social (4), Sistema de Informação (5), Terapia Ocupacional (4) e Turismo (1).

CONHEÇA ALGUNS DOS PROJETOS PROJETO VÍNCULOS

O projeto desenvolve atividades de extensão visando à reflexão, ao diálogo, à construção e ao compartilhamento coletivos de experiências e conhecimentos sobre direitos humanos, que, pela empatia, pelo acolhimento e pelo respeito, contribuam para o fortalecimento das famílias de pessoas privadas de liberdade pertencentes ao território de atuação do CRAS Jardim Novo Ângulo, em Hortolândia.

HABITAR 60+

O projeto propõe desenvolver, do conceito ao projeto executivo de arquitetura, um modelo de referência de unidade habitacional, desenhado especificamente para a população idosa acima dos 60 anos, em colaboração com o Projeto Vitalità – Centro de Envelhecimento e Longevidade PUC-Campinas, visando ao planejamento e à implantação de condomínios residenciais adequados às necessidades dessa faixa etária. 

ARTICULADAS

A proposta prevê atividades que propiciem a reflexão sobre a chamada “crise do cuidado” e o compartilhamento de experiências de diferentes grupos etários de mulheres sob risco de vulnerabilidade social. O projeto mobiliza grupos e instituições envolvidos para a promoção da inclusão social e econômica das mulheres, através da oferta de espaços de aprendizado ligados à temática da longevidade e do envelhecimento, da sustentabilidade socioambiental, dos direitos humanos, da inovação e do empreendedorismo social. 

AUTOSSUSTENTABILIDADE DE PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA 

O projeto é sobre ações que visam promover a mobilidade autônoma e segura e o bem-estar de pessoas com deficiências ou idosos, nestes tempos pandêmicos, a partir do desenvolvimento de sistemas, de serviços ou de aplicações de soluções, de provas de conceito, de protótipos de baixo custo que possuam aspectos tecnológicos ou sociais inovadores. 

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO QUE PROMOVAM A ACESSIBILIDADE

O projeto de Extensão desenvolve Sistemas de Informação e material de apoio para o treinamento de idosos para o Centro de Envelhecimento e Longevidade Vitalità da PUC-Campinas, auxiliando na criação de uma rede de voluntários para auxílio de pessoas idosas (CONECTA 60+) e dando continuidade à estruturação de dispositivos móveis do Projeto Vitalità (aplicativo Vitalità).

AÇÕES E SOLUÇÕES VOLTADAS AO USO DA ELETRICIDADE

Faz parte dos objetivos possibilitar maior conscientização em relação à sustentabilidade e à inovação social para o público-alvo (comunidades vulneráveis), dar condições de autonomia, facilitar ações para a economia solidária com ações e soluções voltadas ao uso da eletricidade. 

INTELIGÊNCIA TERRITORIAL E DINÂMICA ESPACIAL NA RMC

O objetivo da proposta é, a partir de propostas metodológicas inovadoras, compreender as dinâmicas territoriais que se dão a partir de funcionalidades regionais (local vs. global), buscando mapear as potencialidades dos lugares, visando fomentar uma rede solidária de interessados na inteligência territorial, como ferramenta para a gestão pública dos territórios, na perspectiva de ampliarmos a prática para os municípios da RMC.

OBSERVATÓRIO DA PUC-CAMPINAS

O Observatório da PUC-Campinas elabora conhecimentos sobre a Região Metropolitana de Campinas (RMC), por meio de data analytics, substanciado pelo exploratório de dados, pela construção de algoritmos e pela inteligência artificial, para fins de apreensões sintéticas dos problemas sociais. Também prevê a promoção dos conhecimentos pela via das publicações de estudos temáticos, de informativos periódicos, de relatórios de vigilância socioassistencial e pelo debate com os parceiros e com a comunidade externa. 

OBSERVATÓRIO PUC-CAMPINAS – TRABALHO, RENDA E EMPREGO

O projeto tem como objetivo realizar atividades de coleta, sistematização, divulgação de indicadores que circunscrevem o tema sobre trabalho, renda e emprego na RMC. O público-alvo diretamente atingido pelas ações propostas neste projeto são os formuladores de políticas públicas, o terceiro setor, a mídia e a comunidade interna da Universidade. 

OBSERVATÓRIO PUC-CAMPINAS: ESTRUTURA PRODUTIVA E DESENVOLVIMENTO 
SOCIOECONÔMICO REGIONAL

O plano de trabalho visa subsidiar as ações institucionais do Observatório PUC-Campinas relacionadas à promoção do desenvolvimento socioeconômico regional a partir do estudo da estrutura produtiva, estabelecendo atividades contínuas de coleta, organização e análise de dados, apoio técnico à formulação, implementação e análise de políticas públicas e desenvolvimento de parcerias estratégicas. 

RISCOS E CONSEQUÊNCIAS AO VOLANTE JUNTO AO CONSUMO DE ÁLCOOL

Fundamentado no programa P.A.R.T.Y. (Prevenção do Risco de Trauma Relacionado ao Uso de Álcool na Juventude), que realiza atividades socioeducativas para tratar de ações para a prevenção de traumas de trânsito e a sua relação com os fatores de risco, em especial álcool e outras drogas ilícitas, o projeto busca abordar e diminuir a incidência de traumas entre uma população específica. Os públicos-alvo deste projeto de extensão são alunos do Ensino Médio e professores de escolas públicas e privadas da Região Metropolitana de Campinas, bem como idosos.

INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN

Indivíduos com síndrome de Down, em geral, apresentam, ainda na juventude, um perfil característico de excesso de peso e taxas de obesidade superiores às verificadas em populações adultas saudáveis. Fatores extrínsecos incluem hábitos de vida não saudáveis, estilo de vida sedentário, autonomia limitada, alimentação com elevada ingestão calórica e baixa prática de atividade física. O presente projeto tem por objetivo promover oficinas socioeducativas compatíveis com estilo de vida saudável em jovens e adultos com Down, seus familiares e professores. 

PROJETO GIRASSÓIS II

O projeto tem como objetivo desenvolver ações que permitam construir e compartilhar conhecimento para cuidados e atendimento qualificado no campo da saúde mental de populações em vulnerabilidade, especialmente na conscientização da importância da prevenção do suicídio, da violência e de transtornos mentais. Ele atuará no contexto de escolas estaduais e junto a um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), no município de Hortolândia. As ações também se desenvolverão de forma colaborativa com o Grupo de Vivência Cooperativa e Solidária (GVCS) da PUC-Campinas. 

AÇÕES VOLTADAS À SUSTENTABILIDADE EM INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS VULNERÁVEIS

O plano de trabalho pretende viabilizar, por meio da realização de oficinas de conscientização, o acesso do público-alvo, caracterizado pelas instituições parceiras, às informações sobre o potencial poluente e tóxico dos materiais de limpeza domésticos comerciais e como proceder corretamente para o seu manuseio, chamando a atenção para os saneantes clandestinos. Pretende-se, também, possibilitar, como alternativa, a confecção de materiais de limpeza sustentáveis, produzidos a partir de matérias-primas não tóxicas e de baixo custo.

HORTAS E JARDINS SUSTENTÁVEIS EM CAMPINAS

A agricultura urbana é um possível fator amenizante para os problemas dos grandes centros urbanos, relacionados à alimentação, saúde, meio ambiente e geração de renda; ela se dá pela produção e beneficiamento de hortaliças, frutos, plantas medicinais e ornamentais em espaços urbanos como quintais, lotes vagos, instituições, terrenos arrendados ou emprestados. 
O objetivo desta proposta será o de desenvolver oficinas para capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e idosos para a implantação e manutenção de hortas comunitárias e domésticas e jardins sustentáveis. 

VOZES DAS JUVENTUDES

O projeto tem como objetivo fortalecer e valorizar a participação social dos jovens nas comunidades onde residem, por meio da visibilidade de suas vozes na produção e compartilhamento de produtos de comunicação social e digital. Ele é realizado em duas escolas da rede privada e em uma paróquia, todas de Campinas. Por meio de metodologias ativas, pretende-se construir de forma coletiva produtos de comunicação social digital, como vídeos e podcasts, com temáticas de interesse dos grupos e questões relacionadas à cidade e à Região Metropolitana de Campinas. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por