Com valor ampliado, Prefeitura faz nova tentativa para contrato de ônibus rápido
Uma nova licitação eletrônica tentará escolher, hoje, a empresa ou consórcio que irá consolidar os projetos básicos dos corredores dos BRTs (Bus Rapid Transit — ônibus de trânsito rápido). Na primeira licitação eletrônica, que ocorreu dia 20 de junho, três empresas participaram do certame, mas as propostas de preço foram superiores ao máximo estipulado para a realização do serviço (R$ 4 milhões) e por isso a licitação fracassou. Depois de conseguir mais R$ 2,4 milhões da Caixa Econômica Federal (CEF) para complementar as verbas, a Administração realiza nova licitação hoje. As propostas serão recebidas até às 9h30 e a disputa de preços a partir das 10h.Na primeira licitação eletrônica, três empresas participaram do certame — Tranzum Planejamento e Consultoria de Trânsito; Consulgal Brasil Consultores de Engenharia e Gestão e Fernandes & Terruggi Consultores Associados. O valor máximo estipulado para a realização do serviço era de aproximadamente R$ 4 milhões, mas o processo fracassou.A Administração tem até o dia 30 de outubro para entregar os projetos consolidados dos corredores do BRT ao Ministério das Cidades. As obras têm previsão de início para o próximo ano, com duração total estimada de 36 meses. O projeto contempla, além de uma pista exclusiva para os ônibus, estações de transferência fechadas e plataformas em nível, com embarque e desembarque pela porta esquerda do veículo.O BRT irá beneficiar cerca de 300 mil pessoas que residem nas regiões do Ouro Verde e Campo Grande. No Ouro Verde serão 14,4 km de extensão, saindo do Terminal Central (Viaduto Miguel Vicente Cury), seguindo pela João Jorge, Amoreiras, Ruy Rodriguez, Camucim e Terminal Vida Nova. Já no Campo Grande serão 17,8 km de extensão, saindo do Terminal Multimodal Ramos de Azevedo, seguindo pelo leito desativado do antigo VLT, John Boyd Dunlop e chegando ao Terminal Itajaí.