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Projeto cria novo acesso a Viracopos

Artesp avalia implantação de um trevo na Bandeirantes para via com rota direta até o aeroporto

Luciana Félix
luciana.felix@rac.com.br
15/11/2013 às 20:19.
Atualizado em 26/04/2022 às 14:24

O crescimento do movimento de cargas e passageiros no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, nos últimos anos levou a concessionária AutoBAn, que administra o sistema formado pelas rodovias Anhanguera-Bandeirantes, a apresentar um estudo de viabilidade para criação de um acesso direto da Bandeirantes ao terminal. Hoje, quem vem pela rodovia precisa entrar na Santos Dumont e voltar pelo trevo de Campinas.O plano, levado à Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), concessionária Aeroportos Brasil (que administra Viracopos) e Prefeitura de Campinas prevê a construção de um trevo no cruzamento da via com a Rodovia Miguel Melhado Campos — conhecida como Vinhedo/Viracopos. O objetivo é facilitar a chegada dos motoristas que vêm da região da Grande São Paulo e de Jundiaí para o aeroporto.Hoje, as duas rodovias se cruzam, mas não há como sair da Bandeirantes, que passa sobre a Miguel Melhado no Km 78, em Itupeva. A construção do trevo encurtaria a viagem em cerca de 4,8 quilômetros. Em vez de precisar rodar pela Bandeirantes até Campinas, em um total de 16,8 km, o motorista poderia sair direto em Itupeva e rodar 12 km até Viracopos.A Miguel Melhado tem 16 km de extensão e liga Vinhedo (trevo da Anhanguera) ao aeroporto. A estrada corta a região do Campo Belo e chega ao trevo de Viracopos na Rodovia Santos Dumont. O estudo para a criação da nova alça também prevê a duplicação da Melhado. Os dois projetos passam por avaliações dos técnicos do Estado, que vão medir a necessidade da obra, a viabilidade do projeto e sua pertinência, entre outros aspectos. Após a finalização deste estudo é que será realizada a análise econômico-financeira, verificando custos e possíveis formas para reequilíbrio no contrato de concessão. Não há prazo para que o processo seja concluído.A AutoBAn informou também, por meio de assessoria de imprensa, que ainda não pode informar o ponto onde o elevado poderá ser feito e nem o tamanho da estrutura. No único ponto onde há o cruzamento das duas rodovias, a Bandeirantes tem duas pontes que passam por cima da Miguel Melhado — uma no sentido Interior e outra, no da Capital. Abaixo do elevado, além da Miguel Melhado, há um lago. CrescimentoSegundo a AutoBAn, os estudos foram apresentados por causa do crescimento considerável no volume de carga e passageiros transportados no aeroporto nos últimos anos e da necessidade de investimentos em melhorias no acesso viário ao terminal, apontada por municípios e empresas da região.A partir de maio de 2014, com a entrega do novo terminal de passageiros, Viracopos terá capacidade para 14 milhões de passageiros anuais e chegará ao final da concessão, em 30 anos, a 80 milhões. O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), afirmou por meio de sua assessoria de imprensa, que está disposto a ajudar no que for necessário para agilizar o processo de criação de um novo acesso ao terminal.O especialista em transportes e engenheiro civil Luiz Eduardo Marcos Minque afirmou que o acesso vai colaborar para distribuir o fluxo de veículos na Santos Dumont. “É de extrema importância facilitar os caminhos para a chegada ao aeroporto. Pela Bandeirantes é uma forma interessante e necessária, ainda mais por ser uma via ser expressa”, disse.Redução de acidentesA duplicação da Miguel Melhado é esperada há anos e também, em tese, reduziria a média de acidentes na via, que chega a dois por mês. Boa parte da estrada corta o bairro Campo Belo, onde o fluxo de pedestres é intenso. Além de enfrentar o trecho na área de Viracopos, os pedestres costumam fazer, a pé ou de bicicleta, travessias perigosas pela Miguel Melhado, que é administrada pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER). Em um período de seis meses, no começo deste ano, foram registrados 10 atropelamentos com 12 vítimas (duas pessoas morreram). Uma outra obra que pode ajudar no deslocamento de quem chega e sai do aeroporto de Viracopos é a extensão do Anel Viário Magalhães Teixeira. O novo trecho vai ligar as rodovias Anhanguera e Bandeirantes. As obras já estão em andamento e a expectativa é de entrega desse primeiro trecho em 2014.Duplicação e marginais A Prefeitura de Campinas negocia com o governo estadual a duplicação da Rodovia Lix da Cunha, conhecida como Estrada Velha de Indaiatuba, e a implantação de marginais dos dois lados da Santos Dumont.A Prefeitura informou que os projetos estão prontos e, até o final do ano, serão apresentados ao governador Geraldo Alckmin (PSDB). As marginais na Santos Dumont permirirão tirar da rodovia os veículos que a usam para acesso a bairros, podendo, assim, aumentar a capacidade para o trânsito que virá com a ampliação do aeroporto. Hoje, 40 mil veículos passam por dia nessa rodovia e, nos horários de pico (da manhã e tarde) são registrados de 4 a 6 km de congestionamento.Esse projeto, segundo a Artesp, prevê 14 km de vias, com passarelas, pontes e viadutos e vai custar R$ 40 milhões, dos quais R$ 25 milhões seriam assumidos pelo Estado. A Prefeitura pede ao Estado que banque uma parte maior.

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