PARCERIA DA POPULAÇÃO

Projeto Bairro Verde leva arborização para as calçadas de Indaiatuba

Iniciativa conta com o apoio dos moradores que permitem e colaboram com o plantio de mudas em frente às suas residências

Luiz Felipe Leite/luiz.leite@rac.com.br
21/12/2024 às 11:33.
Atualizado em 21/12/2024 às 11:33

Guilherme Magnusson, secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, destacou que os moradores conseguem observar os benefícios gerados pelas árvores: “Vamos precisar expandir e avançar em mais bairros para proporcionar mais arborização em outras áreas da cidade”, revelou (Eliandro Figueira RIC/PMI)

Moradores de 23 bairros de Indaiatuba receberam uma proposta da Prefeitura para colaborar com o aumento da arborização na cidade: permitir e participar do plantio de mudas de árvores nativas frutíferas, como ipês, quaresmeiras, flamboyant-mirins, entre outras, nas calçadas em frente às casas que residem. Trata-se do Projeto Bairro Verde, em vigor desde agosto de 2021 e que já resultou no plantio de 1.358 mudas, e tudo de forma gratuita para a população.

Segundo a Administração Municipal, o objetivo da ação é reforçar a arborização urbana do município. A proposta é escolher bairros menos arborizados para fazer cadastrar os moradores, orientá-los e incentivar o plantio nas calçadas. Todo o processo, realizado em duas etapas, é feito aos sábados. O objetivo é contar com mais engajamento da população. 

No primeiro dia é feito o cadastramento das famílias interessadas em participar do plantio, além de vistoria nas respectivas calçadas para identificar o melhor tipo de árvore e a quantidade de mudas que pode ser plantada em cada local. No sábado seguinte é feito o plantio. Os moradores participam literalmente colocando a mão na terra, sempre com o suporte dos técnicos da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente. Parte das mudas usadas no programa é gerada no Viveiro Municipal de Produção de Mudas de Indaiatuba. Existem outras que são doadas à Administração Municipal por empresas particulares, por meio de uma compensação ambiental. Ou seja, são empresas que dão essas mudas como contrapartida para empreendimentos imobiliários e para a regularização em processos de licenciamento ambiental. 

A ação começou em 2021 no João Pioli (96 mudas plantadas) e já passou pelos seguintes bairros Jardim Europa I (76 mudas), Jardim Kyoto (15 mudas), Jardim Esplanada (56 mudas), Jardim Colonial (41 mudas), Jardim União (68 mudas), Jardim Piemonte (101 mudas), Jardim Jequitibá (48 mudas), Jardim Moryama (60 mudas), Jardim Europa II (35 mudas), Jardim dos Sabiás (37 mudas), Jardim Belo Horizonte (34 mudas), Jardim Portal do Sol (55 mudas), Jardim Santorini (17 mudas), Jardim Turim (29 mudas), Residencial Maria José (66 mudas), Jardim Cidade Jardim (7 mudas), Jardim Bem-Te-Vi (33 mudas), Reserva Petrus (64 mudas), Residencial Beira da Mata (37 mudas), Jardim Marina (24 mudas), Residencial Dona Lucila (129 mudas) e Jardim Quintas da Terracota (230 mudas). 

AÇÃO 

Durante as visitas às residências nos bairros, a equipe do Projeto Bairro Verde explica os benefícios da arborização urbana e faz o cadastramento das famílias que aceitam fazer parte do programa e ter uma árvore plantada na calça de suas residências. São tomados todos os cuidados com o plantio, usando espécies de tamanhos adequados para as calçadas e com mudas que se adaptam ao ambiente e que não trarão problemas futuros, como raízes que estouram o calçamento, entram contato com a fiação, entre outros. 

Em paralelo às visitas nas residências, a equipe da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Indaiatuba monta tendas de outros projetos ligados à temática ambiental no bairro escolhido. A ideia é orientar as pessoas que estiverem passando pela região e também oferecer a doação de mudas de árvores aos transeuntes que se interessarem. Em alguns plantios, a Pasta ainda leva o Ponto de Coleta Seletiva móvel da empresa Corpus, que é responsável pela coleta de lixo na cidade. 

BENEFÍCIOS 

Segundo o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Indaiatuba, Guilherme Magnusson, o projeto foi feito para ampliar as iniciativas em andamento na cidade em relação à arborização, em uma espécie de ampliação do programa Click Árvore, por exemplo. É um projeto onde o morador da cidade, por meio de um link na internet, preenche um formulário e escolhe a espécie de árvore de sua preferência entre as selecionadas pela Pasta, que são próprias para este tipo de plantio. Após o cadastro, é só aguardar o contato da equipe do Urbanismo que fará o plantio gratuitamente no local indicado. “Em relação ao Bairro Verde, a proposta é um pouco diferente. A Prefeitura vai até as casas das pessoas para fazer essa solicitação, mostrar para elas que a árvore não é apenas algo dispendioso, com raízes arrebentando calçadas e folhas caindo em todos os lugares. Nós mostramos que o plantio de árvore bem planejado e bem executado pode ser algo positivo para toda a sociedade”, disse. 

Ainda de acordo com o titular da Pasta, as árvores nas calçadas trazem benefícios, reduzindo a poluição do ar e ajudando a amenizar a temperatura. Elas também protegem a biodiversidade e aumentam a absorção de água no solo. “É possível perceber que, pelas imagens aéreas do município, há uma ampliação da arborização na cidade fruto do Projeto Bairro Verde. Um dos impactos positivos é a redução do (fenômeno) ilha de calor. Ou seja, diminuição das temperaturas nos locais onde há a circulação de pessoas em zonas urbanas por meio de uma presença maior de árvores. Outros destaques positivos são o aumento da área permeável, elevação no fluxo de fauna, da projeção de sombra, etc. Fora a questão estética, como árvores com algumas flores ou com copas mais frondosas.” 

O secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Indaiatuba, Guilherme Magnusson, comentou também sobre a melhoria na sensação de responsabilidade solidária da população, com base nas participações registradas no Projeto Bairro Verde. “A população está enxergando a questão do benefício da arborização, que ela traz aspectos positivos para a cidades e que é um programa que funciona. Há uma aceitação muito boa em relação ao que a Prefeitura faz. Então entendemos que vamos precisar expandir e avançar em mais bairros para proporcionar mais arborização em outras áreas da cidade”, detalhou. 

DIRETRIZES 

O Projeto Bairro Verde segue as diretrizes do Plano de Arborização Urbana do município. Ele foi criado em 2015 como um instrumento de planejamento e disciplina municipal para a execução da política de plantio, manejo, preservação e expansão da arborização urbana. 

No documento estão estabelecidos os parâmetros para a arborização de passeios em vias e de áreas livres públicas de Indaiatuba; tabela de distanciamento; critérios para escolha de espécies e para plantio em calçadas, praças e avenidas; espécies indicadas para a redução da poluição e a lista de espécies arbóreas nativas frutíferas para plantio em áreas verdes públicas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por