saúde

Profissionais iniciam a testagem em massa

Projeto prevê a aplicação de exames em mais de 20 mil pessoas ligadas à linha de frente do combate à Covid-19

Gilson Rei
04/08/2020 às 10:39.
Atualizado em 28/03/2022 às 19:48
O resultado do teste para Covid-19 é liberado em apenas 30 minutos e o laudo vai para um banco de dados (Matheus Pereira/AAN)

O resultado do teste para Covid-19 é liberado em apenas 30 minutos e o laudo vai para um banco de dados (Matheus Pereira/AAN)

Campinas iniciou ontem a testagem para Covid-19 em trabalhadores da área da Saúde, por meio do projeto "Cuidar de Quem Cuida". A ação é uma parceria feita pelo Instituto Butantã, com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde no Estado de São Paulo (Cosems) e o laboratório Hilab. Ao todo, deverão ser testados nesta primeira etapa do projeto mais de 20 mil profissionais da linha de frente dos serviços públicos de saúde e de instituições hospitalares da rede privada, incluindo todas as pessoas que trabalham nos ambientes da Saúde, tanto as equipes médicas, como os profissionais de enfermagem, de higiene, de limpeza, de nutrição, de vigilância e outros. As instituições médicas receberam as informações sobre o projeto e estão em fase de cadastramento. Neste primeiro momento, clínicas, consultórios privados e profissionais autônomos não entram na testagem. No futuro, haverá a testagem dos profissionais da Saúde das Instituições de Longa Permanência de Idosos; profissionais de segurança pública e pessoas privadas de liberdade e trabalhadores que atuam em presídios. Carmino de Souza, secretário Municipal de Saúde, explicou que os testes serão feitos em pessoas que não estão com sintomas (assintomáticas) e que não tiveram resultado positivo para Covid anteriormente. Trata-se de um teste rápido para detecção de anticorpos. Uma pequena amostra de sangue é retirada do dedo, pela qual é verificado se a pessoa produziu anticorpos contra o coronavírus recentemente ou há mais tempo. O exame é cadastrado em um aplicativo do laboratório Hilab e o resultado é disponibilizado em cerca de 30 minutos, com a emissão do laudo. "Se o resultado apontar que os anticorpos foram produzidos recentemente, o profissional deve ser afastado por sete dias. Cada unidade de saúde fará os testes em seus profissionais", disse Carmino. Pessoas que estejam com sintomas de Covid-19 não farão esse teste e sim o PCR (do cotonete no nariz).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por