ALÔ, ALÔ!

Procon multa Telefônica em R$ 11,2 milhões

Motivo é falta de qualidade do SAC, descumprimento de oferta e processos individuais

Correio
24/04/2013 às 21:20.
Atualizado em 25/04/2022 às 18:54
Telefônica promete resolver problema com telefones mudos no Cambuí até sexta-feira (Johnny Inselsperger/AAN)

Telefônica promete resolver problema com telefones mudos no Cambuí até sexta-feira (Johnny Inselsperger/AAN)

O Procon de Campinas multou a Telefônica em R$ 11,2 milhões. O motivo é a falta de qualidade oferecida pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), pelo descumprimento de oferta e por não ter atendido notificação de esclarecimento. Além desse valor, a empresa também foi multada em mais R$ 153,6 mil com base em processos administrativos individuais.

O Procon de Campinas se reuniu com representantes da área jurídica e de atendimento ao cliente da Telefônica na tarde desta quarta-feira (24), com o objetivo de apresentar as mudanças estruturais nos procedimentos internos do órgão e resolver o passivo existente em relação à Telefônica, já que foram enviados para a empresa 250 processos decididos, com aplicação de sanção administrativa com prazo de dez dias para recurso.

Neste ano, o Procon lavrou um auto de infração porque a Telefônica infringiu a legislação do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) em R$ 7.466.400,00.

Outros dois autos de infração decididos - por descumprimento de oferta e limitação de quantidade produtos ao consumidor-, que fez com que o Procon multasse a Telefônica em R$ 3.734.444,40.

Interrupção de serviço

Ainda segundo o Procon, foi exigido da Telefônica uma posição dos representantes em relação à interrupção dos serviços de telefonia no bairro Cambuí no último dia 18 e que permanece até hoje.

Segundo a empresa, a previsão é de que o serviço seja restabelecido na próxima sexta-feira (26), até às 17h, sem prejuízo da abertura de reclamações individuais pelos consumidores.

A empresa se comprometeu a ressarcir proporcionalmente os consumidores referentes ao período em que deixaram de utilizar o serviço.

Processos individuais

Com relação a 253 processos administrativos individuais, ou seja, de consumidores que entraram com reclamações contra a empresa, a decisão do Procon foi por aplicação de multa que somadas chegam a R$ 153.623,66.

Ranking

No primeiro trimestre deste ano, a Telefônica aparece no 1º lugar do ranking das empresas mais reclamadas nos três meses. No balanço anual de 2012, ela ficou em 2º lugar entre as 15 mais reclamadas.

Outro lado

Através de nota oficial, a Telefônica Vivo informa que a multa em questão foi aplicada em razão de supostos problemas envolvendo clientes. A empresa foi notificada hoje (quarta-feira) pelo Procon e informa que está avaliando as medidas cabíveis.

A empresa informa também que grande maioria dos clientes de telefonia fixa da Telefônica Vivo mostrou-se satisfeita com os serviços, segundo pesquisa divulgada na semana passada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O estudo mostra que 83,3% dos entrevistados disseram estar satisfeitos, totalmente satisfeitos ou neutros em relação aos serviços de telefonia fixa. No segmento não residencial, o índice é ainda maior: 92,5% dos entrevistados mostraram-se satisfeitos com os serviços.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por