VAREJO

Procon divulga cartilha para Dia dos Pais

Com o ano fraco, lojistas de Campinas fazem promoções para melhorar venda do Dia dos Pais

Da Redação
08/08/2013 às 09:31.
Atualizado em 25/04/2022 às 06:13
Avaliando: consumidores estão menos dispostos a gastar por causa da inflação e do acúmulo de dívidas (Leandro Ferreira/AAN)

Avaliando: consumidores estão menos dispostos a gastar por causa da inflação e do acúmulo de dívidas (Leandro Ferreira/AAN)

O Dia dos Pais é a quarta data mais importante para o comércio no ano. E com um 2013 de vendas fracas, é também uma das maiores esperanças dos lojistas, que estimam um crescimento de 4% nas vendas em Campinas, com um faturamento em torno de R$ 130 milhões.Mas os pais não devem esperar presentes mais caros - na média, o valor deve ficar em R$ 105,00. O desempenho esperado para 2013 está abaixo do ano passado, quando as vendas subiram 6%. Desaceleração da economia, inadimplência alta e inflação explicam as estimativas mais modestas do varejo - que, para aproveitar ao máximo a data, aposta em promoções e sorteios de prêmios.A expectativa é que a partir desta quinta-feira (8) o movimento aumente nas lojas. O coordenador do Departamento de Economia da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), Laerte Martins, afirmou que os produtos de vestuário, calçados, eletroeletrônicos e perfumaria são os mais procurados na data. “Esse será um Dia dos Pais mais magro, inclusive no que diz respeito ao valor médio dos presentes, que no ano passado foi de R$ 100,00 e que deve ficar nos R$ 105,00 agora”.Ele destacou que o Dia dos Pais é uma data que movimenta menos o comércio do que Natal, Dia das Mães e dos Namorados - mas ressaltou que as vendas vão ajudar os lojistas.Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), as vendas devem chegar a R$ 183 milhões, frente aos R$ 176 milhões do ano passado. Pesquisa ProconO Procon de Campinas divulgou cartilha orientando para a compra do Dia dos Pais.  Foram pesquisados 51 produtos em 13 lojas físicas e em seis virtuais, entre os dias 19 de julho e 7 de agosto.De acordo com o relatório, a diferença média entre os maiores e menores preços é de 19% nas lojas físicas e de 13% nas virtuais. Levando em consideração os dois comércios, a porcentagem é de 38%.

O produto com maior diferença de preços nos estabelecimentos físicos foi o da câmera digital Samsung ST64: R$ 498,00 (maior) e  R$ 279,00 (menor), uma diferença de 78%.

Já nas lojas virtuais, a mercadoria com maior diferença de preço foi a Furadeira de Impacto 1/2 Pol 650W – Schulz: R$ 149,90 e  R$ 105,00. Uma diferença de 43%.

Com informações de Adriana Leite

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