Procon divulga balanço de atividades e setores mais reclamados em 2022 (Carlos Bassan/ PMC)
O Procon de Campinas, divulgou nesta quarta-feira (15), Dia Internacional do Consumidor, o balanço anual de atendimentos de 2022. No total, foram 113.938 atendimentos realizados no ano passado.
Embora a divisão por canais de atendimento tenha sido equilibrada, o eletrônico foi o que teve maior número de registros: 39.982 (35%), seguido pelo telefônico, 37.752 (33%) e pelo presencial nos postos: 36.304 (32%).
O levantamento inclui o ranking dos dez segmentos mais reclamados no ano passado. Assim como em 2021, o setor de comércio eletrônico lidera a lista, seguido de perto pelos bancos e telefonia móvel. Segundo o Procon, uma novidade foi a inclusão do setor de agências de viagens e de veículos no ranking de 2022.
Segmentos mais reclamados:
As reclamações mais frequentes referem-se ao descumprimento de direitos básicos do consumidor, de ofertas, além de vícios de serviço e produto e cobrança e prática comercial abusiva. Entraram também para a lista de tipos mais frequentes, as queixas relacionadas ao prazo de arrependimento de sete dias. Neste período, consumidores podem desistir do contrato ou produto comprado à distância, com devolução de qualquer valor pago.
Artigos mais utilizados:
A lista completa com as empresas mais reclamadas pode ser consutada no site do Procon de Campinas.
Sede do Procon
Segundo a Prefeitura de Campinas, a sede do Procon está em um prédio alugado no Cambuí, anteriormente, ficava na região central. "Um novo prédio e estacionamento foram adquiridos em 2022. A previsão é que possam ser entregues neste ano, levando a sede do Procon de volta ao Centro de Campinas e perto da população", afirma a diretora do Procon Campinas, Yara Pupo.
Todos os endereços e horários de atendimento do Procon Campinas podem ser consultados no site.