em 2022

Procon de Campinas divulga balanço de empresas mais reclamadas

Apresentado no Dia Internacional do Consumidor, material traz o número de atendimentos feitos e setores mais reclamados

Do Correio.com
15/03/2023 às 17:13.
Atualizado em 15/03/2023 às 17:13
Procon divulga balanço de atividades e setores mais reclamados em 2022 (Carlos Bassan/ PMC)

Procon divulga balanço de atividades e setores mais reclamados em 2022 (Carlos Bassan/ PMC)

O Procon de Campinas, divulgou nesta quarta-feira (15), Dia Internacional do Consumidor, o balanço anual de atendimentos de 2022. No total, foram 113.938 atendimentos realizados no ano passado.

Embora a divisão por canais de atendimento tenha sido equilibrada, o eletrônico foi o que teve maior número de registros: 39.982 (35%), seguido pelo telefônico, 37.752 (33%) e pelo presencial nos postos: 36.304 (32%). 

O levantamento inclui o ranking dos dez segmentos mais reclamados no ano passado. Assim como em 2021, o setor de comércio eletrônico lidera a lista, seguido de perto pelos bancos e telefonia móvel. Segundo o Procon, uma novidade foi a inclusão do setor de agências de viagens e de veículos no ranking de 2022.

Segmentos mais reclamados:

  • Comércio eletrônico: 2.638
  • Bancos: 2.268
  • Telefonia móvel: 2.064
  • Financeiras: 1.647
  • Cartão de crédito: 1.615
  • Provedores de internet: 1.413
  • Magazines: 591
  • Energia elétrica: 527
  • Agências de viagens: 517
  • Veículos: 516

As reclamações mais frequentes referem-se ao descumprimento de direitos básicos do consumidor, de ofertas, além de vícios de serviço e produto e cobrança e prática comercial abusiva. Entraram também para a lista de tipos mais frequentes, as queixas relacionadas ao prazo de arrependimento de sete dias. Neste período, consumidores podem desistir do contrato ou produto comprado à distância, com devolução de qualquer valor pago.

Artigos mais utilizados:

  • Art. 6º - Direitos Básicos - 4.890
  • Art. 20 - Vício de serviço - 4.313
  • Art. 35 - Descumprimento de oferta - 3.621
  • Art. 42 - Cobrança abusiva - 3.095
  • Art. 18 - Vício de produto - 1.539
  • Art. 39 - Prática comercial abusiva - 931
  • Art. 49 - Arrependimento em até sete dias - 495
  • Art. 31 - Ausência de informações - 322
  • Art. 43 - Negativação indevida do nome - 313
  • Art. 14 - Acidente de consumo/serviço - 234
  • Art. 54 - Contrato de adesão - 199

A lista completa com as empresas mais reclamadas pode ser consutada no site do Procon de Campinas.

Sede do Procon

Segundo a Prefeitura de Campinas, a sede do Procon está em um prédio alugado no Cambuí, anteriormente, ficava na região central. "Um novo prédio e estacionamento foram adquiridos em 2022. A previsão é que possam ser entregues neste ano, levando a sede do Procon de volta ao Centro de Campinas e perto da população", afirma a diretora do Procon Campinas, Yara Pupo. 

Todos os endereços e horários de atendimento do Procon Campinas podem ser consultados no site.

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