Falta aplicar uma segunda camada e pavimentar as pontes e os viadutos que ainda estão sendo construídos; trecho será uma rota alternativa para Viracopos
As obras do prolongamento do anel viário José Roberto Magalhães Teixeira (SP-083), entre as rodovias Anhanguera (SP-330) e Bandeirantes (SP-348), no trecho entre Campinas e Valinhos, já estão com a sua extensão 90% pavimentada segundo a Rota das Bandeiras, concessionária responsável pela realização da obra. Falta aplicar uma segunda camada e pavimentar as pontes e os viadutos que ainda estão sendo construídos. Com investimento estimado em R$ 168,9 milhões, a primeira fase das obras teve início em 2013 e a previsão é de ser concluída até o final do ano. A segunda fase, que ligará a Bandeirantes às rodovias Santos Dumont (SP-075) e Miguel Melhado (SP-324), está prevista para começar em março de 2016. O trecho será uma rota alternativa para o Aeroporto Internacional de Viracopos e deve ser entregue em 24 meses.Além desse dispositivo, a obra contempla 5,8 quilômetros de vias, um viaduto e uma ponte sobre o rio Capivari. Atualmente, a concessionária trabalha no entroncamento do anel viário com a rodovia dos Bandeirantes. “Falta pavimentar somente a ponte e o viaduto. Passamos uma camada inicial de pavimentação e a segunda será realizada quando entregarmos a obra para não ter desgaste. No final de novembro a ponte deve ser finalizada e em seguida fazemos o acabamento”, explicou a diretora de Obras da Rota das Bandeiras, Ana Carolina Farias.Segundo ela, a ponte sobre o rio Capivari tem 280 metros de comprimento e 22 metros de altura. Ao todo, são 60 vigas de 80 toneladas, números que destacam a dimensão da obra. “Começamos a construção da ponte no final do ano passado e está na fase de execução das vigas”, completou.O volume de terra movimentado até o momento já atingiu a marca de 1 milhão de m³, o que corresponde ao volume de 600 piscinas olímpicas. A Rota das Bandeiras também já utilizou 19 mil toneladas de pavimento, total que só pôde ser transportado após 9.500 viagens de caminhões basculantes. O prolongamento do anel viário Magalhães Teixeira é uma das obras mais importantes realizadas no Corredor Dom Pedro. Com a construção de 5,8 quilômetros de vias, o trecho fará a ligação entre as três rodovias mais importantes da região de Campinas: D. Pedro I (SP-065), Anhanguera e Bandeirantes. Os trabalhos ocorrem do entroncamento com a Anhanguera, no km 12 do anel viário, até o entroncamento com a Bandeirantes, no km 18. Além de melhorar o deslocamento de moradores de Valinhos e Campinas, o prolongamento do anel viário facilitará o acesso ao Aeroporto Internacional de Viracopos. Com as novas pistas, será possível chegar ao aeroporto sem trafegar pelo trecho urbano da rodovia Santos Dumont (SP-075), já saturado. O volume de tráfego no trecho da Anhanguera também será impactado, com redução de fluxo, já que o anel viário permitirá uma nova forma de acesso à Bandeirantes. De acordo com a Rota das Bandeiras, o fluxo de veículos pelo anel viário, que atualmente é de 45 mil veículos por dia, deverá aumentar para 48 mil após a conclusão da primeira fase da obra.