Iniciativas acontecem no Mário Gatti e Hospital PUC-Campinas até às 15h sem necessidade de agendamento
O mutirão no Mário Gatti será realizado por profissionais do hospital, da disciplina de Dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e da Secretaria Municipal de Saúde; mobilização começa às 9h (Kamá Ribeiro)
Dois mutirões de prevenção e diagnóstico de câncer de pele vão acontecer hoje, dia 7, em Campinas. Um deles vai ocorrer no ambulatório do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti. O outro vai ser feito no ambulatório de especialidades do Hospital PUC-Campinas. Ambos serão realizados das 9h às 15h, de forma gratuita. As atividades integram a campanha Dezembro Laranja, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com mais de 100 postos de atendimento em todo o país. São mais de 3,5 mil médicos dermatologistas e voluntários participando da campanha.
No Mário Gatti o mutirão será realizado por profissionais do hospital, da disciplina de Dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e da Secretaria Municipal de Saúde. No Hospital PUC-Campinas, a ação será conduzida por profissionais do ambulatório do local.
Não é necessário encaminhamento ou agendamento prévio para ser atendido pelos profissionais de saúde. Os pacientes devem comparecer em um dos ambulatórios com documento de identidade ou CPF, cartão SUS e comprovante de endereço. Caso alguma lesão na pele seja encontrada, ela será removida no próprio dia.
Já os pacientes atendidos no mutirão com suspeita de câncer serão encaminhados, após uma análise clínica, para consulta especializada no Hospital Mário Gatti, Policlínica 2, ou no Hospital de Clínicas da Unicamp, todos já com agendamento marcado.
DOENÇA
O câncer de pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares, responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer de pele e registra 8,4 mil casos anualmente.
A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e são definidos os diferentes tipos de câncer de acordo com as que forem afetadas.
SERVIÇO
O ambulatório do Hospital Mário Gatti fica localizado na Avenida Prefeito Faria Lima, número 200, bairro Parque Itália. Já o ambulatório do Hospital PUCCampinas está na Avenida John Boyd Dunlop, s/n˚, no bairro Jardim Ipaussurama.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram